domingo, 19 de abril de 2009

O DOMINGO DO SANTO DAS CAUSAS URGENTES


No Dia de Santo Expedito, sempre evocado nos casos que exigem solução imediata, diversas paróquias realizam programação especial em Fortaleza. Durante todo o dia de hoje, missas e procissões marcam os festejos.Com o tema “Que o sangue derramado de Santo Expedito seja semente de evangelização, promovendo a justiça e a paz do Cristo Ressuscitado”, a comunidade do bairro Itapery encerra hoje a programação em homenagem ao santo, que vinha sendo realizada desde o início da semana. Às 10 horas, terá início a Manhã da Misericórdia com terço de adoração ao Santíssimo e missa ao meio-dia. Às 17 horas, uma procissão sairá pelas ruas do bairro e, às 18 horas, uma missa fechará as comemorações na Capela de Santo Expedito. De acordo com a agente pastoral Mila Oliveira, uma das coordenadoras da programação, a expectativa é que pelo menos 5 mil pessoas participem da festa. “A cada ano tem crescido mais a quantidade de fiéis. Isso se deve à necessidade que as pessoas têm de acreditar em algo e também aos desafios que precisamos enfrentar todos os dias, cada vez mais difíceis”, disse. “E a oração é sempre um fonte de inspiração e um canal de comunicação com Deus”. Mila afirma que a programação, além de exaltar a vida de Santo Expedito, serve também para promover momentos de fraternidade entre os membros da comunidade. “É importante estarmos em harmonia e unidos em torno do bem”. Na Paróquia de Santa Luzia, no Meireles, o tema geral dos festejos de Santo Expedito é “Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o senhor”. Hoje e amanhã, a partir das 18 horas, acontecem louvor, oração, terço e ladainha, terminando com uma celebração eucarística. O domingo também será de festa na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Montese.

PROCISSÃO

Cinco mil fiéis são esperados, na tarde de hoje, somente para a procissão de Santo Expedito pelas ruas do bairro Itapery, entre outras programações."

(Diário do Nordeste)

3 comentários:

Editora Monobloco disse...

Caro jornalista Eliomar de Lima, a devoção aos santos vai além das fronteiras de credo. E com Santo Expedito não poderia ser diferente, os devotos (fiéis) o buscam pela necessidade e anseios de solução para os problemas, essencialmente marcado pela caracteristica "das causas urgentes". E, assim como Santo Expedito, São Francisco, São José e tantos outros, e claro sem esquecer o "Padre Cicero" que é santo paro o povo, Nossa Senhora mãe de Jesus é a grande referência de admiração, devoção e veneração para os católicos. E sem querer entrar no mérito do certo ou errado da devoção, mas já entrando, quero lhe dizer que o povo, cuja caracteristica é o sofrimento com suas mais variadas formas, encontra nessa espiritualide uma "poltrona de conforto," porque amenizam ou esquecem um pouco o sofrimento. Desta forma, meu caro jornalista, a devoção dos católicos aos santos é perfeitamente compreensivel. Não é fácil, pedir a solução dos problemas, mesmo que silenciosamente diante dos olhos de muitos, trata-se de um gesto de coragem e humildade.
Parabéns para a comunidade de Santo Expedito do Itapery pelo compromisso e respeito com a fé do povo.

Anônimo disse...

Para todos meditar se vale a pena continuar na idolatria.A idolatria provoca a IRA de Deus,faz com que Deus abandone o homem,deixando ele ir no seu destino que vai parar na prostituição,homem com homem e mulher com mulher.Tirando o propósito de Deus para o homem que foi que Deus fez,macho e fêmea,homem e mulher.Ou seja o pecado da idolatria(colocar qualquer outra coisa no lugar de Deus),gera o castigo da homosexualidade. Ou seja tira o propósito de Deus na criação humana
Gênesis 1:27
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
No livro de Romanos temos no primeiro capitulo a partir do versículo 18:
18 Porque do céu se manifesta a IRA de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
19 Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de HOMEM, corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.
26 Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.
28 E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
29 Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
30 Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
31 Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Anônimo disse...

DEUS é PODEROSO RESOLVER TODAS AS NOSSAS CAUSAS NÃO SÓ AS IMPOSSÍVEIS:

Jó 36:15
(Deus)- Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos.

Salmos 22:24
Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu.

Salmos 72:12
Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude.

*Porque invocar homens ou mulheres que já morreram, e não nos escuta, porque a Bíblia diz que não há comunicação entre vivos e mortos.
Marcos 12:27
Ora, Deus não é de mortos, mas sim, é Deus de vivos. Por isso vós errais muito.

Eclesiastes 9:5
Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

Isaías 8:19
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?