quarta-feira, 6 de agosto de 2008

IBOPE ESCLARECE DADO SOBRE PESQUISA

E no correio eletrônico encontramos uma nota do Ibope explicando que errou no quesito disputa segundo turno envolvendo Luizianne Lins (PT) e Moroni Torgan. Na divulgação feita pela Tv Verdes Mares, nesta semana, Luizianne ganharia de Moroni, mas é o contrário. Confira a nota:

"À imprensa de Fortaleza

O Ibope Inteligência vem a público informar que, ao contrário do que consta no release da pesquisa de intenção de voto divulgado pela TV Verdes Mares nesta segunda-feira (4/8), em uma das projeções para o segundo turno das eleições municipais de Fortaleza, o candidato Moroni aparece à frente com 49% das intenções de voto, seguido pela candidata Luiziane Lins, com 40%.
Ainda com relação a este mesmo release, o eleitorado que `não sabe responder´ qual o candidato que mais rejeita corresponde a 8% do universo pesquisado.
Agradecemos a colaboração e permanecemos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que surgirem."

Atenciosamente,

Márcia Cavallari Nunes
Diretora-executiva de Atendimento e Planejamento."

VAMOS NÓS - Já pensou se o Ibope comete esse mesmo erro em sua última pesquisa? Esse tipo de escorregão é coisa de principiante e não condiz com a fama de um instituto cinquentão. Por essas e outras é que, vez em quando, muitos questionam as pesquisas.

5 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Eleição para prefeito de Fortaleza. Quem lê hoje a página 2 da edição eletrônica de O Povo (Este Jornal baniu os textos de sua Primeira Página; agora só figuras grandes, letreiros, às vezes fora de oportunidade.) não pode deixar de notar o esforço animado de Erivaldo Carvalho por torcer os números da última pesquisa em favor de Luizianne e grupelho da reeleição. Quer mostrar-lhe o melhor lado; oculta o resto. Na pressa, permite-se erros de simples aritmética, esquece de rever-se: o caput da sua matéria resulta incoerente com o que vem em seguida. Ver, p. ex., os índices de ótimo/bom.

Célio Ferreira Facó disse...

Mas eis o que não deixaria de dizer Erivaldo se quisesse ser repórter dos fatos. A PESQUISA: Moroni, Luizianne e Patrícia empatados agora. Mas estão indecisos 49% dos eleitores. AVALIAÇÃO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO: a administração de Luizianne é classificada como regular por 38% dos entrevistados; apenas 34% a consideram ótima ou pelo menos boa. REJEIÇÃO: a menor é de Patrícia; Luizianne tem das maiores. SEGUNDO TURNO: o IBOPE testou três cenários; Patrícia, fica à frente em todos, sendo que tem a maior vantagem justamente contra Luizianne e grupelho da reeleição.

Anônimo disse...

Ibope. Teu passado te condena.

Anônimo disse...

É por essas e outras que não acredito em pesquisa eleitoral. Tudo é arranjo no momento, para agradar a cleintela. Quando chega perto da eleição, eles divulgam os dados verdadeiros e aí...francamente.

Anônimo disse...

Que pisada de bola do IBOPE. Imagina se esta pesquisa sai em véspera de eleição.