sábado, 28 de março de 2009

A HORA DE APAGAR A LUZ PELO PLANETA


2 comentários:

Anônimo disse...

Nova categoria funcional - Icó é mesmo um país. Historicamente nasceu com vocação para ser país e embora tenha sido fracassada a tentativa da “República do Icó”, durante o período da Confederação do Equador, os ideais libertários parecem ter continuado, pelo menos nas regras e leis que norteiam a cidade.


Por isto mesmo não pode ser comparada a nenhuma outra cidade, nem da região, nem de alhures. Durante o tumultuado governo que passou, todo um novo acervo legal saído da própria lavra foi colocado em uso, agora começa nova fase. A novidade vem por conta da nova categoria funcional criada no município: os voluntários.


A idéia da realização de obra administrativa pública à base do voluntariado nasceu com a revolução Cubana sob a égide de Che Guevara, depois se espalhou pelo mundo por diversas razões e agora está nascendo em Icó, gerada, supostamente, pela consciência daqueles que ajudaram o prefeito Marcos Nunes chegar ao poder.


Segundo informações chegadas a esta coluna o prefeito tem colocado que durante os próximos seis meses não haverá emprego para ninguém, principalmente em se tratando de contratados, categoria abolida do serviço público, salvo casos raros, motivados por ações emergenciais e após autorização da Câmara Municipal.


Todavia, há muita gente esperando o cumprimento das promessas de campanha e não querem esperar tanto tempo para se sentiram amparadas pelas mãos generosas do município. Entram com a conivência dos secretários, que também se sentem responsáveis por eles, bravos colaboradores das noites eleitorais, e estão marcando seus lugares nas diversas secretarias.


Estão lá. Trabalhando ou não, mas estão lá garantindo o lugar. Não assinam ponto e sabem que não receberão salários, mas são valorizados como voluntários do Icó. Neste extraordinário episódio duas coisas se destacam: Que povo bom este do Icó!


Como é fácil ludibriar uma população necessitada, semi-analfabeta, sem perspectiva e politicamente ignorante! Que Deus proteja os voluntários do Icó, para que tenham vida longa e possam ser voluntários por muitos anos.

(texto de Getúlio Oliveira, escrito no jornal Notícias do Vale).

Anônimo disse...

Mostrando o seu compromisso com as questões ambientais e a melhoria da qualidade de vida dos sobralenses, o prefeito Leônidas Cristino autorizou o desligamento dos 10 principais monumentos e praças da cidade das 20h30 às 21h30em adesão ao projeto A Hora do Planeta.
Durante uma hora, a Boulevard do Arco, Teatro São João, Catedral da Sé, Coluna da Hora, Praça de Cuba, Casa da Cultura, Largo de Santa Clara, Largo 05 de Julho, Ponte Othon de Alencar e a Margem Esquerda tiveram suas luzes apagadas. Essa atitude coloca Sobral como uma das 2.500 cidades do mundo e a única cidade do Estado a participar oficalmente deste importante projeto da ONG WWF.

Rubens Lima