sábado, 28 de março de 2009

ISTOÉ: CIRO DIZ QUE DILMA NÃO TEM PROJETO


Eis Ciro Gomes posndo ao lado de eleitores no Aeroporto de Fortaleza.

"Embora seja um pré-candidato assumido à sucessão do presidente Lula em 2010, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) é sempre mencionado na lista de possíveis vices na chapa da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, provável concorrente do PT ao Palácio do Planalto. No entanto, Ciro diz que a candidatura de Dilma foi uma estratégia do presidente para evitar brigas internas no PT. Ele acredita que a ministra pode alcançar "fácil" 25% da preferência do eleitorado (hoje ela tem em torno de 11%). Mas ainda falta a ela um projeto para o País. "Eu advogo que a gente tem que discutir projetos", disse. Depois de sumir de cena por muitos meses, o deputado, 51 anos, se diz recuperado de problemas de saúde e está pronto para retornar ao debate político. Sempre no mesmo estilo. Nesta entrevista à ISTOÉ, na terça-feira 24, atacou seu antigo partido, o PSDB, o Democratas, o PMDB e o governo federal. "A administração pública brasileira não vai bem", afirmou. E alimentou o embate com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, acusado por ele de "espalhar a cizânia" e destruir a memória de Itamar Franco. Leia os principais trechos da entrevista.

ISTOÉ - O sr. passou um período retraído e agora está saindo para a estrada de novo, se lançando para a campanha presidencial?

Ciro - Tive alguns problemas. Tive uma paralisia facial causada por um vírus, que me deixou no estaleiro 40 dias. Na sequência, minha sogra internou- se, minha mulher gravando uma novela, sem poder dar assistência, achei que era meu dever dar apoio a ela. Minha sogra morreu. Foram basicamente dois ou três meses que eu não podia estar na luta. Já fui candidato a presidente da República duas vezes, portanto não posso andar mentindo, como certos candidatos notórios que dizem que não são candidatos. Eu sou. Mas já tenho experiência suficiente para saber que ninguém consolida uma candidatura a tal distância do processo.

ISTOÉ - Seu projeto para o País se parece com o da ministra Dilma?

Ciro Gomes - Eu diria que a Dilma não tem projeto.

ISTOÉ - É bom que ela bote logo as ideias na rua?

Ciro - Advogo que a gente tem que discutir projetos. Uma mera luta pelo poder, sem nenhum conteúdo, fará muito mal ao Brasil. Trata-se de quê? De voltar à hegemonia do PSDB-PFL ou garantir a presença do PT a qualquer preço, a qualquer circunstância? É isso que o País precisa que se ponha em discussão.I

STOÉ - A ministra elogiou o sr.

Ciro - Minha relação com ela é de muita amizade, de muita fraternidade. A Dilma é uma administradora sem par. Talvez a única lacuna na vida pública dela seja a falta de vivência política. Mas isso não é nada que não possa suprir com esforço.

ISTOÉ - O problema numa dobradinha com Dilma é que hoje o sr. tem mais votos do que ela?

Ciro - Isso tudo é ilusão de ótica. Na hora certa, vamos ver o que interessa.

ISTOÉ - Ela pode crescer nas pesquisas?

Ciro - Com certeza, se ela for a candidata apontada pelo Lula. O cruzamento da influência dele com a preferência relativa que o PT tem dá a ela um patamar de 25% fácil.

DETALHE - Ciro Gomes está em Fortaleza. Junta-se à sua mulher, a atriz Patrícia Pillar, que curte o último fim de semana de férias por aqui. Na segunda-feira, ele ainda fará palestra às 19 horas, no curso de Pós-Graduação em Economia da UFC.

(Foto - Paulo Moska)

5 comentários:

Marcos Flávio disse...

O Ciro nunca vai ser presidente do Brasil. Não é Lula de simpatia, não tem a competência e o controle de imprensa do Serra e tem uma lígua solta contra ele.

Anônimo disse...

O projeto de Ciro é esculhambar meio mundo e querer que as pessoas engulam suas sandices.

João

Anônimo disse...

Ciro, por que não te CALAS? e vai trabalahar

Evilázio Rodrigues. disse...

Nao dá pra se acreditar em nada do que Ciro diz. Tudo nele é artificial, calculado, maquiavelicamente tramado. Ele, na verdade, é quem tem o costume matreiro de criar cizânias entre adversários e amigos, tudo feito para obter vantagens políticas e eleitorais. Tentou criar cizânia entre Aécio e Serra, qdo visitou o governador mineiro. Agora, ao dizer que FHC cria cizânia contra Itamar, na verdade é ele, Ciro, quem quer criar ou aumentar a cizânia entre os dois para atrair Itamar para sua campanha. Tem ódio do Serra tanto que disse sandices contra o governador paulista, caso que bateu às portas dos tribunais, tendo Ciro sido condenado. Fala da Dilma como se esta fora realmente sua amiga. Nao tem nada de amizade entre os dois. Depois diz que ela nao tem experiência política. Esquece ele que Dilma foi uma das lutadoras contra a ditadura enquanto ele foi um de seus ardorosos defensores. Ciro jamais será presidente porque no Brasil esclarecido ele nao terá apoio. Pode angariar apoio numa classe média iletrada e moralista. E só. Tenho nojo de políticos desse tipo. O Brasil com certeza nao terá o infortúnio de passar pelas mãos dele. Evilázio Rodrigues.

Anônimo disse...

Deus te ouça,Evolazio! E parabens pois você falou a mais pura verdade.