quinta-feira, 10 de julho de 2008

ADVOGADO FALA DE PROSTITUIÇÃO E CITA CÂMARA MUNICIPAL

O advogado Francisco Xavier Torres, com o artigo "Respeito às loiras", publicado no O POVO desta quinta-feira, traz à tona a crítica feita por Ciro Gomes (PSB) à situação de prostituição reinante na Capital cearense, ocasião em que ele soltou aquela polêmica frase: "Fortaleza virou um puteiro a céu aberto". Torres, no entanto, vai além e envolve nessa questão, inclusive, a Câmara Municipal de Fortaleza. Leia o artigo:

Toda crítica genérica é leviana. Refiro-me à expressão infeliz do deputado Ciro Gomes ao qualificar a cidade de Fortaleza como um puteiro a céu aberto, não obstante o conteúdo do seu artigo publicado nesse jornal. A nossa capital, "a loura desposada do sol que dormita à sombra dos palmares...", já tão decantada em versos e prosas por tão renomados poetas e escritores de conceito nacional. Berço de ilustres personalidades que dignificam a terra alencarina. Morada de milhares de famílias decentes que no último pleito sufragaram o nobre deputado como o mais votado do estado. E agora terem de ouvir tal acinte, é revoltante. O nobre deputado é bastante conhecido no meio político como uma pessoa temperamental e inconseqüente, que diz o que pensa e, ao que parece, ainda não tomou tento do prejuízo que isso lhe causa. Enquanto o prejuízo for só seu, tolera-se; ruim é quando esse comportamento prejudicar os interesses do Ceará. Segundo o dicionarista Aurélio Buarque a palavra puteiro significa: lugar de prostituição, casa de tolerância, bordel, harém, curro, cabaré, lupanar, casa de putaria. Apego-me à definição última por ser mais popular, ou seja, casa de putaria, que no dizer de quem a freqüenta, só se compara a Sodoma e Gomorra e/ou aos bacanais vividos na antiga Roma. E bote putaria nisso, afirmam seus apreciadores. Assim, nobre deputado, comparar Fortaleza a uma casa de putaria é ultrajante. Com o devido respeito às prostitutas, classe hoje organizada, que tem expressiva representação sindical, inclusive com assento na edilidade municipal, também ficou indignada. Mas Fortaleza não é constituída apenas da classe de prostitutas. Veja o nobre deputado, que Fortaleza também tem mulheres sindicalizadas em outras áreas laborais que albergam princípios outros, diametralmente opostos aos das respeitadas prostitutas, e que também estão indignadas e decepcionadas com seu comportamento atabalhoado e desrespeitoso. Assim, entendo aconselhável que o nobre deputado deve não só à Loura (representante dos fortalezenses) como à Loura Desposada do Sol (Fortaleza) um formal e sincero pedido de desculpas, pois nem mesmo a sua casa (Câmara dos Deputados), lugar de homéricos escândalos, ousaria eu, ainda que muitos discordem, defini-la como uma casa de putaria. Portanto, nobre deputado, mais respeito com as loiras, digo, com a cidade e o povo de Fortaleza.

Francisco Xavier Torres
Presidente da AACE - Associação dos Advogados do Estado do Ceará

13 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que tem disso lá na Câmar Municipal? E quem seria, nobre advogado?

Anônimo disse...

Esse advogado tá na obrigação de afirmar quem é a prostituta da Câmara..... Cad~e o Tim Gomes???

Anônimo disse...

Tem horas que fico a pensar. Em que situação estamos. Esse é o nível da advocacia cearense? Vixe, Maria....Aí fico até com medo de procurar a classe para alguma coisa;;;;;;;

Anônimo disse...

Presidente der uma entidade, com essa linguagem...Baixa....Ô turma mal representada essa...

Anônimo disse...

Esses vereadores são mesmo desrespeitados.....Duvido que fizessem esse tipo de comentário contra uma classe que se desse ao respeito.....

Anônimo disse...

Os advogados cearenses deviam ser melhores representados. Como pode, uma associação histórica entregue a uma pessoa que se comunica com esses termos??????

Anônimo disse...

