quarta-feira, 22 de abril de 2009

EX-PROCURADOR GERAL DO MUNICÍPIO VÊ JOGO DE CENA NO PROCESSO SUCESSÓRIO DA OAB-CE


Do ex-procurador geral do município, Deodato Ramalho, recebemos nota na qual ele garante não votar nem ter simpatias por uma possível candidatura do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (Caace), Valdetário Monteiro, para presidente da OAB-CE. Confira.

Caro Eliomar de Lima,

Mesmo "consultando" diariamente o seu prestigiado blog, confesso que passei batido nessa postagem sobre a próxima eleição na OAB. Mesmo considerando o fato de você não haver mencionado que eu estaria propenso a apoiar a possível candidatura do Dr. Valdetário, já que referiu apenas a um pretenso apoio de advogados e advogadas a mim ligados, quero dizer que, da minha parte, não há a menor possibilidade desse apoio. A atual direção da OAB/CE, da qual faz parte o Dr. Valdetário, não reúne as condições de independência necessárias para conduzir a entidade.
Ao contrário, a Ordem encontra-se totalmente inerte diante das enormes dificuldades no exercício da advocacia no Ceará. Eventuais medidas de cunho clientelista, promovidas com dinheiro da categoria pela CAACE, no meu sentir, ao contrário de credenciar seus dirigentes, os descredenciam, especialmente diante da omissão quanto aos reais problemas da categoria, que vão desde a avassaladora ação de "grandes" escritórios, comandados por falsos iluminados, numa cabala de clientela desleal, até o simples, porém necessário, atendimento prestado aos advogados na secretarias de Varas, passam bem longe da preocupação do Dr. Hélio Leitão e de seu fiel escudeiro Valdetário.
Eventuais desentimentos entre ambos é apenas um jogo de cena, bem próprio dos dois, como restou comprovado na gestão anterior.Da minha parte, na verdade, tudo farei para despertar na Classe uma vontade coletiva de construir uma Ordem altiva, independente, capaz, portanto, de discutir os graves problemas da advocacia cearense, cujo ponto fundamental é a luta por um Judiciário verdadeiramente republicano.
Estou cada vez mais convencido que a presidência da OAB deve ser ocupada por um advogado ou advogada que não carregue consigo nenhum tipo de conveniência, já que, para mim, esta é única condição de termos uma OAB capaz de enfrentar as mazelas dessa relação advocacia-judiciário.

Deodato Ramalho
Advogado

20 comentários:

Anônimo disse...

É de se esperar que o ex-procurador do Municipio de Fortaleza e ex-vice-presidente da OAB, Dr. Deodato Ramalho, não dê apoio ao Dr. Valdetario.
Apesar de os dois terem caminhado juntos em 2003, tendo elegido o presidente da OAB/CE, Dr. Hélio Leitão, acompanhados do Dr. Paulo Quesado contra Dr. Candido Albuquerque, eles ficaram separados na eleição seguinte, onde o Dr. Valdetario apoiou o Dr. Hélio Leitão, junto com com Dr. Paulo e tantos outros, e o Dr. Deodato trabalhando na Regional da Prefeitura de Fortaleza apoiou o Dr Alberto Fernandes.
Esta dita eleição foi a mais vergonhosa que a advocacia já viu.
Nenhum dos que dela participaram falam com orgulho do que aconteceu, nem oposição, nem situação.
Dessa forma vejo como natural que o Dr Deodato fique contra qualquer candidatura do lado do Dr Hélio.
Votei nele para vereador e espero que entre logo, a Camara está muito fraca e precisa de um vereador atuante como ele.
Jose Matias Costa

Anônimo disse...

Caro Eliomar, o Dr. Deodato Ramalho ao fazer comentários sobre a sucessão da OAB/CE o faz sem credenciamento, pois jogo de cena é o que ele faz, é intimamente ligado ao PT, que não faz nada pela nossa capital, ele sim tenta se credenciar, mas já sabemos o final da história quando um esquerdista quer moralizar, é dinheiro na cueca, reveillon super faturado sem falar que na eleição passada da OAB que os vinda dos petistas como o Deodato e João Alfredo somente afogou mais ainda a candidatura do Dr. Alberto Fernandes, tenho certeza que existem nomes bem melhores do que o Dr. Valdetário e do Dr. Deodato.

