quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

MILITANTE DEIXA PSOL DO CEARÁ ATIRANDO CONTRA ROSENO E JOÃO ALFREDO


Alfredo e Heloísa Helena, dirigente nacional do PSOL

O advogado Alfredo Marques, também radialista, deixou o PSol. Alfredo tentou sair candidato a prefeito de Fortaleza no pleito passado, mas alegou que foi preterido pela cúpula. Para este Blog, ele nos envia a mensagem de desfiliação, e não poupa Renato Roseno, dirigente estadual, nem o vereador eleito João Alfredo. Confira:

"Não dirijo esta mensagem indistintamente a todos os Camaradas, pois para alguns(mas) valorosos(as) companheiros(as) digo que ainda nos encontraremos nas lutas por uma sociedade justa, nas trincheiras democráticas e no caminhar da construção de um estado socialista. Deixei passar água por baixo da ponte. Neste momento, não poderei ser acusado de atrapalhar a trajetória eleitoral do PSOL, nada do que diga, pois bem, poderá prejudicar o projeto pessoal (exitoso) e político de membros da direção partidária, que manipulam o Partido através de um grupelho chamado Enlace, composto por dez ou menos membros, entre eles o Presidente do Partido no Ceará, Renato Roseno, e o vereador recém-eleito João Alfredo.

Não se trata de lavagem de roupa-suja, mas de se aclarar e tornar público os reais motivos que determinaram o meu afastamento, digo melhor, alijamento, experimentado dentro de um Partido que auto se proclama vestal da ética, decência e da moralidade. Sem repisar os temas constantes das várias cartas aos militantes, vale salientar a mudança de foco ideológico, ocorrida após o meu afastamento da disputa interna pela indicação da legenda para a candidatura à prefeito de Fortaleza, pois de um minuto para o outro, os Camaradas que ojerizavam a disputa executiva, oportunisticamente passaram acaloradamente à sua defesa.

Fui escandalosamente escorraçado no dia da convenção partidária que escolheria o candidato a prefeito pelo PSOL, sendo eu um dos dois pré-candidatos do partido. Sabotaram um processo legitimo em nome do interesse pessoal. Retiraram-me da disputa porque sabiam que não me curvaria, que não tergiversaria no embate ideológico com o Partido dos Trabalhadores e sua representante maior. OPTaram pelo caminho mais conveniente...

Vergonhosamente o PSOL – Ceará demonstrou ser um partido servil, uma pálida sublegenda do PT da prefeita Luizianne Lins, que participou do processo eleitoral como os demais, simplesmente para colher votos e eleger suas lideranças. Não se vislumbrou durante todo o processo eleitoral a decantada ruptura política entre o criador e a criatura, tudo não passou de um blefe, redundaram na mesmice e nos debates sequer houveram criticas superficiais de parte-a-parte, pois o candidato a prefeito pelo PSOL emudeceu por questões pessoais óbvias e o candidato a vereador eleito buscou o confronto pontual, capaz tão somente de mantê-lo em evidência na mídia, o suficiente, portanto para acarrear os votos necessários para garantir-lhe o mandato.

Bravatismo, hipocrisia, falastronice...O Pastor Neto Nunes e Renato Roseno cumpriram fidedignamente o mesmo script vazio. Sistematicamente preservaram a prefeita Luizianne Lins, até contra os questionamentos de outros candidatos, como aqueles proferidos pelo Deputado Adahil Barreto (PR) e pela senadora Patrícia Saboya (PDT), ainda que conservadores e derrotados, mas que tiveram a coragem e denodo suficiente para buscar no confronto franco a marcação de posição política critica.

O PSOL ficou emudecido durante todo o pleito, e o gritante silêncio da conveniência deixou uma apenas uma certeza: a dúvida. Será que capitulou logo no 1º turno? Louros para as(os) vitoriosas(os)! No fim, tudo ficou como antes...Entristecido, vejo que há descompromisso...Bem verdade, não esquentei lugar! Assim altivo, deixo o PSOL (sabendo que, aqui e ali deixei valorosos(as) amigos(as), com a mesma garra com que entrei, agora semquartel, vou em busca de outro front, de outra batalha, de uma boa luta, na qual do meu lado haja mais que um(a) companheiro(a) de bandeiraço, haja um(a) altivo(a) camarada!

Para minha tranqüilidade, não negocio, faço o que digo! Sei que não há caminho fácil. Os tortuosos não trilho. Os atalhos imorais ficam paraos virtuosos da cabala da política tupiniquim, notadamente para aqueles que com mandato têm a oportunidade da práxis do raposismo. Se não for pra valer não me convoque para a luta!Que se cumpra à formalidade legal, albergada pela legislação eleitorale promova-se incontinenti a DESFILIAÇÃO PARTIDÁRIA ora postulada.

