terça-feira, 23 de dezembro de 2008

PROCON FAZ PESQUISA DE PREÇO DE MATERIAL ESCOLAR

"O Ministério Público do Estado do Ceará, através do coordenador do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/CE) promotor de Justiça João Gualberto, realizou uma pesquisa de preço de material escolar. Por meio destes dados, os consumidores terão parâmetros para comparação na hora de ir às compras. A pesquisa encontra-se à disposição dos consumidores na sede do Procon (na rua Barão de Aratanha, nº 100). Outra pesquisa será realizada no início do mês de janeiro.
Os fiscais do Procon-Ce (DECON) esclarecem que esta pesquisa tem como principal objetivo retratar o comportamento dos preços no mercado de material escolar, evidenciando a necessidade de pesquisa antes da compra. Eles advertem que o material escolar mais sofisticado ou “da moda” nem sempre é o de melhor qualidade ou preço. Por isso, é recomendável não levar os filhos na hora da compra, evitando gastos desnecessários.
Produtos que se parecem com brinquedos podem ter o custo mais elevado. Outra dica importante é promover e participar da troca de livros didáticos entre alunos que cursam séries diferentes. As oito livrarias e papelarias cujos preços de materiais escolares foram auferidos são:

* Livraria Pedro I
Rua Major Facundo, 802-Centro
* Livraria do Estudante
Rua Major Facundo, 829-Centro
* Livraria Magazine
Rua Major Facundo, 824-Centro
*AMW Papelaria
Rua Prof. Gomes de Matos, 774 - Montese
*Livraria D. Pedro
Av. Washington Soares, 3636 – Água Fria
* Livraria Educativa
Rua Major Facundo, 892-Centro
* Lápis e Papel
R. Capitão Francisco Pedro, 1426 – Rodolfo Teófilo
* Livraria Atual
Rua Major Facundo, 834-Centro

SERVIÇO

O Procon já disponibilizou à população o e-mail: (denuncia.decon@mp.ce.gov.br) e o telefone: 3452.4505 para o encaminhamento de denúncias para fiscalização em estabelecimentos que estejam atuando irregularmente.

(Site do MPE)

Nenhum comentário: