sábado, 27 de dezembro de 2008

UM PSIQUIATRA E A NOVA GESTÃO LUIZIANNE LINS




O professor Antonio Mourão Cavalcante assina artigo no Jornal O POVO deste sábado. Ele analisa o que se pode esperar do segundo Governo Luizianne Lins. Leia e comente:

LUIZIANNE II

Logo mais começa o segundo mandato de Luizianne Lins. Ela foi eleita no primeiro turno. Teve mais da metade dos votos válidos (56,21%). Aos mais afoitos dá a impressão que ela foi consagrada no primeiro mandato. Tendo feito uma brilhante administração. Esse pode ser um grande equívoco na avaliação. Eleição é escolha. Será que os outros candidatos não eram mais fracos? E, o eleitorado não tinha, realmente, opção? Seja como for, há que ter muita prudência, fazendo um balanço mais rigoroso. Com certeza, não foi uma administração espetacular. Muitas críticas podem ser apontadas. Muitas falhas foram/estão sendo destacadas. Esse segundo mandato precisa evidenciar mais competência administrativa. Não há mais a “herança maldita” para a ela tudo imputar. Não cabem mais improvisações e surpresas.

Gostaria de ser simpático e cordial. Acredito, porém, que a crítica mais honesta é alertar a prefeita para os graves erros cometidos na gestão que finda. Seu grande patrão é o povo. Ela só deve satisfação àqueles que a consagraram. Não pode aceitar o loteamento de cargos por troca de apoio partidário. Por exemplo, as secretarias regionais – instrumentos importantes da administração – não podem ser repartidas como se fossem capitanias hereditárias. Nem mesmo as secretarias municipais podem ser loteadas e distribuídas porque os chefes partidários “X” ou “Y” exigem.

Fortaleza é maior do que essas picuinhas partidárias. Há que arejar a administração, até mesmo dispensando os “companheiros” que não entendem de gestão pública. Bons no gogó e nas mobilizações populares, péssimos em administrar. Tem disso sim. Estão infiltrados em muitos setores da administração... Fortaleza mostrou-se corajosa e independente quando lhe confiou um segundo mandato. Chegou a hora de retribuir com garra e competência.

ANTONIO MOURÃO CAVALCANTE
Médico, psiquiatra e antropólogo a_mourao@hotmail.com

18 comentários:

Anônimo disse...

DR.ANTONIO MOURÃO,

partindo do precário SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO A SRA. LUIZIANNE LINS não considera ("Seu grande patrão é o povo")TODOS NÓS QUE UTILIZAMOS ÔNIBUS EM FORTALEZA SOMOS REFÉNS da PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA+ETUFOR QUE NÃO RESPEITA
OS USUÁRIOS:
COM FROTA REDUZIDA/ /SUPER-LOTAÇÃO//DESORGANIZAÇÃO NOS TERMINAIS//FALTA DE SEGURANÇA NOS TERMINAIS//EXCESSO DE VELOCIDADE DOS ÔNIBUS(DETERMINAÇÃO DA ETUFOR)

Anônimo disse...

O comentário foi ao certo,super preconceituoso fortaleza não precisa de um psiquiatra pra fazer analises politicas a final ele é especialista em gente com problemas psicóticos, creio que esse comentário foi uma grande falta de respeito com o cidadão dessa cidade que escolheu de formas democrática luizianne para mais 4 anos a frente da prefeitura, doutor guarde seus comentários para seus pacientes ok que a população de Fortaleza tenho certeza não está louca creio que o senhor deve procurar um amigo pra conversar vai ganhar mais ou se não tiver vire esquisofrênico.

Anônimo disse...

a conta do professor tá errada: ella teve quase 51 porcento dos votos validos.

Anônimo disse...

Tá certo o professor Mourão. O caso da administração petista é de divã. Tem que melhorar agora e procurar fazer o que o povo quer.

Anônimo disse...

Corretíssimo Mourão, é um absurdo esses apaixonados pela letargia municipal, seu comentário é real e não preconceituoso, temos que reclamar sim, a cidade tá um lixo e só os petistas não veem a bandalheira, não veja a hora da tinta secar, a cortina cair e velos pelas costas.

Kelsen Bravos disse...

Esse doutor precisa se tratar. A sua eloqüência cheia de lugar-comum denota caráter demagógico e megalômano. Suas participações na rádio O POVO durante o programa apresentado pelo excelente Nonato Albuquerque, a fim de causar polêmica e estimular a participação dos ouvintes, na maioria das vezes prestam um desserviço, pois são sofismas, promovem o preconceito em detrimento do senso crítico.

Quanto à "análise" da expectativa ao segundo mandato de Luizianne Lins, afora o comentário do parágafo anterior, é bom lembrar que uma "herança maldita" não se acaba por decreto. Fortaleza tem profundos problemas estruturais oriundos do descaso de administrações anteriores que devem ser enfrentados com competência, o que pressupõe planejamento estratégico eficiente e compromisso político com o cidadão.

Como quem se baseia em lugar-comum acaba tocando em pontos certos, a "análise" procede ao comentar ser necessário o não loteamento político nas secretarias e, sim, nomes mais competentes para ajudar a gerir a prefeitura de Fortaleza; mas essa informação, Luizianne Lins já a tem propalado em seus recentes discursos.

- Doutor, por favor, de modo saudável respire pronfundo e procure expedito o divã mais próximo...

Anônimo disse...

Querido Eliomar,

Fiquei feliz por merecer atenção e destaque em seu blog, publicando o meu artigo do OPOVO de sábado (Luizianne II). Há muitos anos – mais de vinte! – escrevo no OPOVO. Faço-o na condição de cidadão. Aquele que vive e participa da cidade... Os outros títulos são absolutamente dispensáveis: médico, antropólogo, psiquiatra, professor universitário, etc.
Então, se você observar atentamente no jornal desse sábado e nos precedentes, verá que jamais me identifico como psiquiatra. A Psiquiatria é um outro olhar, por pressuposto mais clínico, mais médico. E, salvo específica referência, não cabe em artigo como esse... Portanto, não tenham medo de psiquiatra. Em princípio, eles só trabalham quando são especificamente procurados. Fora disso é manipulação e prepotência.
Esse artigo deve ser entendido como pensamento de um cidadão comum, como todos aqueles que moram nessa cidade.
Uma pena, Eliomar, que a sua referência tenha tomado essa outra dimensão. Aliás, sem querer me aprofundar, pensar que psiquiatria/psiquiatra tem a ver unicamente com loucura é uma bela forma de preconceito e discriminação...
De qualquer forma, obrigado pelo destaque e Feliz 2009.
Atenciosamente, Mourão Cavalcante.

Ismael Luiz disse...

MEU CARO ANÔNIMO,DEPOIS DO QUE VOCÊ ESCREVEU,CHAMAR O DR MOURÃO DE PRECONCEITUOSO? ME POUPE!!!

Anônimo disse...

A análise da Administração da prefeita Luizianne feita pelo Dr. Antônio Mourão Cavalcante está perfeita e isenta de preconceitos.
Acontece que NINGUÉM nesta terra tem a coragem de dizer a verdade e expressar o que pensa com tanta profundidade aos políticos.
Só lembrando aos nossos ilustres governantes (e seus apoiadores de plantão) que o "Seu grande PATRÃO é o POVO".
O resto é estória pra boi dormir

Anônimo disse...

A análise da Administração da prefeita Luizianne Lins feita pelo respeitado professor, médico psiquiatra (PHD), antropologo (PHD) e analista politico (nas horas vagas), Dr. Antônio Mourão Cavalcante está perfeita e isenta de preconceitos.
Acontece que nossos políticos não estão acostumados a ouvirem a verdade e críticas construtivas.
Só lembrando aos nossos ilustres governantes e aos apoiadores de plantão, que o seu grande PATRÃO é o povo".
O resto é estória pra boi dormir.
Feliz Ano Novo 2009 para leitores deste Blog.

Anônimo disse...

O Maj Santos, que assumiu há duas semanas o comando da Cia PM de Jaguaribe, em substituição ao extraordinário Maj Queiroz, está obrigando policiais a providenciarem o conserto das "carroças" da pm, que estão paradas por falta de manuntenção. Ele condicionou a permanencia dos policiais nos destacamentos, em troca do conserto das viaturas. Maj volte lá para o cariri,onde estava anteriormente, nós não o queremos aqui, pq não cobra o conserto dessas viaturas ao comando geral ou ao governo. Já sei, acochar os "guardinhas", é mais fácil né?
Cb Luzimar, vc que é do Jaguaribe, intervenha nessa aberração contra os praças...

Anônimo disse...

Mas como como o Kelsinho é, além de babão da Lora, vasilina pura, gente! Ele sempre dá uma no ferro e outra na ferradura. Égua, padre Leite! Sabe, ele parece se candidatar a membro da equipe da Prefeita. Mas sua papa tem muito açucar e pouco leite. É papa rala, daquela que se serve a doentes terminais. Kelsinho, vai logo procurar o Dr. Mourão pra tomar umas pílulas daquelas que consertam cabeça de calango que só faz sinal de sim, senhor. Vai, Kelsinho, vai. COIMISSARIO DO SANTO OFICIO.

Anônimo disse...

"Só lembrando aos nossos ilustres governantes e aos apoiadores de plantão, que o seu grande PATRÃO é o povo".
CONCORDO. O POVO QUE UTILIZA OS CAPS, O TRANSPORTE COLETIVO COM TARIFA CONGELADA POR 4 ANOS, COM TARIFA SOCIAL AOS DOMINGOS, QUE UTILIZA POSTOS DE SAÚDE NO TERCEIRO TURNO, AS ESCOLAS PÚBLICAS COM MERENDA DE QUALIDADE, QUE RECEBE FARDAMENTO DECENTE, QUE FAZ A FORTALEZA MAIS ALEGRE E MAIS BELA. É O POVO QUE ELEGEU LUIZIANNE NO PRIMEIRO TURNO, O SEU PATRÃO. COM CERTEZA NÃO SÃO OS NEOLIBERAIS RESSENTIDOS.

Anônimo disse...

PETISTA RESSENTIDO É DOSE, SEM NÍVEL PARA O DEBATE PARTE LOGO PARA TENTAR DESQUALIFICAR O ADVERSÁRIO, É SEMPRE ASSIM. NÃO ALEXANDRINA, NÓS NÃO SOMOS RESSENTIDOS NEOLIBERAIS, NÓS SÓ NÃO AGUENTAMOS MAIS TANTA INCOMPETÊNCIA.

Ismael Luiz disse...

JÁ QUE O LEITOR SE PRONUNCIOU SOBRE POLICIAMENTO NO JAGUARIBE,LEMBRO QUE,EM RUSSAS,ATÉ BEM POUCO TEMPO, CONSIDERADA A CIDADE OÁSIS,EM TERMOS DE SEGURANÇA PÚBLICA,TANTO QUE OS CORONÉIS PM,AO SE APOSENTAREM,CORRIAM PRÁ MORAR NAQUELA CIDADE,HOJE ESTÁ UM VERDADEIRO CAOS,COM ASSALTOS DIÁRIOS,ROUBOS DE MOTOS,ARROMBAMENTOS DE RESIDÊNCIAS,ALTO CONSUMO DE DROGAS,ETC.PELO VISTO,O COMANDANTE DO BATALHÃO DA PM,ALI SEDIADO,NÃO ESTÁ SENDO CAPAZ DE GERENCIAR BEM A SITUAÇÃO.NO CASO DA CIVIL,DEPOIS DA SAÍDA DO DEL. AGENOR QUEIROZ E DE SEU SUCESSOR,QUE CHEGOU FAZENDO UMA "LIMPA"NA CIDADE,TENDO,POR ISSO,PEDIDA A SUA SUBSTITUIÇÃO,JÁ QUE POLÍTICO DE INTERIOR DETESTA VER CORRELIGIONÁRIO,MESMO BANDIDO,SENDO PUNIDO,A COISA ESTÁ PIOR AINDA.SERÁ QUE O SR.SECRETÁRIO ROBERTO MONTEIRO,ESTÁ SABENDO DISSO?

Anônimo disse...

SRA.ALEXANDRINA MOTA...PERGUNTO: O TRANSPORTE COLETIVO COM TARIFA CONGELADA POR 4 ANOS, COM TARIFA SOCIAL AOS DOMINGOS= COM FROTA REUDZIDA E SUPER LOTAÇÃO DIARIAMENTE. APREFEITURA E A EFUTOR DEVE RESPEITAR O USUÁRIO DO PRECARIO SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO
NO JORNAL O POVO (18/10/2008) O PODER CONCEDENTE NA POSIÇÃO DE REFÉM DAS GRANDES EMPRESAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA(JORNAL O POVO(PAG 27) DIA 18/10/2008 - JOÃO ALBERTO LEITE BARBOSA)/////////////////////////// PERGUNTO :O USUÁRIO DO PRECÁRIO SERVIÇO DE TRANSPORTE COLETIVO DE FORTALEZA E REFÉM DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTALEZA+ETUFOR?.

Anônimo disse...

A BABAQUICE ABUNDA nos comentários de petistas babões como alguns acima. Chega a ser nauseante.

Hora de perguntar: dizer a verdade sobre a incompetência dessa prefeita põe em risco seus empregos, é?

Dá nojo ler tanta besteira. Uma prefeita que passa os 4 anos do mandato e até hoje os únicos feitos são os alardeados tarifa congelada, tarifa social, terceiro turno dos postos e merenda escolar e fardamento? E que continua com o argumento torto de "herança maldita" para justificar o que não teve competência para fazer, deixando a cidade às moscas, por puro desleixo, irresponsabilidade e incompetência? Ou alguém acredita que se ela tivesse o que mostrar perderia tempo falando da administração passada?

Como todo petista, a prefeita menospreza o povo. O método é o mesmo: muita demagogia, muito gogó, muita pedra atirada em quem tem trabalho sério e, após a eleição, deitar e rolar. Ou relaxar e gozar, como diz debochadamente outra petista. Depois de dar uma banana para os eleitores, claro.

Não se sinta atingido, Dr. Mourão. O método petista é esse mesmo. Eles são contumazes em jogar excrementos nas pessoas que ousam falar a verdade. Alias, isso é o que eles sabem produzir em abundância. A reação desproporcional de alguns aqui é bem uma prova disso. Eles sabem que não fazem NADA. Então gritam para enganar. E tentam desqualificar uma pessoa digna como V.Sa., já que é impossivel se defender do que não tem defesa: está na cara a incompetência.

Carol

Anônimo disse...

Professor Kelsen,

O Comissário do Santo Ofício tá querendo papinha. Ele está em estado terminal.

Ex-aluno Com Carinho.