sábado, 28 de março de 2009

VAMOS APAGAR AS LUZES DA CIDADE PENSANDO NO PLANETA?

Neste ano, a 'Hora do Planeta' ocorre neste sábado das 20h30min às 21h30min, e pretende ter mais de mil cidades e 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, todas apagando as luzes por uma hora. Este movimento vem acontecendo desde 2007, quando contou com a participação de mais de 2 milhões de moradores de Sidney, na Austrália. Já em 2008, o movimento teve 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones mundiais.Participação brasileiraNo Brasil, este ano, o governo do Estado de São Paulo já se comprometeu em apagar das luzes da Ponte Estaiada, Monumento às Bandeiras, Viaduto do Chá, Estádio do Pacaembu, Teatro Municipal, Obelisco e Parque do Ibirapuera. Além dos monumentos públicos, instituições da cidade como o Edifício Copan, o Instituto Butantan e o MAM (Museu de Arte Moderna) já anunciaram a sua participação na Hora do Planeta e apagarão as suas luzes externas neste dia, bem como prédios comerciais como o Sheraton Hotel e a sede da Vivo, todos na região da avenida Berrini. O Rio de Janeiro garantiu que que vai desligar as luzes dos principais cartões-postais da 'Cidade Maravilhosa', tais como Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, qu terá segurança reforçada. Já em Brasília serão apagadas as luzes dos principais ícones da capital federal como Congresso Nacional, Catedral, Esplanada dos Ministérios, entre outros. Em Porto Alegre, a prefeitura do município confirmou que a estátua do Laçador e a Usina do Gasômetro serão os ícones gaúchos que ficarão no escuro por uma hora, das 20h30 às 21h30. Em Curitiba, os ícones da cidade que serão apagados são: Teatro do Paiol, Fonte dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Estufa do Jardim Botânico, Linha Verde - Monumento de bambu, as fontes das praças Santos Andrade e Generoso Marques, portais de Santa Felicidade e Polonês, pista de atletismo da praça Osvaldo Cruz, e cancha polivalente da Praça Ouvidor Pardinho. Manaus prometeu que irá apagar as luzes da fachada e interior do Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, um importante ícone do norte do país, e do Largo São Sebastião.

(site 'Hora do Planeta')

NO CEARÁ, o governo estadual, por meio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), convida todos os cearenses a aderirem ao manifesto mundial “Hora do Planeta”. Aqui, apelos para que todos desliguem seus eletrodomésticos nesse período, além da iluminação. Em Fortaleza, o monumento símbolo será o Planetário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
As luzes de três equipamentos públicos da cidade serão apagadas nessa hora:– fonte da Praça do Ferreira, no Centro; Praça Portugal, na Aldeota; e a iluminação artística do Seminário da Prainha, na Praia de Iracema.

Um comentário:

Vanda Claudino Sales disse...

Prezado Eliomar, chega a ser comovente, a particpação da SEMACE nesse dia mundial, com a adesão ao apagar de luzes!. Quando se trata de comemorações festivas e universais relativas ao meio ambiente, os órgãos públicos sempre ficam ativos. Gostaria de ver essa disposição igualmente no controle da destruição dos manguezais, das dunas, das praias, das serras, dos rios, das áreas verdes, da poluição de termelétricas e siderúrgicas. Mas, vamos por favor, aderir ao convite e apagar as luzes, pode ser que assim, uma hora dessas, a cabeça de políticos, empresários e integrantes de alguns setores da sociedade se ilumine!