Atenciosamente,
ALFREDO MARQUES SOBRINHO

25 comentários:

Anônimo disse...

Não conheço o senhor Alfredo Marques, mas nunc ali algo tão fiel ao que representaram na ultima eleição o snehor Jão Alfredo, ex-marido da titular da Funci na gestão Luizianne, e o ex namorado da prefeita, por três aninhos, o doutor Roseno. Desmascarou esses vestais.,

Anônimo disse...

Eliomar, muito interessante a carta do Dr. Alfredo. Mostrou a verdadeira face de João Alfredo, Roseno e seu grupelho.

Anônimo disse...

Esse Blo se diferencia de outros porque dá espaço a todos. Fica democrático e nos faz descobrir bastidores que a política às vezes encobre. Parabéns ao advogado Alfredo Marques pela postura. Já o conhecia na TV Mais, da Net, pelo programa Contraponto. Admiro-o mais ainda.

Anônimo disse...

De Alfredopara Alfredo, com pontos para o Alfredo Marques! O outro Alfredo realmente não tem sido muito feliz no seu pretenso radicalismo. Radicalismo de conveniência. Quis usar o outro Alfredo e se deu mal.
Carlindo

Célio Ferreira Facó disse...

Partidos políticos, que é isto no Brasil? Não os há hoje, não os houve ainda. Por toda a parte, só uns nomes mais ou menos venais, umas legendas mal distintas. A representar coisas iguais: a vontade atual, momentânea, dos seus líderes, chefetes, caudilhos. Estes não se modernizam.

Não há partidos; há clubes de conveniência, agremiações, agrupamentos, facções, grupelhos, conciliábulos, conluios - eivados das piores tradições das velhas oligarquias rurais e do atraso coletivo. Político, social, cultural.

Por isso vemos com espanto a metamorfose que se permitem em público sempre.

Anônimo disse...

Se Alfredo e Roseno são o que pinta esse cidadão, é bom lembrar que o senhor Alfredo também é do mesmo barro que se constitui o PSOL hoje.

Anônimo disse...

A eleição do João Alfredo como mais votado nunca me entrou na cachola.
Agora está mais que na cara.
Ele teve apoio da Luizianne.´
Ele agora indica uma pseudo-candidatura a mesa da câmara, resta saber se já está no script a sua pseudo-oposição!

Anônimo disse...

Sr. Célio, falastes a maior das verdades. Não temos partidos políticos nem ideologias. São apenas grupos de pessoas interessadas no poder a qualquer custo. Se queres conhecer um político que se auto denomima esquerdista dê-lhes dinheiro e um cargo público. Se tornarão mais direitistas do que qualquer outro de direita.
Na verdade, não sobra opção alguma para os eleitores. São todos farinha do mesmo saco, bananas do mesmo cacho.

Stênio Gonçalves disse...

Parabéns alfredo pela independência.

Anônimo disse...

Quem acompanhou os debates pode ver o candidato do PCB, o Carlinhos, como um laranja puro da Prefeita e viu o Roseno com suas críticas cor de rosa púrpura à administração municipal. Ele falava feito padre em sermão, recorrendo a palavras bem pensadas (e dosadas) e pronunciadas pausadamente, num enlevo de valsa espanhola e tango argentino quase a pedir perdão à sua musa de cor vermelha (vermelha, mas só por fora). Assim, com postura de santo, com voz de lixa zero-zero e de olhar lânguido, ele gastou o tempo com críticas superficiais, impessoais, abstratas e moralistas, como se a Lora não estivesse ali à sua frente. Ou talvez porque, justamente, era ela que estava ali, o que o fez tremer as pernas e balançar o coração. O João Alfredo é desse mesmo time. Eles todos vão se acertar. E o que era discurso virará quimeras. COMISSARIO DO SANTO OFICIO.

Anônimo disse...

