segunda-feira, 2 de março de 2009

TST SOB NOVA DIREÇÃO


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará, nesta segunda-feira, às 17 horas, em Brasília, sessão solene de posse da sua nova direção para o biênio 2009/2011. Seguindo a tradição do Tribunal de observar a ordem de antiguidade, assume a presidência o ministro Milton de Moura França. A vice-presidência será exercida pelo ministro João Oreste Dalazen e a corregedoria-geral da Justiça do Trabalho pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
O ministro Moura França tem 67 anos e nasceu em Cunha, no interior de São Paulo. Formou-se em Direito pela Universidade de Taubaté, cidade em que atuou como advogado e professor. Em 1975, ingressou na magistratura do Trabalho. Foi promovido a juiz do TRT da 15ª Região (com sede em Campinas/SP) em 1991, e cinco anos depois chegou a ministro do TST, onde, nos dois últimos anos, exerceu a Vice-Presidência.
Já o ministro João Oreste Dalazen, de 56 anos, é gaúcho de Getúlio Vargas, mas fez carreira como juiz do Trabalho no Paraná, iniciada em 1980. Ele também chegou ao TST em 1996, e é professor de Direito na Universidade de Brasília. De 2007 a 2009, exerceu o cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho e, nessa condição, visitou todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (vários deles mais de uma vez) a fim de verificar a regularidade da tramitação processual e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

DETALHE - O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, seguiu neste domingo para Brasília. Retomará atividades e conferirá a solenidade de posse no TST. Quem já está em Brasília para a cerimônia é o presidente do TRT-7ª Região, desembargador federal José Antônio Parente.

Nenhum comentário: