segunda-feira, 2 de março de 2009
DNIT CONSEGUE LICENÇA E AUTORIZAÇÃO DA SPU PARA RETOMAR OBRA DA PONTE DO COCÓ
Obra só tem 75% realizada.
O superintendente estadual do Dnit, Guedes Ceará, informou nesta segunda-feira ter resolvido as duas últimas pendências que atrasavam o lançamento do edital de licitação para conclusão da Ponte do Cocó (Sabiaguaba). Diz ele para o Blog:
"Caro Eliomar de Lima,
Recebemos, na última sexta feira, a Licença de Instalação n. 586/2009 do IBAMA. Também nesta mesma data recebemos a autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU)), conforme Portaria No 04/2009, para execução da obra.
Como já temos o novo projeto aprovado com recursos da ordem de R$ 9,7 milhões garantidos pelo Ministério dos Transportes, além da liberação da obra pelo TCU, só faltavam a licença ambiental e essa autorização.
Portanto, dentro de 15 dias publicaremos o edital de licitação e, desta forma, esperamos começar tudo ainda neste semestre. Assumimos esse compromisso quando chegamos ao DNIT em 03 de março de 2008."
Sem mais,
Guedes Ceará
Superintendente Dnit/Ceará.
VAMOS NÓS - Mãos à obra, portanto, Dnit.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Prezado jornalista Elimar de Lima: seria muitíssimo importante que a sociedade tomasse conhecimento do teor do parecer do IBAMA que concede a licença ambiental para construção da ponte sobre o Cocó,na área Praia do Futuro/Sabiaguaba. Só assim poderíamos de fato entender os encaminhamentos em relação a esse processo de construção da ponte, que aliás iniciou no âmbito da Prefeitura Municipal de Fortaleza, e parece que está saindo dessa âmbito, sem que tenhamos ouvido o Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMAM e o Conselho Estadual do Meio Ambiente. A legislação ambiental brasileira obriga a consideração dos impactos ambientais de obras de engenharia e outras não apenas no local exato da intalação da obra, mas nas circuvizinhas. Quais são as medidas tomadas para preservar as dunas e as praias da Sabiaguaba e da Praia do Futuro, com essa ponte construída??. Essa licença ambiental saiu de alguma audiência pública?? Sabemos que os únicos que gritam a favor dessa ponte são os que têm interesse na especulação imobiliária, pois essa seria a forma mais imediata, a mais barata para os especuladores (é o poder público que vai pagar por ela!) e também a mais eficaz, de colocar terrenos até agora inacessíveis no mercado imobiliário urbano, dando espaço à especulação imobiliária. Essas pessoas querem chamar esses interesses especulativos de 'progresso'! Já não podemos mais usar esse argumento para autorizar e oficializar a destruição de nossas dunas, nossos manguezal, nossos rios, nossa lagoa, nossa cultura! É realmente lastimável que as nossas instituições funcionem apenas para beneficiar alguns interesses privados e em nome deles, destruir toda a riqueza que por sorte a natureza nos presenteou.
Espero que se aproveite a construção da ponte para realizar uma obra de arte. Muitas cidades mundo afora são conhecidas por suas pontes... Seria a nossa oportunidade de não repetir a do Rio Ceará, na Barra... A cidade de Natal (RN) construiu recentemente uma ponte e esta virou agora um ponto turístico... Com inteligência isso pode ser feito sem aumentar os custos... Inclusive criando um parque na área... Fortaleza merece...
Parabéns ao Dnit pelo conclusão dos problemas para início da ponte que é de suma importancia para o desenvolvimento de nossa cidade principalmente na zona praiana da Sabiaguaba.
Moro nas proximidades da ponte, aguardo ansiosamente pela solução desse problema que dura muitos anos, iclusive temos inúmeros assaltos nesta região proximo da ponte.
Será um importante mecanismo para crescimento do turismo de Fortaleza e também da praia do futuro,torço fervorosamente para finalmente sair essa obra.
Grande,Guedes Neto!Você é o PREFEITO que Fortaleza está precisando há tempos:Competente,sério,trabalhador,excelente gestor.
Admiradora Secreta
PS:O protesto vazio é a arma dos incapazes de realizações para o bem comum.
Vá em frente!
Foto muito boa Eliomar, realmente ajuda a compreender o desenho de toda região, não pode ficar sem a legenda do autor.
Sobre a obra a foto tbm é bastante reveladora qto ao futuro dessa ponte, observem qualquer imagem desse esqueleto de concreto e verão uma grande e majestosa duna ocupando o espaço que lhe pertence.
O direito de apreciar e estar no cocó, com seu mar, rios e dunas, pertence a qualquer um, cearense, brasileiro ou estrangeiro. O Cocó é um ícone por si só não precisa de artificialidades para justificar sua beleza. E por fim, a defesa dessa beleza original é que deve ser buscada não sua exploração predatória.
Que excelente notícia nós fortalezense esperamos pela ponte de Sabiaguaba a muitos anos, agora estou acreditando que essa ponte vai!
Postar um comentário