Pelo que conheço do Alfredo Marques, só posso entender tal atitude como ato típico de oportunismo e exibicionismo. Com o máximo respeito possível à pessoa do Alfredo, que desferiu acusações infames ao Renato Roseno e ao João Alfredo, mas que na verdade atingem todo o PSoL (e certamente o Alfredo Marques tem isso em mente, apesar das ressalvas apontadas em seu texto), devo dizer que me pareceu uma atitude, até mesmo, infantil da parte dele. Tal qual um menino mimado que perdeu uma partida de futebol, o Alfredo Marques se pôs a bradar que a culpa (do fracasso de sua pretensão carreirista) é das outras pessoas. Ora, já pensaram se a culpa pelo "desfecho trágico" que ocorreu é do próprio Alfredo, que tenta passar por vítima ? Eu mesmo ouvi por diversas vezes o Alfredo Marques defender abertamente que o Renato Roseno era o melhor nome, inclusive capaz de unificar o partido e fazer um debate público de alto nível no período eleitoral ! Esqueceu-se disso, Alfredo ? Pois bem, o candidato escolhido pelo partido, num dia de Convenção em que o Alfredo Marques não compareceu (por opção) para democraticamente se manifestar, foi o próprio Renato Roseno.... o mesmo que o Alfredo Marques outrora defendia com tanto entusiasmo. O que houve ? Quem é hipócrita ? Será que eu sou hipócrita ? Será que eu - e muit@s camaradas do PSoL - que busco sustentar uma postura de crítica propositiva à gestão (equivocada) da Luizianne sou um enganador ? Não visto a carapuça, meu caro ! Além disso posso afirmar que o PSoL não é laranja (ou coisa do tipo) do PT ou de qualquer outra legenda. Um outra política (para tristeza de algumas pessoas) é sim possível, e não cabe apenas ao PSoL, mas a todas as pessoas que desejam e lutam pela construção permanente de uma humanidade justa e livre num planeta habitável ! Para concluir, uma perguntinha ao Alfredo Marques: com esse palavrório pseudo-esquerdista, sectário, para onde irá ? Para qual "front" ? Estou curioso para saber qual legenda do campo da esquerda (de verdade) receberá esse rapaz "franco atirador". Feliz Natal, Alfredo Marques... afinal é tempo de perdoar e ser perdoado !

Alexandre Costa disse...

Coisinha difícil é agradar a todo mundo. Luizianne já saiu atirando no João Alfredo,dizendo que ele iria encarnar a "oposição sectária". Acrísio Sena já escolheu seu principal alvo na CMF, publicando artigo em jornal, mensagem neste blog, sempre criticando o PSOL.

Fico me perguntando se nós estamos na mesma cidade, se assistimos aos mesmos debates e programas eleitorais, etc. Afinal, eu vi e ouvi críticas duras ao financiamento de campanha de LL, à conivência da gestão com os ataques ao meio ambiente (Cocó em particular, etc.)

Agora, o que é que o Alfredo Marques queria? Que o Renato nada apresentasse nem discutisse que não fossem críticas a LL? Que esquecesse que, assim como ela, Moroni e Patrícia também representavam o grande capital?

Anônimo disse...

Prezado Jornalista Eliomar de Lima, li o texto do advogado Alfredo Marques no seu blog, e também os comentários postados. Não sei qual dos dois - texto ou comentários - lamento mais! Não sou filiada ao PSol, mas participei ativamente da campanha do Roseno e J.Alfredo, pois reconheço nos dois o espírito de luta por ética na vida pública, por justiça social, por melhoria efetiva da sociedade brasileira, em todos os níveis. E, exceto o fato de não ter sido o candidato do PSol, o que mais há de concreto no tergiversar de Alfredo Marques? Ou, entre Rosendo e Marques, alguém tem dúvida de que a melhor escolha foi a praticada? Rosendo e J.Alfredo reavivam a esperança de que política e desqualificação não sejam sinônimos, como sugere novamente a nossa história recente. E lamento que alguns estejam tão acostumados ao baixo nível da política nacional, que não consigam separar o joio do trigo. Lamento também a prontidão com que se pretende desfazer construções positivas, com base no nada vezes nada. Mas os 15 mil votos do J.Alfredo mostram que há, sim, muito espírito construtivo na cidade! Assim, o clima de festa não muda, e desejo então feliz natal para voce, prezado Eliomar, e também para os seus leitores.

Anônimo disse...

Realmente o RENATO ROSÊNIO nunca criticava a medíocre gestão de LUIZIANNA. Ele sempre ia pra outro lado criticando o capitalismo e o sexo dos anjos. A carta do Seu MARQUES é esclarecedora.

Anônimo disse...

Esse PSOL é mesmo um saco de gatos.

Anônimo disse...

Papo de perdedor...

Anônimo disse...

