quinta-feira, 5 de março de 2009
UM GRITO DE ALERTA POR CANOA QUEBRADA
Arquivo do Blog
Recebemos esse alerta do leitor João Luís Joventino, morador de Aracati (Litoral Leste do Ceará). Ele lança um alerta contra o quadro de ameaça à praia de Canoa Quebrada. Confira:
"A tão falada Canoa Quebrada no município de Aracati está passando por problemas ambientais seríssimos no ano em que o município acaba de receber o selo de município verde do Governo do Estado.
São eles: construções em falésias, dunas e lagoas, destruição de sítios arqueológicos, desmonte de dunas fixa e móvel, cercas em áreas de APP, carcinicultura em áreas de mangues e carnaubal, retirada de carnaubeira para plantar eucalipto, salinização de poços e lençõl freático e parques de energia eolica em cima do aqüiféro que abastece o município de Aracati.
Tudo isso as claras para quem quiser ver, basta percorrer a APA de Canoa Quebrada e região. Nínguém ver isso, não tem fiscalização e justiça que dê jeito. Tudo pode dentro da APA de Canoa e do município de Aracati basta pagar.
A internacional Canoa Quebrada, que é conhecida pelo seus recursos naturais, está ameaçada por empreendimentos e pessoas que usam um discurso arrogante de que ísso é o progresso, desenvolvimento.
Hoje a Canoa Quebrada e região se encontram numa furada. A perseguição aqui é grande para quem quer o bem do município de Aracati."
* João Luís Joventino do Nascimento
Natural do Cumbe - Aracati
Membro da Realce, conselheiro da APA e COMDEMA de Aracati-CE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Parabéns Sr. João Luis!!Perfeita sua análise, é um desenvolvimento equivocado, aquele que acontece só no aspecto econômico para poucos. Fica a lacuna no social, ambiental, cultural, enfim um desenvolvimento empobrecedor.
Eliane
Há muito,Canoa Quebrada deixou de ser um patrimônio cearense,diante da invasão desenfreada de estrangeiros.Os nativos,já não são mais os mesmos,com a pobreza imperando e o escravismo branco sendo fonte de sobrevivência.Para os mais observadores,basta uma olhada,ligeira que seja,sobre o lugarejo,para perceber que o "progresso" vem deixando vícios arraigados naquela local.Vícios piores do que aqueles que,indiretamente,contribuíram para a divulgação de Canoa no exterior,até mesmo com o beneplácito dos que deveriam reprimi-los.
Postar um comentário