sexta-feira, 8 de agosto de 2008

CHICO ANÍSIO: "EU NÃO ACREDITO EM HUMOR SEM PALAVRAS"


Chico posando com este repórter.

E o ator e comediante Chico Anísio foi o convidado, desta sexta-feira, do projeto O Povo Quer Saber, da Rádio O POVO/CBN, de Fortaleza. Durante duas horas de entrevista, Chico falou de sua carreira, dos seus personagens e da sua vida atual onde, entre tantos afazeres, divide palco num show com um dos seus "afilhados": o humorista cearense Tom Cavalcante. Aliás, a partir das 21 horas desta sexta-feira, no Centro de Convenções, o fortalezense poderá conferi-los no palco. Algumas opiniões de quem entende de politica, esporte, artes e de saber fazer sorrir:

HUMORISTAS
"Um humorista, pra ficar pronto, leva uns 10 anos. Já um autor de humor leva uns cinco anos".

GLOBO
Na geladeira há anos na Rede Globo, Chico disse não mais ficar chateado porque a emissora não aproveita suas propostas e sugestões de novos programas na linha do humor. Mas observou ter consciência do que fez e que será lembrado por isso.

FORA DUNGA!
Entre várias afirmações de Chico, uma: reprova Dunga como técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Não entende como um soldado é promovido a general (Dunga nunca foi técnico).

SEM OURO
Chico ainda vaticinou: "O Brasil não vai trazer a Medalha de Ouro das Olimpíadas de Pequim.
Ele lamentou que falte no escrete nacional a figura do jogador líder tipo Zico, Rivelino, Ademir da Guia e tantos do passado. Sobre o craque Diego, tão endeusado pela Globo, disse: "Ele não é um monstro do futebol. O monstro é o que faz gol."

CASAMENTO
Seis vezes casado, disse que os filhos são razão de um casamento e o motivo pelo fim do casamento. Porque dividem o amor do casal.

TV BRASILEIRA
O maior homem da TV brasileiro no quesito criação e inovação é Daniel Filho. Na Supervisão, o Boni (José Bonifácio de Almeida)

LIVRO SOBRE CASAMENTO
Um dos sogros dele o reprovou, dizendo que ele não devia ter escrito porque não retrata bem a questão do casamento, no que Chico disse: "Meu sogro, o senhor entende bem da dona Maria, porque só foi casado com ela. Eu entendo: fiz seis casamentos."

MR. BEEN (humorista inglês)
É um equívoco. Eu não acredito em humor sem palavras.

MELHOR HUMORISTA DO MUNDO
Peter Sellers.

GOVERNO LULA
Não é asunto que comente muito. O Lula deum um golpe: botou a direita pra cuidar da economia e ficou com a parte social. "E foi a direita que endireitou a economia. Mas não há dúvida de que a situação melhorou".

* Entrevistadores
Demitri Túlio, Regina Ribeiro, Rui Lima e Tarcisio Matos, tendo como mediador Erick Guimaraes.

5 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Saiu engraçada a foto: parece que os dois se levantavam, quais meninos pegos de surpresa, inesperadamente. Em resumo: humor, como toda a arte, dá trabalho; Chico já passou para a Globo; a própria Globo vai passando; futebol já não é do Brasil só; casamentos, como a vida, são incertos, imprecisos; Lula é outro engodo nacional.

Célio Ferreira Facó disse...

Para Chico Anísio ver o que é o DESCASO DE LUIZIANNE e grupelho da reeleição por Fortaleza e como pretenderam SUBSTITUIR o trabalho de governar esta quarta metrópole do país pelos engodos do marketing e da verborréia. Eliomar de Lima, tendo referido (V. abaixo.) o estado ATUAL, deplorável, abandonado, da bela Estátua de Iracema, na Beira Mar, recebeu resposta do pessoal da Prefeitura “dela” (Como diz Adísia Sá.) dizendo que o monumento fora já refeito, outrora, em 2006, e que, agora, (Coincidência que seja em plena campanha?) recebeu mais verba que destinar a estes trabalhos. De lembrar, porém, que a administração de Luizianne e grupelho da reeleição, pôde, nesse ínterim, sempre achar recursos para furdunços de rua e a contratação milionária de artistas vários.

Anônimo disse...

Chico é um gênio brasileiro. Pena que sejatão pouco reconhecido como tal. Ele é muito maior que Chaplin orque é tambemum eruditoe um intelectual.

Kilmer Castro disse...

A inteligência de Chico Anísio não condiz com a publicação de um livro sobre casamento. Ainda mais quando não entende a sabedoria contida na crítica do sogro sobre sua iniciativa.

Afirmar que ele entende de casamento porquê foi casado 6 vezes enquanto seu sogro só entende de "Dona Maria" é uma prova do despreparo de Chico para o tema.

Seu sogro sabe o que é um casamento porquê mantém o seu a vida inteira. Chico deve entender bem de separação, traição, egoísmo, deslealdade, impaciência, intolerância, etc.

Desculpem-me o juízo de valor, mas essas são, em geral, as causas para o fim de relacionamentos.

Anônimo disse...

O Chico Anisio representa o humor verdadeiro, aquele que não precisa utilizar-se de palavrões, nem expor pessoas ao ridículo tais quais vemos nos nossos shows de humor da terrinha. Eu não vejo graça nenhuma nestes humoristas que abusam do linguajar chulo e piadas de mal gosto para cooptar o riso de seu público, que não é o caso do Chico, cujos personagens por ele vivido sempre foram verdadeiramente engraçados.