Pelo visto esse rapaz não leu a imprensda da época. A própria presidente da Federação das Prostitutas não se sentiu atacada com a frase. Pelo contrário, bateui forte na Luizianne, dizendo que não precisava de sua "solidariedade"... Abre o olho garoto...

Anônimo disse...

Caro Eliomar,

Diante de tão mal traçadas e oblóquas linhas, tortas na sua essência, me impressionam os termos descriminatórios utilizados na opinativa. São referências desprezíveis, são citações inadequadas. Pena que passa para os anias da hiostória.

Pior, ainda, é com calma refletir que na essência, no âmago, as prostitutas - data venha o respeito que merecem, satisfazem profissionalmente desejos de terceiros, utilizand0-se, no caso, das curvas do corpo feminino(no caso em epígrafe)........Ou seja, são usadas para atingir um determinado objetivo.

Tenho dito.

Anônimo disse...

O artigo do advogado é bom. Retratou bem a indignação não só dele, mais acredito de uma considerável parcela dos cidadãos fortalezense. Só um reparo, talvez por não ter sido bem exposto, é sobre a representação da classe na Câmara Municipal. Será que a representação é da liberdade de expressão sexual, ou é mesmo de uma prostituta? Fora isto, o autor do artigo merece ser parabenizado.

Anônimo disse...

a frase do ciro não foi infeliz, ela não foi explicada, por que ele não explicou o que significa essa expressão ou o entrevistador ficou com medo de perguntar, é comum a gente ver os entrevistadores com medo do ciro, tambem pudera, o cara não pensa pra falar, se o ciro se referiu a prostituicao infantil na beira mar, ele tá certo, se essa expressão quer atingir as diveras quadrilhas politicas de nossa capital, cuja maior é a do PT, ele tambem acertou, são muitas negociatas politicas, muita sujeirada,mas afinal deputado o que o Senhor quis dizer com isso mesmo?, tente se expressar melhor, o Senhor é tão inteligente, mas tão nescio, e ainda teve gente aqui que defendeu a prostituicao, pergunta pra maioria dessas mulheres se elas preferiam outra vida.(sem preconceito algum, pois respeito a todos indistintamente), a maioria delas(não todas ) são pobres vitimas, e ciro não quis atingir a elas com certeza.

Anônimo disse...

Andou muito bem o advogado. Mostrou que tem sangue nas veias e diz o que pensa. Prostituta ou não, na câmara há a vereadora Debora Soft que teve como slogam de campanha a frase "Vote com prazer", trabalhava como stipper em casa noturna, fez fotos de sexo explícito e durante a campanha contou com os votos de 11 mil fortalezenses. Um febnômeno eleitoral.
Entre esses votantes muitos são dessa classe de prostitutas e/ou garotos e garotas de programa. Portanto, bem ou mal, a vereadora representa esses cidadãos.
O que é salutar mesmo nesse artigo não é ter tido alguém falando o que tem que ser dito desse tal Ciro Gomes.
O melhor mesmo foi enfim ver um advogado, a frente de uma entidade de classe, que fale algo com personalidade. Os advogados há muito tempo não tem alguém que os represente com altivez, só pessoas apagadas e sem sal.

Anônimo disse...

Esse advogado é muito corajoso. Queria vê-lo de tete a tete com o Ciro. Era faísca para todo lado...

Anônimo disse...

Pelo visto, o nobre advogado, não tem andado na José Bastos, na BR 116, na Duque de Caxias, na Clarindo de Queiroz, na Raul Barbosa, na Barra do Ceará e do cartão postal da beira mar. Alguém desconhece isso? A verdade muitas vezes causa dor, causa reflexão, mas alguém tem que falar. O Deputado não falou do povo de Fortaleza, muito menos da cidade, o que foi dito, e aí cabe a interpretação de cada um, foi que a cidade está mal cuidada, mal zelada, abandonada. Como estudante de Direito, estranha-me a preocupação de um representante de classe, que nada tem haver com a que, supostamente deveria ter se ofendido, o que não foi, chamar a responsabilidade pra si, talvez como ofendido ou sei lá o que, ao invés de lutar por uma categoria que está tão fragilizada, os advogados. Motivos para o senhor se preocupar com os advogados certamente não lhe falta: prerrogativas dos advogados, processo disciplinar sem a presença do advogado, o exagerado números de faculdades de Direito etc.