terça-feira, 14 de agosto de 2007

PETROBRÁS INICIA DIA 5 DE SETEMBRO OBRAS DA REFINARIA DE PERNAMBUCO

Eis uma notícia pra deixar com certa ponta de inveja Cid Gomes (PSB) e parlamentares principalmente da base aliada de Lula no Ceará. Confira:

"A Petrobras informou hoje que deve iniciar, no próximo dia 5, as obras de terraplanagem da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, que será construída em parceria com a estatal venezuelana PDVSA. Segundo o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, já está agendada uma cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Costa afirmou que espera a licença de instalação do empreendimento ainda este mês, a tempo de iniciar as obras no início de setembro. Há cerca de 60 dias, a Petrobras enviou à PDVSA proposta para a constituição de duas empresas e seus respectivos acordos de acionistas. Pela proposta, a empresa brasileira, responsável pela refinaria, teria 60% de participação da Petrobras e 40% da PDVSA. Já na empresa venezuelana, as participações seriam opostas. Essa companhia será responsável pela exploração e produção de reservas na Bacia do Orinoco, de onde sairão 100 mil barris por dia para serem refinados em Pernambuco.

No novo planejamento estratégico da Petrobras, a Refinaria Abreu e Lima teve o orçamento aumentado para US$ 4,5 bilhões - inicialmente, falava-se em US$ 2,5 bilhões - por conta de aumento de custos de serviços e equipamentos, segundo Costa. O projeto deve entrar em operação em 2010. O diretor da Petrobras afirmou que o cronograma está sendo tocado mesmo que a PDVSA ainda não tenha respondido às propostas de constituição das empresas."

(Agência Estado)

Nenhum comentário: