Dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte (Vale Jaguaribano), ganhará missa dia 5 próximo, às 19 horas, na Igreja de Santo Afonso (Redonda), no bairro Parquelândia, em Fortaleza. Isso, porque estará completando 60 anos de ordenação sacerdotal. Aliás, eis um exemplo de bispo que sabe ir além da sacristia.
Lamentavelmente, depois da morte de Dom Aloísio Loscheider, nossa arquidiocese tem sido habitada por arcbispos só bem intencionados, mas que não vivem nem convivem com a realidade da população.
Dom Cláudio Hummes até que ensaiou e trouxe a Rede Vida de Televisão, mas acabou com olhares mais voltados para São Paulo. Ganhou promoção de Cardeal e cargo no Vaticano onde é prefeito.
E Dom José Antônio? Pelo que se sabe, vive mais burocraticamente e, às vezes, adoentado. Poucos conhecem o arcebispo que não aparece nem mesmo nos grandes momentos e polêmicas do Estado. Uma pena. É um homem inteligente, brilhante mas, infelizmente, cauteloso em excesso. Principalmente quando de temas políticos.
7 comentários:
Gostei do comentário. Muito sóbrio e realmente poucos conhecem o nosso arcebispo de Fortaleza. Creio que ele poderia ser mais presente na vida do seu rebanho.
Dom edmilson é um exemplo mesmo de religioso comprometido com a lurta do povo. Nunca foi de sacristia e, apear da idade, 84 anos, mostra vitalidade de um jovem que recomeça a cada instante. Parabéns.
Dom edmilson é um exemplo mesmo de religioso comprometido com a lurta do povo. Nunca foi de sacristia e, apear da idade, 84 anos, mostra vitalidade de um jovem que recomeça a cada instante. Parabéns.
Grande e virtuoso Dom Edmilson. É o maior nome da Igreja Católica no Ceará, inegavelmente.
A Igreja tem sim, que fazer seu trabalho pastoral, mas não se meter em política. É a tal coisa: “Dê a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, ou vice-versa, não me lembro. A política é coisa dos homens e não de Deus. Então, deixe os homens cuidarem dela.
Realmente, só agora reparei: nunca vi o arcebispo de Fortaleza em algum evento ou movimento de cunho social e de reperucssão. Ele sempre viaja, está doente ou desaparece.
Caro Eliomar,
Cada um tem seu carisma e modo de agir. O trabalho de D. José Antonio é muito profícuo em termos de Igreja Católica, enquanto instituição. A casa andava meio bagunçada e ele tem colocado ordem. Por outro lado, posso testemunhar, como ex-Secretário Geral da CBJP-Ce, que ele (D. José) jamais se furtou a apoiar nossas iniciativas. Uma pessoa bem atenta, inteligente e muito afirmativa. Um líder ao meu modo.
Agora, cuidado! Toda comparação é odiosa. D. Edmilson é outro contexto e outra pessoa... Cada um tem seu modo de ser. Não dá para comparar. D. Edmilson chegou ao estágio de profeta.É outra coisa...
Postar um comentário