domingo, 19 de outubro de 2008

EMPRESÁRIO DE ÔNIBUS ACUSA PREFEITA DE USAR CHAPÉU ALHEIO COM SETOR E COBRA REAJUSTE


O empresário da área de transportes urbanos de Fortaleza, João Alberto Leite Barbosa, publica uma página paga no O POVO deste domingo com o título: "Prefeitura congela tarifas de ônibus e faz cortesia com chapéu alheio". Ele reclama da defasagem do preço da tarifa, questiona o congelamnto por quase quatro anos, expõe dados sobre preço de insumos e salário de motoristas e cobradores ao longo desse período e pede reajuste já. Cita ainda artigos da Lei Orgânica e diz que o governo estadual reduziu o ICMS do óleo diesel que, no entanto, acabou sem efeito porque a Petrobras aumentou o combustível em 9,5%. Eis alguns trechos:

"O setor de transporte coletivo foi uma das principais alavancas da campanha de reeleição da prefeita Luizianne Lins. Em toda propaganda eleitoral foram enaltecidos o congelamento no valor da passagem de ônibus, que permanece a mesma há três anos e nove meses, e a implantação da tarifa social."

"As pequenas empresas de ônibus passam por ´sérias dificuldades para honrar compromisos com seus funcionários e fornecedores e garantir a qualidade do serviço que os usuários esperam."

"A atual gestão, a exemplo das desastradas administrações anteriores, insiste em descumprir a Lei Orgânica do Município e passa por cima de toda uma lógica de mercado, em conluio comos grandes empresaríos que se utilizam de mecanismos nada republicanos nessa relação entre o Poder Concedente e concessionários."

Na página paga, o empresário ainda faz um apelo à prefeita Luizianne Lins:

"Que a prefeita agora se inspire na responsabilidade de gestora maior da cidade, cumpra a Lei Orgânica do Município, tirando o sistema de transporte coletivo de Fortaleza dessa armadura de uma verdadeira mentira econômica em que vive, sob pena de ser, num futuro breve, responsabilizada pela luz do caos que se aproxima no fim do túnel".

19 comentários:

Thiago Bezerra disse...

Isso só mostra o quanto a prefeita Luizianne é guerreira e valente, e luta pelo povo. Os empresários de ônibus estão indignados com a PREFEITA DO POVO, pelo fato dela não permitir o aumento das passagens, só que o povo está do lado da prefeita Luizianne, e isso é o que interessa....

Luizianne enfrenta os empresários, pra beneficiar o povo.... alguém já viu algum outro político fazer isso ??? Existem casos, mas é raro. Na maioria das vezes, o governante se rende as pressões e acaba esquecendo o povo e ajudando os empresários....

Eu fico muito feliz com essa crítica dos empresários inescrupulosos, pois isso só mostra que a prefeita Luizianne governa para nós (o povo), isso mostra que a prefeita está do nosso lado, faz uma administração de esquerda.....

Os empresários deviam era terem vergonha de divulgar nota que enoja o povo, todos que lêem isso e são beneficiados com a tarifa popular, ficam com vontade de esganar o cara que divulgou isso, pois ele presta um deserviço ao povo, querendo sacrificar a população com o aumento da passagem....

PARABÉNS PREFEITA LUIZIANNE LINS

Anônimo disse...

Esses empresários de ônibus são ganaciosos e estavam acostumados a jogar suas planilhas absurdas no peito do prefeito que chegasse. Foi precisa a Loira reagir e questionar. Eles não estão quebrando coisa nenhuma, perderam parte do lucro. Vai fundo, Lu!

Anônimo disse...

Quem pagou esta pagina: foi a propia luziane! Para para ter uma justificativa de aumento da passagem. Bem que disserão! Que assim que ela ganhase, a eleição a passagem ia aumentar!!!

Anônimo disse...

DO BLOG DO JOSIAS.

19/10/2008

Texto do Itamaraty revela descaso de Evo com Brasil

O Brasil regularizou situação de 42 mil bolivianos ilegais

La Paz não resolveu drama de nenhum brasileiro ilegal

Fazendeiros brasileiros perderão terras em Santa Cruz

Agricultores pobres serão expulsos da zona fronteiriça

Resposta do Planalto: socorro de US$ 230 mi à Bolívia

Roosewelt Pinheiro/ABr

Tratado por Lula como “irmão mais novo”, Evo Morales vem sendo tratado pelo Brasil à base de pão-de-ló. Em retribuição, a Bolívia oferece o descaso.
Em resposta à desatenção de La Paz, Brasília acentua a generosidade. O último gesto de apreço de Lula ganhou contornos monetários.
Em protocolo assinado no dia 17 de julho de 2008, o Brasil concedeu à Bolívia um empréstimo de US$ 230 milhões. Em reais: R$ 483 milhões.

Não é coisa de irmão para irmão. Nem de pai para filho. É negócio de avô para neto. O prazo de resgate da dívida é de 20 anos.

O prazo de carência é de quatro anos. Significa dizer que, nesse período, o governo Evo não precisará desembolsar um mísero ceitil.

O dinheiro do contribuinte brasileiro vai untar projetos de infra-estrutura no território boliviano. Financiará a exportação de bens e serviços fornecidos.

Um pedaço do crédito (US$ 199 milhões) sairá do BNDES. A taxa de juros é açucarada: 3,15% ao ano.

O naco restante (US$ 31 milhões) escoará do Proex, um programa voltado ao financiamento de exportadores brasileiros. Os juros são ainda mais adocicados: 2,07% ao ano.

Os dados constam de um documento oficial do Itamaraty. Tem 11 páginas. É datado de 19 de setembro de 2008. Traz a assinatura do chanceler Celso Amorim.

Trata-se de uma resposta do Executivo a um requerimento de informações do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Amorim utiliza uma linguagem macia. Ainda assim, o texto é revelador. Expõe em minúcias o descompasso que permeia as relações bilaterais entre Brasil e Bolívia.

José Sales disse...

Sem considerar os comentários equivocados que de vez em quando "rolam neste afamado blog do Eliomar de Lima. O que há de concreto mesmo é este congelamento sempre foi artificial, porque os insumos ao preço das passagens - combustível, veículos, peças, manutenção, salários e outros - acompanharam a evolução de preços durante todos estes anos. Não se sabe de congelamento de nenhum destes itens que compõem o valor da passagem. O resultado é que a Prefeitura Municipal de Fortaleza deve, presentemente, mais de 300 milhões para a Camara de Compensação do Sindicato dos Transportes Coletivos de Fortaleza. E que isto vai ser pago, porque é contratual entre a Prefeitura e os operadores. E no fim quem vai pagar este "atrasado" são os cofres municipais, mesmo.

Anônimo disse...

Esses empresários recuperaram uma demanda significativa de usuários. Aqueles que já andavam à pé e de bicicleta. Com a tarifa congelada, eles voltaram a utilizar o sistema, e isso é algo expressivo, o que justifica o congelamento das tarifas. Esse pessoal queria a Patrícia ou o Moroni, mas o povo não se deixou enganar.
Que a prefeita seja justa com todos, inclusive com os empresários, mas não aceite argumentos ultrapassados.

José Sales disse...

Só não entendo como é que a Prefeitura Municipal vai implantar uma melhoria do sistema de transportes de Fortaleza, via TRANSFOR? Vai ser uma nova mágica e todo mundo vai acreditar nisso? Ou a Petrobrás vai fornecer comubsutível de graça ao Município de Fortaleza?

José Sales disse...

Retrato da Administração Municipal. Projeto Costa Oeste/ Vila do Mar está há quase quatro anos com suas obras paralisadas.

O projeto, esperança para moradores do Grande Pirambu e incentivo ao turismo para a cidade, está com as obras de infra-estrutura e urbanização paradas há muito tempo.

O Vila do Mar, concebido pelo Governo do estado com o nome de Costa Oeste, que pretende ligar a praia do Kartódromo à Barra do Ceará, encontra-se em estado de abandono.

A avenida aberta à beira-mar está tomada pela areia e intransitável em muitos pontos. O calçamento deixou de existir em vários trechos e em outros a areia e o lixo são os principais problemas.

As obras do Vila do Mar foram retomadas de fato há dois meses, com a liberação de recursos provenientes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), cerca de R$ 90 milhões do governo Federal e outros R$ 18 milhões do Município. Mas de fato isto não significou nada. nenhuma pedra de claçamento foi colocada ali.

