sábado, 27 de dezembro de 2008

EX-PRESIDENTE DO BC DIZ QUE BRASIL ENVERGA, MAS NÃO QUEBRA EM 2009


"O Brasil vai sofrer um processo de desaceleração em seu ritmo de crescimento no próximo ano, principalmente pela onda de incertezas que leva investidores e consumidores a reverem seus projetos, adiando gastos e decisões de expansão da capacidade produtiva. A avaliação foi feita à Agência Brasil pelo diretor do Centro de Economia Mundial da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Langoni. “Vai ser uma desaceleração forte. Mas, eu diria que, em termos relativos, o Brasil ainda vai estar bem na fotografia, porque vamos crescer provavelmente acima da média da maioria dos países da América Latina, que vão sofrer forte contração, como o México, a Venezuela e a própria Argentina. Vamos ficar acima da média de crescimento mundial, que deve ser em torno de 2%. E, o que é mais importante, não vamos mergulhar no abismo recessivo”.
A desaceleração será provocada também pelo contágio das restrições de crédito, que “está mais escasso e caro”, e pela queda do preço das ‘commodities’ (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional), que já está afetando setores importantes da economia, como o de mineração, e alguns setores exportadores, disse Langoni.
Ele acredita que o país vai cair de um pico de quase 7% no terceiro trimestre de 2008 para algo em torno de 3% em 2009. O grande desafio, na sua opinião, é o Brasil se preparar para sair o mais rápido possível da crise. “Ou seja, voltar a crescer acima da economia mundial e mostrar sinais de recuperação”.

(Agência Brasil)
* Saiba mais sobre o que pensa Carlos Langoni sobre 2010 aqui.

2 comentários:

Ismael Luiz disse...

CARLOS LANGONI,QUANDO DE SUA PASSAGEM PELO BANCO CENTRAL,FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELA ALTA DÍVIDA EXTERNA BRASILEIRA,ALÉM DO ELEVADO ÍNDICE INFLACIONÁRIO.ACHO ENGRAÇADO,QUANDO LEIO LANGONI,MAILSON,DELFIM E OUTROS AFINS,ANALISANDO A ATUAL ECONOMIA BRASILEIRA,E DANDO CONSELHOS. ARGH!!

carlos disse...

xô urubu!