segunda-feira, 15 de outubro de 2007

PREÇO DOS DERIVADOS DO TRIGO NÃO DEVE MAIS AUMENTAR NESTE ANO, ANUNCIA ABIP


O preço dos derivados do trigo como o pão, por exemplo, não deve mais sofrer reajuste neste ano. Anunciou, nesta segunda-feira, o presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (aBip), Alexandre Pereira. Ele disse que nos últimos 10 meses, o trigo elevou preço em cerca de 90% e que a área da panificação reajustou ate´30%. "Nós não deveremos mais reajustar até o fim do ano, pois acreditamos que o trigo deve estabilizar a tabela a partir de dezembro", acentua Pereira.

Ele deixa claro que, mesmo com preço do trigo no pico, as padarias não reajustarão mais porque, na medida que há elevação na área, o consumo cai. "Pode até haver algum Estado reajustando, mas a Abip sugere para os sindicatos é que segurem o preço, pois em janeiro deveremos ter melhoria safra mundial.

Alexandre Pereira revelou que estados do Nordeste como o Ceará são atualmente os que apresentam preços mais elevados do trigo - R$ 90,00 a saca - por causa da taxação. "A taxação no Ceará, como nos demais estados do Nordeste, é a mais cara do Brasil. Temos a substituição tributária e, com isso, quando o panificador compra a farinha de trigo vem embutido em seu custo o ICMS até o consumidor", disse.

Conforme o dirigente da Abip, há também uma proteção nos Estados do Nordeste para que não importem farinha de trigo de outros Estados. E a gente acaba compra mais caro do que no Sul, por sua vez, conseguem mais barato a farinha argentina", explica..

2 comentários:

Anônimo disse...

Tão bomzinhos !

Anônimo disse...

Acho que o senhor Alexandre Pereira quer mais do que pão: quer cair no braço das massas em 2008.