Anônimo disse...

Muito bom o comentário do Dr. Deodato. No entanto, ele carece de conhecimento da realidade. O trabalho feito hoje na CAACE não é clientelista. É um trabalho voltado para a classe, visando dá condicões de trabalho aos advogados. Aliás, o nome é CAIXA DE ASSISTÊNCIA. Tem que dá assistência aos advogados, principalmente aqueles que estão iniciando as carreiras.
Agora, o dr. Deodato é filiado ao PT. Será que ele é livre de "conveniências" para assumir a presidência da ordem? Como petista, ele deve saber que o que mais o pt tem feito é aparelhar as instituições públicas e civis em função dos seus interesses políticos. Dr. Deodato não existe instituição imparcial, pura, 100% autônoma. Parabéns Dr. Valdetário pelo brilhante trabalho. Tou com vc!

Anônimo disse...

Eliomar, e o Deodato é o homem da isenção!

Anônimo disse...

Tanto faz Zé como Cazuza. É tudo farinha do mesmo saco...Socorrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

O Dr. Valdetário Andrade vem desenvolvendo um brilhante trabalho junto a CAACE, e conto com a sua candidatura para o próximo mandato de Presidente junto a OAB-CE.

Anônimo disse...

Que alívio, logo vi que o guerreiro advogado Deodato Ramalho não ia abrir mão de sua luta. Esse pessoal da OAb de hoje virou um grupelho de interesses particulares.

Anônimo disse...

Prezado Eliomar,

Venho aqui, não como jornalista, mas como advogado, tecer breve cometário sobre o processo sucessório de nossa OAB. É bem verdade que estamos um pouco distantes do processo eleitoral para a OAB Ceará. Mas já é tempo dos nobres colegas traçarem metas rumo as eleições de nossa seccional. Creio, sim, que pode estar havendo um jogo de cena. Mas não por parte do nobre colega Valdetário Andrade Monteiro, que desde já coloca seu nome para a avaliação dos demais colegas advogados e advogadas. Que existem problemas relacionados à nossa categoria profissional, bem sabemos que existem. Mas não podemos atribuí-los como responsabilidade do Dr. Valdetário Monteiro, atual presidente da CAACE. Se existem problemas relacionados a nós militantes da advocacia, estes são por conta de alguma omissão da OAB. A CAACE- Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará, como o nome já explicíta é uma entidade voltada ao lado assistencial de nossa classe. Problemas relacionados as secretarias das varas, e dificuldades no labor advocatício, deve-se ser cobrado à Seccional da OAB Ceará, quetem o poder de fiscalizar a profissão e nos representar.
Ao contrário do que muitos alardeiam, a CAACE ao longo dos últimos anos fez um excelente trabalho em prol de nossa categoria, como novos convênios, interiorização, novas salas para advogados, bem como nosso plano previdenciário. Estas conquistas da diretoria da CAACE, sem dúvida, credencia o Dr. Valdetário Andrade Monteiro a propor uma possível candidatura. Não creio que o mesmo seja fiel escudeiro do Dr. Hélio Leitão, pois se o fosse estaria descredenciado a nos representar.
Mas quando falam em jogo de cena, acreditamos que este jogo parta do atual presidente da ordem. Pois quando de sua primeira candidatura à OAB Ceará, defendeu a tese de que o nosso então presidente Dr. Paulo Quezado, não disputasse o terceiro mandato a frente de nossa OAB. Agora o pouco que sabemos, é que o nobre Presidente de nossa OAB, tenta se reeleger pela terceira vez. Isso sem falar que, já comentam, o mesmo talvez irá pleitear um cargo político em 2010, o que lhe é legítimo e moralmente aceito como cidadão cearense em gozo de seus direitos políticos. Agora´, o que nós militantes da advocacia não podemos aceitar, é a perpetuação no poder com um terceiro mandato. O Cargo de Presidente da OAB dá uma boa visibilidade social, mas deve-se preocupar também com os problemas de nossa classe. A alternância de poder poderá renovar os quadros da OAB, de modo que a entidade volte a ter o devido respaldo social que tinha há bem pouco tempo atrás, com uma atuação mais efetiva de suas comissões temáticas, como a de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.Mas o certo é que neste ano, nós advogados e advogadas, teremos nova oportunidade de definir os rumos de nossa prestigiosa entidade. Devemos sim, ser pragmáticos e altruístas, de modo a permitir uma oxigenação em nossa OAB Ceará.

Fernando Dantas
Advogado e Jornalista

Anônimo disse...

Eliomar o Dr. Deodato Ramalho é um profissional ético alem de competente. É desses raros homens publicos que nao abdicam jamais de sua consciencia. Nao sou advogado, mas ficaria feliz se à frente da OAB tivessemos pessoas do porte moral do mesmo. Carlos Jarbas

João Rodrigues disse...

Triste um advogado dizer que a principal coisa a se fazer pelos advogados é o clientelismo da CAACE. Isso aí é a história romana do pão e circo. O mais importante, que é enfrentar os esquemas entre advogados e justiça, o dr. Hélio Leitão e a sua turma foge do assunto como o diabo foge da cruz. Também pudera.
E a vergonhosa compra de voto no dia da eleição com uma caixa da OAB na boca da urna?

Anônimo disse...

Será possível alguém imaginar o Dr. Valdetário Monteiro presidente da OAB com as ligações profissionais que ele tem? Ele e o Hélio Leitão, esses sim, são farinha do mesmo saco. Chega de OAB como apêndice do Judiciário. Não adianta nada ter uma sala com computador, ter um engraxate (hilário), ter um ônibus, se não tiver a mínima atuação em defesa das prerrogativas dos advogados.
João Rodrigues

Anônimo disse...

Afirmar que o Valdetario será presidente ou não, acho que é prematuro.
Agora dizer que é errado ele ter construido isso ou aquilo, como consultórios de dentistas para nós advogados, feito uma clinica de fisioterapia, serviço de van, hotel por todo o interior, campanhas disso e daquilo, isso ninguem pode afirmar pois a Caixa é de assistência e como tal tem de assistir ao advogado.
Ter engraxate, computador, dentista e todo tipo de serviço é muito bom, agora dai se vai ser um bom presidente ou não da OAB é outra história.
Uma coisa é certa, este moço tem se mostrado trabalhador e aplicado. Vou votar nele, estamos fatigados só de papo, queremos alguem que diga e faça.
Abelardo Ferreira

Ciro Vargas disse...

A postulação da presidência da OAB deve recair sobre advogados com reconhecimento junto a classe. Tanto Hélio Leitão quanto Valdetário são egressos de um movimento na OAB inteiramente dissociado dos interesses da grande maioria dos advogados. Exercendo uma "advocacia de contatos" estão distantes dos maiores problemas que um advogado comum enfrenta. Por essa razão também é que o o atual presidente é pessoa tão insensível aos problemas sociais da cidade e do estado. Durante sua gestão houve tortura em delegacias, assassinato de jovens por policiais, entre outros fatos sociais e a OAB esteve distante, fria. O Dr. Valdetário é advogado dos grandes grupos econômicos do Estado e está na CAACE como parte de um plano para a presidência. Não tem o menor interesse na vida dos advogados ou na melhora do seu oficio. Infelizmente, a OAB terá dias cinzas pela frente. As luzes que tenta jogar o Dr. Deodato são ainda tímidas e a classe precisa ACORDAR DESSE SONO LETÁRGICO, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

Anônimo disse...

Se o Dr. Valdetário é advogado de grande grupos é sinal de que ele é competente. Essa não é a questão. Afinal, todos têm direito a advogado, à defesa. Parece até que é um crime ser advogado de empresários, de grupos econômicos. O que deve ser debatido é se ele ou qualquer outro postulante ao cargo tem compromisso com a classe. Na minha humilde avaliação ele tem demonstrado que sim. Seu trabalho tem demonstrado isso. É preciso aliar a valorização da categoria com conquistas. Isso tem sido feito. Mas o debate está só no começo. Muita coisa vem pela frente.

Anônimo disse...

Sinceramente o Dr. deodato foi super infeliz em seu comentário sobre a pessoa do Valdetário Monteiro. Em primeiro lugar não podemos confudir o que compete ao presidente da OAB e o que compete ao presidente CAACE, assim, o Valdetário a frente de nossa valoroza CAACE tem sim, trabalhado incansavelmente em prol da classe ao que ele compete. Nunca na história da CAACE presenciamos em seu patrimônio 3 consultórios odontológicos, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço de hotel de trânsito e muito mais... diferentemente das gestões anteriores, o Valdetário conseguiu aparelhar a CAACE e todo o dinheiro ao invés de ser usado em serviços tercerizados, ficou na própria sede... todos os equipamentos são nossos... da classse... caro Valdetário, tenho certeza que a exemplar gestão que tem feito junto aos seus demais diretores, não pdoendo também esquecer do nobre colega Leandro Vasques, é uma gestão que ficará não só em nossa memória, mas também na história da CAACE... Valdetário, estou com você e muito feliz ao saber se foi capaz de fazer tudo isso pela CAACE, imagine na OAB... Vamos a luta e aos invejosos em que nada contribuem para a classe ficará apenas nosso sorríso de vitória.

Anônimo disse...

Caros colegas ,

A advocacia cearense grita por reais atitudes não ser apenas uma nota em jornal, mas em ser real em ter atitudes com começo meio e fim participei da segunda campanha de Hélio H. como estudante e achava ele o Maximo mas agora como militante vejo suas falhas gritantes todos dizem que Valdetário é metido que só trabalha para ricos que bom talvez seja por ser tão capaz bom isso não tem nada haver com campanha o que vejo nos fóruns que é onde o advogado anda é que quando hélio vai todos comentam o presidente o pres... mas apenas 1 ou 2 tem real abertura para cumprimentá-lo já Valdetário é sempre bem quisto e fala com todos vive sempre fazendo enquetes para saber nossas sugestões e necessidades dos ele é rico pobre eu sei não importa o que realmente importa é que ele se mostra interessado em que nós precisamos e quero que ele realmente seja presidente. Qual seu número? Valdetário Andrade Monteiro presidente da OAB 2010. Meu voto e de meu pai é seu.

Anônimo disse...

alguém sabe quem é o sócio do valdetário? será que ele vai ter independência? será que ele conhece os problemas da maioria da classe? um grandeproblema da oab é que a maioria dos votantes são estudantes para concursos e não sabem dos reais problemas do dia-a-dia.

Anônimo disse...

Falar... blá blá é fácil... AGIR (eis a questão), vocês advogados, visitem as subseções e vejam os depoimentos dos militantes destas regiões. Quem deveria dar assistência minima aos advogados do interior é a OAB-CE e que tem realmente se preocupado em ajudar as subseções tem sido o Valdetário, prova disso são os boletins e fotos que comprovam a entrega de computadores, impressoras e fax para facilitar a labuta diária dos advogados, esta assistência não é pra ser da CAACE, mas sim dos cofres da OAB, que deve zelar por suas salas e representantes nos respectivos interiores... Acorda Hélioooooooooo

Anônimo disse...

Os sócios do Valdetário em nada tem haver em sua candidatura. Porfavor colegas, não vamos levar para o lado pessoal, se você não sabe o Valdetário tem vasta história pela OAB, foi Secretário Geral, Presidente da Comissão de Acesso a Justiça, Presidente da CAACE, e você quer mais? precisa de um curriculo melhor que este? ele é quem sabe de tudo, que esteve trabalhando mesmo? e vocês sabem quanto ele ganhou prestando estes serviços? NADA! porque é um trabalho voluntário... agora imaginem, se o Valdetário está em um escritório de porte invejável, concordem e aceitem comigo... é porque ele PODE! se ele se destacou e ocupa um espaço valoroso e invejado por muitos, então TRABALHEM COMO ELE! mas não confundam sua competência e para quem advoga com sua candidatura... É digno de se dizer: Caro Valdetário, comparo sua gestão a de JK, sendo que a sua você FEZ 30 anos em 3... agora queremos sua revolução na OAB-CE... é isso aí!
Dra. Marilian Pessoa

Anônimo disse...

A pergunta não é quem é o sócio? Pois isso não importa para ser candidato a presidente da OAB e nos ajudar...... A PERGUNTA É. O que Hélio fez em 6 anos e Valdetário o que fez em 3? Ainda quer mais HÉLIO CHAVES?