sábado, 27 de dezembro de 2008

EVALDO GOUVEIA - 50 ANOS DE CAREIRA E 80 DE VIDA E POUCAS HOMENAGENS NO CEARÁ


E o ano de 2008 termina sem que o cantor e compositor Evaldo Gouveia, filho de Iguatu, município situado na região Centro-Sul do Ceará, tenha ganho uma homenagem à altura da parte do Governo do Estado como, por exemplo, a Medalha da Abolição, a mais alta comenda do executivo estadual.
Evaldo, que fez história sendo parceiro de Jair Amorim, completou 80 anos de vida e 50 de carreira e foi alvo de exposições em Iguatu, patrocinada pela administração do prefeito Agenor Neto (PMDB). Só.

TRAJETÓRIA

Em 1957, Evaldo Gouveia compôs sua primeira música, “Deixe que Ela Se Vá” (com Gilberto Ferraz), obtendo sucesso na voz de Nelson Gonçalves. No mesmo ano, fez “Eu e Deus”, com Pedro Caetano, gravada por Nora Ney, entre outras que com o passar dos tempos foram virando eternas canções nas vozes consagradas de grandes intérpretes e cantores da Música Popular Brasileira. A partir de julho de 1958, quando conheceu o também compositor Jair Amorim, sua carreira deslanchou definitivamente. Logo no primeiro dia de contato, compuseram “Conversa”, gravada inicialmente por Alaíde Costa, em 1959. Essa seria a primeira de uma série de 150 músicas compostas pela dupla nos dez anos que se seguiram, normalmente sambas-canções abolerados, cujo primeiro grande sucesso de vendas foi “Alguém Me Disse”, lançada por Anísio Silva em 60. Prosseguindo com as composições diversas pérolas foram criadas pela dupla tais como “Poema do Olhar”, o bolero “E a Vida Continua”.No ano de 63, Altemar Dutra foi içado ao sucesso justamente com um bolero, “Tudo de Mim”. A partir daí, passou a ser seu intérprete mais constante, colecionando sucessos como os sambas-canções/boleros “Que Queres Tu de Mim”, “Somos Iguais”, “Sentimental Demais”, “Brigas”, “Serenata da Chuva” e as marchas-rancho “O Trovador” e “Bloco da Solidão”. Moacyr Franco também vendeu muitos discos, assim como Cauby Peixoto. Outros que fizeram sucesso com músicas da dupla foram Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Ângela Maria, Maysa, Dalva de Oliveira, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, o espanhol Julio Iglesias, Ana Carolina, Simone e Fafá de Belém entre muitos outros cantores de renome na música nacional (Jornal da Praça - Iguatu).

3 comentários:

carlos disse...

pois é, caro eliomar, entra ano sai ano e continuamos a injustiçar nossos artistas populares.
mecenas que é bom, aqui não há, com raríssimas e anônimas exceções.
só os fans não o esquecem, como nós.
passo a palavra pros secretários de cultura/turismo do estado e de fortaleza.façam bom uso.

Anônimo disse...

Bem lembrado, Eliomar. Afinal, tem tanta medalha aí sem qualquer mérito, só ôba-ôba. No caso,seria justíssima.

Ismael Luiz disse...

SANTO DE CASA,NÃO OBRA MILAGRES!!!