terça-feira, 23 de dezembro de 2008

EMBRAPA INSTALA MINIFÁBRICA DE PROCESSAMENTO DA CASTANHA DE CAJU NO HAITI





A minifábrica de processamento da castanha de caju, doada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2004, foi instalada este mês na cidade de Grande-Rivière-du-Nord, distante cerca de 300 km ao norte da capital Porto-Príncipe, no Haiti. Dois pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza, estiveram naquele país, entre os dias 6 e 19 de dezembro, acompanhando a instalação dos equipamentos.
A ação faz parte do projeto de cooperação "Transferência de Tecnologias em Sistemas de Produção e Processamento de Caju", coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), pela Embaixada do Brasil no Haiti e pelo governo haitiano, por meio do Ministério da Agricultura, dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento Rural (MARNDR), com recursos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Em todo o Haiti, o beneficiamento da castanha de caju ocorre de modo totalmente artesanal e rudimentar. A baixa escala de produção impossibilita o acesso a outros mercados que não seja o local. A minifábrica tem capacidade para processar 500 quilos de castanha in natura por dia e deve se tornar uma significativa fonte de renda, beneficiando diretamente cerca de 700 pessoas daquela comunidade.

(Com informações da assessoria de comunicação)

Crédito da foto: divulgação.

Nenhum comentário: