segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

MORRE ABREU MATOS, O CRIADOR DO PROJETO FARMÁCIAS VIVAS DA UFC


Morreu, nesta segunda-feira, o criador do Projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceará, professor Francisco de Abreu Matos (84). Ele foi vítima de insuficiência pulmonar. O velório ocorrerá a partir desta tarde ainda, no salão nobre da Reitoria da UFC. O sepultamento está marcado para a manhã desta terça-feira, no Cemitério Jardim Metropolitana, situado no município do Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza). Referência nacional e internacional no estudo de plantas medicinais, AbreuMatos era professor emérito da UFC desde 1983, mesmo ano de criação doProjeto Farmácias Vivas. Também era catedrático da cadeira deFarmacognosia e Química Orgânica. Foi um incansável pesquisador na área deFitoterapia, tendo já recebido homenagens dentro e fora da academia, noBrasil e no Exterior. Autor de cinco livros, que resultaram em 13 ediçõese reedições. Um deles, o clássico “Farmácias Vivas”.
Quando completou 70 anos, em 1994, a Prefeitura Municipal de Fortaleza promulgou a lei que criou o Dia da Planta Medicinal na data de seuaniversário, 21 de maio. Outra homenagem foi feita pela Seara da Ciência, espaço de divulgação científica e tecnológica da UFC, que incluiu a sua caricatura no painel intitulado “Cientistas na Terra Luz”. O Prof. Abreu Matos está ao lado de cientistas como Albert Einsten, Sigmund Freud e RenéDescartes.

O PROJETO

O projeto Farmácias-Vivas foi criado pelo professor Abreu Matos em 1983 tendo como base o Horto de Plantas Medicinais da UFC, agregado ao Laboratório de Produtos Naturais. Com as características de um programa de medicinasocial, tem entre seus objetivos: oferecer assistência farmacêuticafitoterápica de base científica às entidades públicas e privadas ecomunidades interessadas no emprego terapêutico de plantas da região semfins lucrativos; estudar cientificamente as plantas medicinais, desde afase de cultivo das espécies até a produção; e distribuir medicamentosfabri-cados a partir das espécies. Dos primeiros hortos de plantasmedicinais em Fortaleza, o Projeto Farmácias Vivas se expandiu como modelopara todo o Ceará e outros estados.

(Este Blog também com a Assessoria de Imprensa da UFC)
VAMOS NÓS - O corpo de Abreu Matos será velado na Eternus (Avenida Padre Valdevino) e não no salão nobre da Reitoria da UFC como bem mereceria o professor. Por erro da coordenadoria de comunicação saiu essa informação. Aliás, a associação dos aposentados da UFC programa uma festa para esta segunda-feira, mas está cancelando.

4 comentários:

Anônimo disse...

Perde a UFC uma de suas grandes referências sem sombra de dúvida. Abreu Matos foi um batalhador de ideais e merece toda homenagem.

Célio Ferreira Facó disse...

Notável pesquisador, suas iniciativas e experiências merecem prosperar nos meios acadêmicos e científicos. Ocorrem justamente no campo fértilíssimo, ainda quase virgem, inexplorado, das plantas medicinais.

Estas há muito convenceram, quase por instinto, a cultura popular, que as soube um pouco usar. Hoje a indústria e as recentes descobertas podem muito avançar no estabelecimento das justas propriedades de cada planta, folha, raiz.

Ismael Luiz disse...

POUCOS CEARENSES SABEM DA IMPORTÂNCIA DESTE ILUSTRE CEARENSE,HOJE FALECIDO.TODAS AS HOMENAGENS,A QUEM AS MERECE.

carlos disse...

pois é, mais um grande cearense que encantou-se.
esperemos que seu exemplo e abnegação à divulgação científica tenha continuação na ufc.