A expectativa da Prefeitura de Fortaleza era de que em setembro fosse realizada a licitação para dar continuidade aos trabalhos de urbanização da via. A Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) informou que o próximo passo será a abertura de vias. A estimativa é de que em um período de duas semanas as obras de abertura possam ser iniciadas, após a finalização da licitação das obras. Com essa retomada, o novo prazo de conclusão do Vila do Mar passa a ser de dois anos.

Releitura de matéria do Diário do Nordeste de hoje.

Anônimo disse...

tadinhos dos empresários...devem estar pedindo esmola...

Anônimo disse...

Nada disso, Thiago. O pacto das passagens congeladas foi feito de forma tripartite: a PMF reduziu o ISS, o governo do Estado o ICMS e o sindicato pelego dos motoristas e trocadores de ônibus aceitou o congelamento dos salários dos trabalhadores. O pacto só foi possível pela pelagada que está no sindicato. Lembra-se como esses trabalhadores foram às ruas para reivindicar mais msalários e contra os pelegos do sindicato o que aconteceu com eles? O Estado reprimiu e a mídia local espalhou falsas notícias, para indispor os trabalhadores com a população: de que havia infiltração, de que era uma minoria. Os mesmos argumentos da época da ditadura. Além disso, meu caro, esse pacto mantinha, perversamente , a frota como está, velha, pouca, um chiqueiro. Pedro Albuquerque.

Anônimo disse...

Lá se vem o Pedro Albuquerque falar do transporte coletivo de Fortaleza. Será que ele sabe pelo menos pegar um ônibus? Sabe quanto custa a passagem? Algum dia ele já esteve num terminal? Será que ele sabe se locomover de ônibus? Como pode falar que a frota é velha, pouca e um chiqueiro se ele vivia no Canadá? Discurso fácil e demagógico...

Kilmer Castro disse...

Se a prefeita congelasse o preço do pão por 4 anos, certamente seria carregada nos braços do povo, que não estaria nem aí pra quem o produz. Chamariam os panificadores de capitalistas desalmados ou de inimigos do povo por pleitearem aumento. Na hora que começasse a faltar o pãozinho ainda seria culpa dos empresários, especuladores. A manutenção do preço da passagem é benéfica pra população em geral mas não pode
ser feita em cima de uma categoria(de empresários, sim) que não teve seus custos congelados. É fazer favor com dinheiro alheio sim e tá certo o Sr. João Alberto, pessoa reconhecidamente de bem. É preciso achar alternativa para o setor.

Anônimo disse...

Esta matéria paga não é choro generalizado dos empresários de ônibus. O que há de concreto é que este empresário está há muito tempo rompido com seu sindicato e sua empresa vem tendo isoladamente dificuldades devido sua decisão. Os grandes empresários de ônibus não estão quebrando, nem perderam parte do lucro com o congelamento das passagens.

Ismael Luiz disse...

SÓ QUE NÃO CONHECE O SR. JOÃO ALBERTO PARA AGREDI-LO,COMO LI AQUI,POR PARTE DE ALGUNS QUE OPINAM SEM SABER A VERDADE DOS FATOS. O EMPRESÁRIO JOÃO ALBERTO,HÁ MUITO TEMPO,ROMPEU COM O SINDICATO DA CATEGORIA,LUTA CONTRA O ARBÍTRIO DO EXECUTIVO MUNICIPAL,ANTES DE LUIZIANE NO PODER. E MAIS: A SUA EMPRESA, A SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, DETÉM PADRÃO DE QUALIDADE RECONHECIDO NACIONALMENTE. PERGUNTEM A UM MOTORISTA,TROCADOR,QUALQUER FUNCIONÁRIO,SE QUEREM DEIXAR DE TRABAÇHAR COM ELE? BUSQUEM SABER DOS FATOS,POR FAVOR, ANTES DE ESCREVEREM ASNEIRAS.

Anônimo disse...

