quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MANIFESTO QUER ELIANA GOMES PRESIDINDO COMISSÃO DA MULHER NA CÂMARA


Um manifesto em defesa da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) para a função de presidente da Comissão de Mulheres da Câmara Municipal de Fortaleza circula na cidade e na internet. Pede o endosso daqueles que aprovarem a idéia. Na Câmara Municipal, foram eleitas quatro mulheres. Eis o manifesto que, no entanto, não traz a assiantura de entidades.

"Nós, mulheres, precisamos ocupar politicamente os espaços. Nossa sociedade ainda é bastante marcada por relações desiguais sustentadas pela divisão social e sexual do trabalho, pelo controle sobre o corpo e a sexualidade feminina e pela exclusão das mulheres dos espaços de poder.

Sempre estivemos presentes nos grandes debates da cidade, do estado, do Brasil e do mundo. Na luta pela paz e contra as guerras entre os povos; pela liberdade e pela diversidade de mulheres e homens; por novos modelos de sociedade. Fortaleza e o Ceará sempre foram protagonistas da luta feminista. Aqui, muitas mulheres estiveram, estão e estarão organizadas e mobilizadas em defesa de suas causas e das causas do povo.

O Governo Lula vem demonstrando como se muda a vida das mulheres num país marcado por uma sociedade machista, sexista, patriarcal, que obscureceu durante tanto tempo o papel político, econômico e cultural que as mulheres desempenham dentro e fora de seus lares.
A atual gestão da Prefeitura Municipal vem implementando um novo olhar sobre as mulheres da cidade, investindo numa nova forma de pensar a diversidade da condição feminina no enfrentamento à violência, na atenção à saúde, no incentivo às alternativas de trabalho e renda, nas ações de formação política, no acesso às políticas públicas de habitação, assistência social, cultura, esporte e lazer.

É um novo contexto que vem se construindo a partir da luta de mulheres e homens que nos antecederam e que compartilham conosco os desafios da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Acreditamos que a CÂMARA MUNICIPAL tem fundamental importância nesses novos tempos que se estabelecem para a vida das mulheres na cidade. Os (as) 41 vereadores (as) da atual legislatura, dentre eles (as) apenas quatro mulheres, atuarão numa cidade onde a metade da população é constituída por mulheres, das quais 30 % chefiam suas famílias tendo que se dividir entre os trabalhos de produção e de reprodução social. No legislativo municipal há uma comissão que interessa particularmente às mulheres e aos movimentos feministas de nossa cidade: a Comissão de Direitos da Mulher, que trata de temas que atingem diretamente a vida das mulheres de Fortaleza.

A Comissão é um espaço de interlocução direta com os movimentos populares urbanos e com os movimentos feministas e de mulheres, que pensam e vivem a condição destas na vida da capital do Ceará. Abraçamos o compromisso político de garantir a eleição de Eliana Gomes, mulher e lutadora do nosso povo, para a presidência da comissão que tem muito a contribuir com o parlamento municipal, com o poder executivo e, principalmente, com a população da cidade. "

CONCLUSÃO NOSSA - O manifesto deve ser algo ligado ao PCdoB, que é o partido da vereadora. Ou parte de lideranças da sociedade civil?

5 comentários:

Anônimo disse...

Não sei de quem foi a idéia, mas dou todo meu apoio... essa sim é mulher de luta.
Parabéns Eliana!
Amyr Fontenele

Anônimo disse...

Eh PC do B ... ta na cara q eh do PC do B...é so ler O Estado de hoje!!!

Sai pra lá...so fez uma vereadora e ainda quer mandar na CMF

Antonio disse...

Ela merece.

carlos disse...

creio que o manifesto foi elaborado pelo independente movimento das irmãs, filhas , cunhadas e esposas dos militantes do pc do b. muito justo, por sinal.
kkkkkkkkkkkkk!!!!!

Anônimo disse...

Eliomar, essa turma toda da esquerda adora escrever manifesto para si mesma.Freud e seus seguidores classificariam isso de síndrome masturbatória doentia. É ridículo! E tem gente que come a isca e ainda publica o besteirol.