"O passos lentos, o projeto de requalificação da Praia de Iracema vai mostrando seus primeiros traços. A previsão inicial da primeira fase, que inclui principalmente a reforma de todo o calçadão, marcava sua conclusão para junho. Mas, ao contrário do previsto, junho foi o mês de início das obras. Entre as justificativas, a demora para a transferência de recursos e a quadra chuvosa, que teve início logo que o dinheiro foi liberado. Agora, a previsão de término passou para dezembro. Também incluídos na primeira fase do projeto, a Estátua de Iracema e o Espigão já estão recebendo reparos. A estátua de Iracema está passando por uma reforma em seu entorno e por uma restauração. E o espigão, aquela estrutura de pedras que adentra o mar, ganhou um novo piso e deve ganhar, até o fim do ano, iluminação e novos bancos. Na obra do calçadão, o trecho entre a avenida Rui Barbosa e a Ponte dos Ingleses deve ser entregue no fim deste ano. Conforme Humberto Azevedo, fiscal da comissão de projetos especiais da Prefeitura, a pedra escolhida foi a Cariri. "Mas é uma pedra selecionada, até o fornecimento dela é lento. Tem que ser padronizada, não é igual ao que se coloca em piscinas", explica. As obras de restauração do Estoril também já começaram. O prédio, que no início do projeto iria abrigar o Museu do Forró, será um café/bar e terá um espaço para exposições. "Até janeiro ele deve estar pronto", afirma Lia Parente, coordenadora do projeto de requalificação da Praia Iracema. A segunda fase do projeto, prevista para começar quando o calçadão for concluído, está dependendo dos recursos na ordem de R$ 22 milhões, que virão a partir de uma emenda parlamentar, ainda não cadastrada. "Até outubro nada poderia transitar. Parou tudo por causa da eleição", explica Lia. "
(Jornal O POVO)
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Há exatamente um ano que a Prefeitura Municipal de Fortaleza,faz as mesmas promessas em relação à Praia de Iracema. com algumas diferenças a relevar. Em pronunciamento anterior a Arquiteta Lia Parente prometeu, como ainda promete agora além da requalificação do espaço público, a instalação de um dúzia de novos equipamentos de referencia, que em valores significam a aplicação de 100 milhões de reais, na requalificação da Praia de Iracema. Hoje um pouco modificada, as promessas são de que o calçadão irá finalizado até Dezembro(Daqui a 60 dias). E que só existem recursos para o calçadão (6,5 milhões). Note-se que os mesmos foram colocados pelo Governo do Estado a partir de verbas do PRODETUR II. A grande questão é sobre a veracidade dos fatos e dos dados: de grandiosa proposta de requalificação tudo se resumiu a refeitura do piso do calcadão existente. Continua lá em pleno estado de abandono o Centro Cultural Estoril de propriedade municipal.
Absolutamente nenhum dos projetos listados - Casa do Turista/ La Tratoria, Instituto Cultural Iracema, Museu do Olhar, Museu do Forró(Onde hoje está instalado o Pirata Bar, Aquário de Fortaleza (Onde hoje estão as ruínas do DNOCS), Centro de Artesantao, Casa de Economia Solidária, Habitações no Poço da Draga, Pavilhão Atlantic, Casa da Lusofonia, está sequer em desenvolvimento de projeto executivo de Arquitetura/ Urbanismo, nem existe quaisquer licitação de novas obras.
E tem mais: o Centro Cultural Alfandega da Caixa Ecomica Federal, a ser instalado na Antiga Alfandega de Fortaleza, com recursos integrais da Caixa, que sem sombra dúvida, consolidaria a vocação do bairro para atividades de cultura correlatos, até hoje não teve o seu licenciamento de obras e instalações autorizado. Absolutamente, não se entende porque? Dá para acreditar em qualquer uma destas promessas ainda?
Essa prefeita terá nova gestão, Jos´pe sales, para fazer na Praia de Iracema tudo o que prometeu. O povo besta acreditou nela. Vamos dar crédito, home de Deus.
Isso nãso é novidade. E há algo em dia?
Só as viagens da Lõra
Eliomar, já reparou que o piso assentado antes da obra ficar pronta já está todo danificado.
É material de péssima qualidade para a aplicação em área de alto tráfego. Lamentável. Mais uma vez o povo paga a conta pela insensatez da Bela.
Postar um comentário