Sinto que o Alfredo Marques tenha tomado semelhante atitude. Quando foi derrotado na indicação à prefeito pelo P-SoL (diga-se, de passagem, por CONSENSO entre todos os militantes presentes em plenária partidária), tentou botar em questão a democracia partidária existente. Alfredo mente quando diz que foi, de alguma maneira, "alijado". O que houve, de fato, é que João Alfredo e Renato Roseno possuem mais representatividade... Alguém duvida disso? De que um militante como o Renato, que já concorreu ao governo do estado e recebeu quase 7% dos votos na capital seria o nome mais lógico para a disputa? Não só porque seria "viável" eleitoralmente, mas porque melhor nos representa POLITICAMENTE.
Nunca fugimos desse debate, tendo a executiva do partido, inclusive, respondido às mesmas críticas que Alfredo Marques, por ocasião de nossa convenção eleitoral, já havia tecido...
Nem Renato e nem João fugiram da crítica política à gestão municipal. O que não fizemos, com muito orgulho, foi mergulhar num debate vazio de acusações. Mas, para quem não for completamente tapado, basta dar uma olhada no YouTube e procurar pelos nossos vídeos de campanha.
Para garantir que tudo ficou claro: ALFREDO MARQUES NÃO FOI CENSURADO, NEM EXPULSO E NEM NADA:SUA INDICAÇÃO FOI DERROTADA EM PLENÁRIA...

Anônimo disse...

O joão Alfredo incomoda muita gente, o mais votado incomoda muito mais! Êta! e é que o homi ainda nem assumiu.. E esse Alfredo Marques heim? pensei que ele tinha aprendido com a lição que teve quando tentou ser candidato na marra e foi desmacarado e praça pública, pelo visto ainda guarda muito rancor no coração.. não passa de um oportunista, e um oportuinista bem desqualificado por sinal. Quem é ele pra falar de pessoas como Renato Roseno e João Alfredo? Limpe a sua boca suja antes..

Anônimo disse...

Vejam a reação dos sepulcros caiados do PSOL. Esse é um partido de santos e, como santos, querem ser inatacáveis, pois atacá-los seria pecar. Arnaldo Fernandes, Alex Costa, Hector e Anibal Feijó são os membros da Santa Ceia e Vanda Claudino Sales a madre superiora, Joao Alfredo é o Prior do Convento e Renato Roseno é o sacristão. Quem pode criticar esse pessoal com toda essa santificada hierarquia, especialmente em época de Natal? O Alfredo Marques escolheu errado a data da crítica e de seu tiro certeiro, o Natal. Isso mexe com os coraçoes sagrados e venerados dessa igrejinha moralista chamada PSOL. Vate retro , satanás! Vôte! COMISSARIO DO SANTO OFICIO.

Anônimo disse...

Demorou muito para montar uma história de vítima. Só quem não conhece Renato Roseno e João Afredo poderia pensar que esse conto é verdadeiro. Assisto vez ou outra o programa que o advogado Alfredo Marques apresenta com o Freitas Júnior, e até que tinha uma boa impressão, mas depois dessa, dizer que o PSOL fez o jogo de Luizianne é muito equívoco. Descredencia por completo suas opiniões. É muito visível seu descontentamento por não emplacar um projeto pessoal. Reflita um pouco Alfredo Marques.

Anônimo disse...

Alfedo quem? Me poupe meu senhor, o senhor mesmo falou que se o Renato ou o João fossem candidatos o senhor retiraria seu nome da disputa interna, tenha o minimo de honestidade. Outra coisa, a campanha do Renato foi uma campanha de esquerda, socialista, propositiva, não sectária. Infelizmente o senhor não sabe o que são essas coisas né. Na nossa campanha apresentamos que uma outra política é sim possivel, e fizemos uma outra política, uma campanha simples, sem dinheiro e mostrando pra Fortaleza que o que a vida quer da gente é coragem. Não essa sua tal "coragem" escondida atrás de um computador escrevendo calúnias, injúrias e mentiras. Pra concluir faço minhas as palavaras do Arnaldo: "uma perguntinha ao Alfredo Marques: com esse palavrório pseudo-esquerdista, sectário, para onde irá ? Para qual "front" ? Estou curioso para saber qual legenda do campo da esquerda (de verdade) receberá esse rapaz "franco atirador"?

Alfredo quem mesmo?

Ismael Luiz disse...

O ALFREDO TEM TANTO VOTO,QUE FARÁ UMA FALTA DANADA AO PSOL. ME POUPE...rsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Ao "comissário do santo ofício" sugiro que saia das "sombras" e diga abertamente quem é e de que lado está ! Assim, quem sabe, ele pode até arrumar pelo menos uma vaga de "coroinha" em alguma "paróquia" da velha Direita (DEMO, PSDB etc) ou da "nova Direita" (PT, PSB etc). kkkk Boas festas pra você também !