Ao anônimo que me faz uma crítica fraquinha, mas engraçada. Como é uma gaiatice, eu respondo, porque se é uma coisa de que gosto é de molecagem. Cara, venho do velho Porangabussu, nasci numa rua de bairro sem calçamento, fui peladeiro nos campos de pelada da Lagoa do Bessa, do Campo do Ceará, do Barreirao, da Linha Férrea, do "seu" Adolfinho. Viajei de ônibus e de trem do KM8 à estação de Otávio Bonfim qdo estudava no Liceu. Usei e abusei das linhas de ônibus do ZeWalter, do Benfica, da empresa Angelin de Porangabussu, do Campo do Pio, do PIo XII, da Colônia, da Barra do Ceará, onde morava minha avó. Depois minha família mudou-se para o Conjunto Zé Walter . No Canadá só andava de ônibus, um serviço excelente, do Estado, com motorista ganhando bem, com os passageiros em situação de conforto. Conheço muito bem, por ter usado, os serviços de transporte público de lá, de Santiago do Chile,de Fortaleza, de Recife, de Joao Pessoa, de Teresina, cidades onde morei. Por isso sei muito bem fazer comparações!!!Meus sobrinhos sao usuários do transporte coletivo. Minha mãe, enquanto pode se locomover sozinha, só usava o transporte coletivo. E aí, que vc pode me dizer agora? Vai me pedir desculpas por dizer coisas ao vento sem ter base de conhecimento? Mas eu gostaria que vc pudesse mesmo contestar o que afirmei acerca do transporte público em Fortaleza e sobre o acordao tripartite. Abraço para vc. Pedro Albuquerque.

José Sales disse...

Na realidade, a "moçada" não pretende as vezes discutir os temas que são colocados à discussão como do desmonte do sistema de trasporte público de passageiros, que está sendo induzido pela Prefeitura Municipal, irresponsavelmente. O que se tranforma em relevante é unicamente esta "babação incontrolada" do "feitos" da atual Administração e o ataque pessoal a quem se colocar contra este estado de coisas.

José Sales disse...

Resumo da ópera, meu caro Pedro Albuquerque. Vc está certissimo e nem precisava estes seus argumentos de usuário de sistemas de transportes público. O que temos aqui é um sistema que foi muito bem concebido em 1991, da integração modal através de terminais e tarifa única e de lá para cá poucas melhorias incluiu. Por conta do tempo (17 anos) e do aumento do número de usuários, o sistema está esgotado. Isto foi descoberto em 1995 quando se "inventou" (Concebeu) o novo sistema BIDFOR que indicava a necessidade de integração temporal(E não unicamente através do terminais), vias exclusivas, onibus mais modernos(De piso baixo, como em qualquer lugar do mundo), melhoria dos terminais e aporte tecnológico. Para tudo isto foram emprestados 142 milhões de dólares pelo BID. A gestão que aí está, recbeu tudo pronto e sacramentado e nada fez. E inventou o "congelamento" colocando todos os males do sistemas nos "empresários capitalistas". Só que isto não está mais dando certo! E agora? Vamos continuar no "besteirol" das opiniões equivocadas?

José Sales disse...

E pelo visto, vai continuar o reinado da incompetencia técnica e administrativa. As melhorias que estão sendo feitas em nome do TRANSFOR(Nova denominação do BIDFOR) são cenográficas e irresonsáveis, como "fingir que está" re-asfaltando as vias principais e "inventar" que fará melhorias nos terminais, enquanto o sistema agoniza com o sucateamento da frota, a total ausencia de tecnologia e controle, o reinado das topics e vans, imprecisão de horários e serviços ao usuário e por aí vai. E me vem o colega que me antecedeu escrever sobre "valentia" da Prefeita, quando deveria falar de "miopia administrativa". Está aí o troco: venceu as eleições, meus parabéns. E em seguida voltou a abandonar a cidade e sua administração à sua própria sorte. Todas as obras iniciadas estão paradas. Paradinhas da silva. Inclusive do "badalado" Hospital da Mulher. Vide reportagensdos jornais. Aguardo argumentos em contrário e dados contrapostos. Sem esta de "babação" que não cola mais e é desnecessária: as eleições já foram vencidas.

Anônimo disse...

Esta briga do João Alberto - proprietário da São José de Ribamar - é antiga. Com a implantação do Sistema Integrado de Transportes, ainda na gestão Juraci, foi modificada a forma de remuneração das empresas. Antes, eles recebiam por passageiro transportado. Hoje, por quilômetro rodado. A empresa dele só roda em linhas light (Aguanambi, Bairro de Fátima, Vila União), no asfalto e com percursos pequenos.
Com isso, reduziu o "apurado" da São José. Por isso ele, vez por outra, compra páginas inteiras de jornais para fazer este tipo de "denúncia". Que nada mais é do que interesse econômico contrariado.