quinta-feira, 23 de outubro de 2008

FHC - LULA ENGANA O PAÍS SOBRE EFEITOS DA CRISE


E o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, criticou a forma como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem conduzindo o país durante a crise financeira internacional. Segundo disse, Lula "engana" o país sobre os efeitos, para o Brasil, do buraco que começou no mercado imobiliário americano e alastrou-se pelo mundo. "O estilo do Lula é enganar: 'Não vem crise, está tudo bem, vai ser o Natal melhor do mundo'. Não acho isso uma coisa boa", disse o ex-presidente em entrevista a ÉPOCA. Para o tucano, o discurso otimista de Lula não reverterá o medo dos consumidores diante da crise. "Pode injetar o que quiser. O que fala mais alto é o bolso. Ninguém vai expandir consumo nenhum agora, o governo pode dizer o que quiser. O pessoal fica com medo”, afirmou. Segundo o ex-presidente, o ritmo de crescimento da economia deve diminuir e passar de 5% ao ano para cerca de 2,5% no PIB de 2009. Isso deve provocar uma queda no ritmo de arrecadação de impostos e, conseqüentemente, um comprometimento dos gastos públicos já programados para o ano que vem.
"O governo precisa ter muito cuidado com a questão fiscal", disse. Em seus dois governos (1995-2003), FHC enfrentou sete crises financeiras e recorreu duas vezes ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para pedir socorro – e verba. Ele recorda que foi muito criticado pelo programa de reestruturação do sistema financeiro (o Proer, de 1995), mas alega que o governo Lula estaria fazendo o mesmo agora, e em proporções maiores."

* Da Época aqui.

*A Íntegra na ÉPOCA que chega às bancas neste sábado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Por que nã te calas FHC, quebraste o Brasil três vezes e ainda fica falando coisa que não entende. Quando foi candidato não falou que ia vender o patrimônio da nação apreços de bananas. Esse está torcendo pela crise, o povo pra ele que pague a conta.

Anônimo disse...

Assim como ele escondeu os reais efeitos da crise do final dos anos 90...

Anônimo disse...

Quando FHC cala a boca é tão bom ! Esse senhor calado é um poeta !

JOÃO TELES

Anônimo disse...

Tudo inveja, roedeira, pequenez.

Antonio Alves de Morais disse...

As medidas são as mesmas só mudam os autores. O Meireles faz hoje o que Malan fazia antes, em nome da salvação da economia colocam dinheiro onde já tem de sobra: nos Bancos.

Anônimo disse...

O ruim de tudo isso é ter que admitir que Lula e seu PT conseguem ser muito piores do que esse traste do FHC pois Lula e o seu PT(cambada de traidores!)traíram todo o discurso que faziam quando eram oposição. FHC e sua tropa não nos surpreendeu pois sempre mostraram quem eram e Lula eo seu PT não,eram os latifundiárrios da moral,da ética,da honestidade e da defesa dos trabalhadores.Traíram tudo po que diziam pois lascaram os trabalhadores e aposentados com a malfadada reforma da previdência,fora os escândalos do Mensalão,Sangue-suga,dentre outros.