O jornalista Themístocles de Castro e Silva questiona pesquisa que afirma estra o brasileiro disposto a apoiar o terceiro mandato do presidente Lula. Polêmico como sempre, ele define como "idiota" quem acreditar nessa história. Confira:
"Só mesmo um idiota acredita que apenas duas mil pessoas possam indicar a tendência ou preferência de 184 milhões de brasileiros. Pois é isso o que acaba de informar um tal Instituto Sensus, em pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Transporte. Dizem os jornais de terça-feira última que a pesquisa foi realizada entre 21 e 25 de abril, entrevistando duas mil pessoas em 136 municípios de 24 estados, em todas as cinco regiões do País. Mostra a pesquisa que 50,4% dos entrevistados são favoráveis a um terceiro mandato de Lula. Em novembro de 2007 , apontou o Datafolha uma rejeição de 65%. Apenas 31% apoiavam novo mandato. O que houve para mudança tão violenta da população? O que há de novidade são apenas novos escândalos, agora nos empréstimos do BNDS. Para que se tenha idéia da fajutice dessas pesquisas, basta que se diga o seguinte: o Brasil tem 5.506 municípios. Só foram ouvidos 136. Quais? Não diz. Nome e endereço das pessoas, nada. Nessa, a margem de erro é de três pontos percentuais, ao contrário do comum, que é de dois. Quem erra por dois ou três, erra por cinco ou dez. Quem fixa a margem de erro? Essas pesquisas em fase pré-eleitoral são o mais eficiente instrumento que os espertos inventaram para faturar. E o pior é que até os grandes jornais, sem analisá-las à luz da lógica e do bom senso, a elas dedicam repetidas manchetes, sem explicar como apenas duas mil possam indicar a tendência de mais de 184 milhões de pessoas. E por que só 24 estados? A conclusão que se tira é a de que o nível cultural do brasileiro está cada vez mais baixo. Será o PAC, que são verbas do Orçamento que todo governo é obrigado a aplicar? O que está fazendo agora foi feito nos quatro anos anteriores, quando o Brasil só ficou acima do Haiti. O governo era o mesmo e o dinheiro também do Orçamento. Só que não tinha nome. Agora, é PAC. Inventaram esse negócio de PAC para efeito editorial e promoção de sua “mãe” Dilma Roussef, que já experimentou muito xadrez pelos seus crimes como terrorista."
Themístocles de Castro e Silva - Jornalista e advogado.
(Jornal O POVO)
7 comentários:
Flash 1 - Embora não conhecendo o Jornalista Temístocles de Castro, quero agradecer a maneira gentil de me chamar de idiota só porque eu acredito que o terceiro mandado para o presidente Lula é tão certo como a epidemia de dengue aí no meu Ceara, e quanto ao resto da matéria “Um questionamento sobre pesquisa e terceiro mandado de Lula”, sem comentário. - Façanha de Fortaleza - Brasil
esse Themistocles é mesmo um fanático e lunático. Parou no tempo e não sabe.
Concordo com o grande jornalista Themístocles. Também ponho sob suspeita tudo o que produz esse governo petista. Há muito deixei de acreditar neles, pois considero-os capazes de tudo.
Um governo que compra políticos, que compra anões e mascates do jornalismo, que compra dossiês contra adversários, que compra bancadas inteiras no Congresso... quem me garante que não compra também institutos de pesquisas para manipular dados favoráveis?
O maior sintoma disso, qualquer brasileiro mais atento já percebeu: é só estourar um escândalo de falcatrua petista na midia que em dois dias pipoca uma pesquisa redondinha levantando a popularidade do Lula pras alturas. É no mínimo estranho, pra não dizer supeito.
Por isso, a lucidez do jornalista, aliada à sua vasta experiência como comentarista político, já o levou a questionar a tal pesquisa.
Carol
Só mesmo idiota ler suas baboseiras, me admiro muito como o jornal O POVO mantém em seus quadros um "jornalista" como esse.
O Themistocles, a cada dia, fica mais parecido com o Pedro de Lara...
Ô Robério, pede pra sair!!!
Vocês só querem ouvir coisas a favor de petistas, é? Pois saiba que a democracia pressupõe os opostos e contraditórios.
Enquanto vocês não conseguirem implantar o seu socialismo-bolivariano-totalitário, vai ter que aprender a aceitar opiniões contrárias e a reagir contrapondo argumentos, de preferência, inteligentes.
Vocês, petistas, que não conseguem amordaçar a imprensa (Ah! como desejam), incorporam logo a Dama de Copas do Alice no País das Maravilhas, bradando o "Cortem-lhe a cabeça" do jornalista?
Quequiéisso, companheiro? Aprenda a conviver com a democracia e a liberdade de imprensa!
Bruno
Eliomar há muito não comentava aqui, mas depois de ver uma entrevista dessa natureza não poderia deixar de dizer que o Sr Castro perdeu uma boa oportunidade de ficar calado, quando alguém fala do que não sabe é comum sair besteira. Não se deve questionar pesquisa pela quantidade de opiniões, em um exame sanguíneo não se tira todo o sangue para fazer a análise, isso se chama amostragem. Todos os institutos têm suas metodologias publicadas junto com os resultados das pesquisas, tirarem sua credibilidade não é tarefa para leigos. Fazendo um comparativo, para melhor ilustrar, a pesquisa que mais se aproximou do resultado das eleições presidenciais anteriores ouviu 3010 pessoas em 198 municípios. Nada muito distante desta que o jornalista criticou.
Postar um comentário