domingo, 4 de janeiro de 2009

PT DIVULGA NOTA CONDENANDO ATAQUES NA FAIXA DE GAZA

O Partido dos Trabalhadores divulgou nota neste domingo classificando os ataques de Israel na Faixa de Gaza como “criminosos”. Segundo a nota, as ações militares do Estado judeu “só podem ser caracterizados como terrorismo de Estado”. Confira a íntegra:

PT CONDENA ATAQUES CRIMINOSOS

Os ataques do exército de Israel contra o território palestino, que já causaram milhares de vítimas e centenas de mortes, além de danos materiais, só podem ser caracterizados como terrorismo de Estado. Não aceitamos a "justificativa" apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques. Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista: Lídice e Guernica são dois exemplos disso.

O governo de Israel ocupa territórios palestinos, ao arrepio de seguidas resoluções da ONU. Até agora, conta com apoio do governo dos Estados Unidos, que se realmente quiser tem os meios para deter os ataques. Feitos sob pretexto de "combater o terrorismo", os ataques de Israel terão como resultado alimentar o ódio popular e as fileiras de todas as organizações que lutam contra os EUA e seus aliados no Oriente Médio, aumentando a tensão mundial.

O Partido dos Trabalhadores soma sua voz à condenação dos ataques que estão sendo perpetrados pelas forças armadas de Israel contra o território palestino e convoca seus militantes a engrossarem as manifestações contra a guerra e pela paz que estão sendo organizadas em todo o Brasil e no mundo. O PT reafirma, finalmente, seu integral apoio à causa palestina.

Ricardo Berzoini
Presidente nacional do PT
Valter Pomar
Secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores

6 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, porque esses petistas não exigem logo que o Lula rompa as relações com Israel? Pra que esse tipo de notinha hipócrita? Para amansar o público interno?

Anônimo disse...

Apesar de considerar correto o conteúdo da nota do PT, concordo com o questionamento do Anônimo ! Se o PT, que diz apoiar integralmente a causa Palestina, é o partido do Presidente da Reública, porque não exige do Lula o rompimento de relações com Israel ? Vale lembrar que o governo Lula vem aprofundando relações com Israel desde seu primeiro Mandato conforme apontam notícias publicadas na Internet, senão vejamos: "O acordo teve início na vinda ao Brasil, do atual primeiro ministro israelense – na época ministro de Indústria e Comércio do Estado de Israel, EHUD OLMERT, em março de 2005 – e elaborado durante as visitas a Israel, dos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, e Luiz Fernando Furlan, no mesmo ano". (http://www.lexuniversal.com/pt/news/2008) Além dos acordos bilaterais, o Brasil participou ativamente das negociações que resultou na assinatura de um Tratado de Livre Comércio (TLC) do MERCOSUL com Israel em 18/12/2007, o primeiro do Bloco com um país não Latino-Americano ! O que o PT diz disso ? Vale destacar ainda a oposição explícita dos mais importantes Movimentos Sociais do Brasil e da América Latina - praticamente toda a esquerda - faz a ocupação militar do Brasil no Haiti. Por quê o PT não exige do governo Lula a retirada imediata da tropa brasileira que reprime o povo do Haiti ?

Anônimo disse...

Eliomar,

Umas perguntas que não querem calar:
Por que o PT não se indigna também com os crimes cometidos em Cuba por Fidel e Raul Castro, que já ceifaram a vida de quase 70.000 cubanos, condenando a população a viver excluída e sem a mais elementar liberdade na ilha-prisão?

Por que o PT não condena publicamente os narcoterroristas das FARC, que sequestraram e mantêm em cativeiro cerca de 700 civis que padecem acorrentados os horrores da selva por longos anos, privados de seus direitos fundamentais?

Por que o PT não divulga nota considerando "criminoso" o déspota sanguinário Robert Mugabe do Zimbabue, que desde 1980 está agarrado ao poder praticando toda sorte de crimes? Mas, em vez de condenar, o governo petista de Lula assina acordo de cooperação técnica com o Zimbabue, levando recursos brasileiros para ajudar um ditador cruel e violento, que mantem 80% de seu povo abaixo da linha de pobreza.

Pode até ser que a revanche de Israel seja desproporcional. Não aprovo a guerra, mas convenhamos: o Hamas violou a trégua de paz, passou 20 dias ininterruptos lançando foguetes contra a população civil de Israel, chegando ao incrivel número de 80 foguetes num só dia. E ninguém protestou nem ninguem condenou. Quando Israel reage, aí um bando de fanático mulçumano já transforma os terroristas do Hamas em vítimas e tenta cassar o direito de Israel se defender. E outro bando de petista faz coro, como se suas intenções fossem isentas e sérias.

Ô povo pra gostar de terrorista e arruaceiro, só é esse do PT!!!

Carol

Anônimo disse...

EITA ELIOMAR, VEM BOMBA POR AÍ!!! A POLÍCIA FEDERAL ESTÁ DE OLHO NO JUDICIÁRIO DO NORSDESTE....QUEM TIVER RABO PRESO QUE CUIDE DE SE PIRULITAR...POIS SE FICAR, É BEM CAPAZ DE GANHAR AS " PULSEIRAS DE ROBERTO CARLOS"...DE BRINDE DA PF....

Anônimo disse...

Tenho estado a Gaza. A primeira coisa a dizer é que o padrão de vida para a maioria das pessoas lá é maior do que para a maioria das pessoas no Ceará.

Hamas é uma organização extremista racista que glórias na morte. Tem ilegalmente e violentamente tomou o poder em Gaza. Lançou não provocado ataques contra alvos civis israelenses. O seu objectivo político é o extermínio de um Estado membro das Nações Unidas.

Israel tem sido historicamente na errado. No entanto, se retiraram da Faixa de Gaza. Eles desmantelou seus assentamentos lá. Eles estão a negociar a criação de um Estado palestiniano. Na verdade, um acordo foi alcançado por Bill Clinton, mas Yasser Arafat decidiu não assinar porque Hamas iria matá-lo.

Inocentes mortos são sempre inaceitáveis. Ao dar esperança ao Hamas, o PT são, simplesmente, que prorroga o prazo até Hamas aceitar que eles precisam conversar.

Anônimo disse...

Eliomar,
Por acaso as pessoas sabem que Israel se retirou completamente de Gaza há cerca de dois anos? Por acaso sabem que após as eleições os palestinos iniciaram uma guerra civil que fez civis palestinos dizerem que preferiam a ocupação israelense (veja entrevistas da época - de TVs Arabes)? Por acaso sabem que a Cisjordânia está muito bem, sob governo do Fatah e sem o Hamas? Por acaso sabem que o Hamas lança foguetes a partir de escolas para evitar bobmbardeios Israelenses, sob pena destes virarem manchetes nos jornais do mundo. Por acaso sabem que o número de mortos pelos foguetes palestinos só é pequeno devido ao enorme número de abrigos anti-aéreos que tiveram que ser construidos em Israel? Por acaso condenam o Hamas por desprezar a vida de seus compatriotas? Por acaso consideram que o povo palestino, através do Hamas, é usado como bucha de canhão (e as vezes como a própria bala)?
Golda Meyer certa vez disse algo assim: Quando os palestinos amarem seus filhos, tanto quanto nos odeiam, haverá paz.
Se és imparcial, publicará este comentário! Ou você acha que israel faz isso por pura maldade, e por querer a palestina de volta? Os ataques de Israel são dirigidos ao Hamas, os do Hamas são dirigidos aos civis israelenses!!