quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

BRASIL AGUENTA TRANCO DA CRISE, DIZ JORNAL BRITÂNICO

"O Brasil está mais bem colocado para enfrentar a crise do no passado, diz reportagem na edição desta quinta-feira do jornal britânico, "Financial Times" (FT). Segundo "FT", há um ano o Brasil parecia a muitos investidores "como um modelo de descolamento (decoupling)", explicando que o sistema financeiro do país "tinha pouco contato com a crise do subprime dos Estados Unidos ou investimento bancário no mundo desenvolvido". As exportações de commodities, particularmente minério de ferro, "pareciam fortes em uma era em que os preços disparavam", a importância do consumo doméstico se fez sentir e o crescimento "continuou sólido devido à concessão crescente mas conservadora de empréstimos e de grupos bem dirigidos em setores como varejo e telecomunicações".Neste começo de 2009, muitos dos fatores positivos potencialmente permanecem, embora o descolamento tenha se desfeito, diz o jornal.No que diz respeito a commodities, por exemplo, o jornal diz que o preço do minério de ferro "pode aumentar no longo prazo", impulsionado pela demanda por parte de vários países que estão investindo em infra-estrutura para estimular suas economias. Mas é pouco provável que isso aconteça num futuro próximo.Apesar disso, a economia brasileira "continua muito melhor posicionada para enfrentar a crise do que estaria no passado, como explicou André Loes, economista-chefe do HSBC Brasil, no congresso da World Federation of Investors Corporations em São Paulo".Segundo o jornal, Loes disse: "No começo da década de 90, nós tínhamos uma economia muito fechada. Nós tínhamos uma balança de pagamentos fraca e hiperinflação. O Estado tinha indústrias que não deveria ter." "No final dos anos 1990 e meados de 2000s, nós estabelecemos um regime de metas de inflação. Nós aprovamos uma lei de responsabilidade fiscal. O Estado só pode aumentar os gastos se subir os impostos", acrescentou."

(Porta IG)

2 comentários:

carlos disse...

só quem discorda de declarações da imprensa e instituições estrangeiras, é a imprensa golpista tupiniquim - veja, globo, estadão, folha, etc - e porta-voz dos demos e tucanos.
assim, parabéns, presidente lula!

Ismael Luiz disse...

É BOM, A GENTE LER E OUVIR QUE O BRASIL ESTÁ BEM NAS PARADAS,PRINCIPALMENTE QUANDO DITOS POR ÓRGÃO QUE,EM TEMPOS NÃO MUITO DISTANTES,IGNORAVAM OU SE LEMBRAVAM DE DIVULGAR,APENAS,OS FATOS NEGATIVOS BRASILEIROS.TUCANOS,MOOOOOORRRRAAMMM!!!!