quinta-feira, 26 de março de 2009

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR NA ECONOMIA É A MENOR DESDE 2005

"A confiança do consumidor na economia brasileira caiu 0,7% em março e atingiu o menor nível desde setembro de 2005. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira, 26, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. Com o resultado, o indicador, que é calculado com base em uma escala de pontuação entre 0 e 200 pontos, passou de 94,9 pontos em fevereiro para 94,2 pontos em março. A fundação também revisou ainda a taxa do ICC de fevereiro, de -1,4% para -1,2%. Para a FGV, o resultado mostra que em março de 2009 as avaliações sobre a situação presente continuaram piorando enquanto as previsões relativas ao futuro melhoraram um pouco.
Segundo a fundação, a perspectiva para a situação econômica atual foi responsável pela queda do índice, que manteve a trajetória descendente iniciada em outubro passado, quando estourou a crise financeira mundial. Entre fevereiro e março, o porcentual dos entrevistados que avaliam a economia está boa caiu de 8,4% para 7,4% do total, de fevereiro para março, enquanto a parcela dos que a julgam ruim elevou-se de 51,2% para 52,5%, no mesmo período. Ainda de acordo com a fundação, nas respostas relacionadas ao futuro, ocorreu uma diminuição do pessimismo em relação à situação econômica local e da família nos próximos seis meses.
O levantamento abrange amostra de mais de 2.000 domicílios, em seis capitais, com entrevistas entre os dias 2 e 20 de março."

(Agência Estado)

Nenhum comentário: