sexta-feira, 17 de agosto de 2007

CARAVANA INICIA DOMINGO PREGAÇÕES CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Uma caravana composta por especialistas e representantes de movimentos sociais percorrerá as principais capitais do Brasil a partir deste domingo, 19, para promover discussões e debates junto às universidades, prefeituras e governos sobre o polêmico projeto da transposição das águas do Rio São Francisco. Vai começar por Belo Horizonte e passar por todas as Capitais do Nordeste. Fortaleza, claro, foi incluída.

"O objetivo do grupo é alertar que a obra não resolverá os problemas da seca na região semi-árida do País e que ainda trará impactos negativos para a região e para a população", afirmou Apolo Heringer Lisboa, coordenador geral do Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que promove a revitalização da bacia do Rio das Velhas.

O Projeto de Integração da bacia do São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional (PISF), mais conhecido como projeto de transposição, está orçado em R$ 4,5 milhões e consiste na transferência de águas do Velho Chico para pequenos rios e açudes da região Nordeste que têm volume reduzido no período de estiagem.

As obras tiveram início em junho, no município de Cabrobó (PE), mas foram interrompidas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), no último dia 26, que suspendeu a licitação das obras. A medida foi tomada após mandado de segurança de três empresas que perderam a disputa."

(Agência Estado)

3 comentários:

Anônimo disse...

Sr.Eliomar, parabéns pela agilidade com que o blog propaga ações de interesse dos almofadinhas do sul, que não admitem que nada se faça por nossa região. Aliás, faltou essa agilidade para comentar as declarações do Sr.Paulo Zattolo contra o Estado do Piauí. Será que o blog faz parte também do "cansei"?

Eliomar de Lima disse...

CARO FERREIRA, FOI PROBLEMA MESMO DE TEMPO. SOU NORDESTINO E COM PARENTES DO PIAUÍ. VOCÊ ESTÁ NOS JULGANDO SEM NOS CONHECER, CARO AMIGO LEITOR. PEGA LEVE!
(Eliomar)

Leandro Durães disse...

SR. ferreira...

o projeto de transposição não é para priviligiar os nordestinos... a água será utilizada para culturas de camarão e frutas para exportação. ou você acha que o governo vai levar agua encanada à população difusa que mora ha quilômetros uma da outra? procure se informar sobre o projeto que custará 20 BILHÔES de reais. O banco mundial se recusou a financiar o projeto. A Gautama, estava pré qualificada para 12 das 14 licitações. O Ciro Gomes que é louco pela transposição é o maior criador de camarão da sua região.
fora as alterações albientais que não caberiam neste blog.