Anônimo disse...

Segue abaixo um e-mail que o tal Alfredo Marques enviou para a lista do PSol na internet. Nela, ao contrário do que diz agora, ele afirma que não compareceu à convenção porque não quis, mas porque retiraria sua candidatura se os nomes aclamados fossem os de Renato Roseno ou João Alfredo. Quando o tal Alfredo Marques mentiu? Antes OU agora? Ou será que foi antes E agora?

[psol-ceara] Carta aos Militantes 9 - COMPROMISSO PARTIDÁRIO‏
De: psol-ceara@googlegroups.com em nome de alfredo marques (advalfredomarques@gmail.com)
Enviada: segunda-feira, 23 de junho de 2008 17:53:15
Para: andreiapagani@hotmail.com
Cc: catarinaramoslima@uol.com.br; fran_yah@hotmail.com; filomenoabreu@yahoo.com.br;... (HAVERIA AINDA VÁRIOS E-MAIL´S RETIRADOS PARA NÃO OCUPAR MUITO ESPAÇO)

COMPROMISSO PARTIDÁRIO
Carta aos Militantes 9

Camaradas, A sapiência do coletivo imprimiu sólidos passos.Minha ausência, como dito em E-mail datado de ontem, visava evitarconstrangimentos desnecessários inclusive para alguns Camaradas queainda insistiam em sustentar meu nome no certame, assim acorrespondência em questão versava sobre a retirada de minhapostulação da disputa eleitoral interna, desde que aclamados fossem osnomes de Renato Roseno e João Alfredo, como de fato o foram.Inquestionavelmente o nome de Renato Roseno era imbatível pelosdemais, consensual, em face da alta performance eleitoral vivenciadano último pleito onde obteve significativa votação em nossa Capital,atingindo mais que 60 mil votos, marca que deverá ser muitíssimosuplantada neste pleito, inclusive propiciando a eleição de expressivabancada para o PSOL. que carece de visibilidade.Isto posto, reiterando os compromissos partidários, faço votos deexcelente desempenho eleitoral, subscrevendo como os(as) demaisCamaradas a candidatura majoritária e aquelas proporcionais, para quesejam recobertas de êxito em seu desiderato. Ao final, ficamfelicitações a todos os(as) Candidatos(as), para os quais me coloco adispor para contribuir para o sucesso de suas jornadas.

Alfredo MarquesPré-Candidato a Prefeito pelo PSOL(85) 9953.1801advalfredomarques@gmail.com

Anônimo disse...

Alfredo nunca o vi mais sinceramente por suas palavras te considero um homem fraco ao contrário do que você se refere a sua pessoa. Não sou do PSOL e nem preciso ser para saber que este partido é coerênte, mais de uma coisa eu sei você era a favor de que João Alfredo ou Renato fossem candidatos a prefeito, pois você sabia que eles tinham muito mais chance do que você como canditados. Poisé Alfredo não esqueça de uma coisa: você não é Deus e sua opnião sobre o PSOL é problema seu, mais a partir do momento que você expoe suas loucuras ai passa a ser problema meu você falar tantos absurdos. Pense no que você falou..a verdade não faz parte de você..vocÊ apenas tem a sua absurda verdade. E eu te digo uma coisa quem sabe da sua história no PSOL acaba de ter vergonha de tanta hipocrisia. Acabo de ler o seu email enviado ao PSOL esclarecendo o seu não comparecimento a convenção e isso já é a prova maior de tanta, mais tanta coisa que vocÊ cria na sua cabeça, pois na verdade o seu problema como já havia escrito um leitor anterior é que você é um MENINO MIMADO que não soube perder a disputa para canditado a prefeito. Respondendo também aos leitores que falaram do João Alfredo desse eu realmente posso falar e defender, pois o conheço há muitos anos e sei de sua competência e honestidade. Só peço um favor aos leitores: não falem o que não sabem e o que não tem certeza, pois as palavras são fortes e magoam as pessoas, falo de mim mesmo que fico triste em ver tanta desesperança em vcs e em ver o quanto vcs não respeitam pessoas que vcs nem ao menos conhecem o suficiente para criticar..vão viver a vida de vcs..critiquem a si mesmos que vcs irão crescer na vida. Criticar os outros não é construtivo e o proconceito que vcs tem pelas pessoas de esquerda que acreditam realmente em uma sociedade justa e igualitária é vergonhoso, pois estamos em pleno ano 2008 (quase 2009)é tempo de RESPEITO GENTE! VIVAM A VIDA DE VCS E SEJAM FELIZES!