segunda-feira, 2 de março de 2009

LULA: "ENTRAMOS POR ÚLTIMO NA CRISE E VAMOS SAIR PRIMEIRO"

" O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje estar convencido de que o país entrou por último na crise financeira internacional e de que sairá dela antes de todos. Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula manifestou otimismo, mais uma vez, em relação à recuperação da economia brasileira por meio do que considera 'um mercado interno potencial e extraordinário'. Ao comentar os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre desemprego, o presidente admitiu que o mês de fevereiro 'certamente' fechará com queda na oferta de postos de trabalho. Mas a previsão do governo, segundo ele, é de que os números comecem a melhorar já a partir deste mês.
- Nós prevíamos um primeiro trimestre muito delicado por conta da crise internacional. Mas, ao mesmo tempo, todas as medidas que tomamos, seja a liberação de mais crédito para financiar capital de giro, seja o incentivo à construção civil, seja repassar mais dinheiro para o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], tudo isso tem um processo de maturação que, na minha opinião, começa a melhorar agora, a partir de março - garantiu.
Lula lembrou a escassez de crédito em todo o mundo e afirmou que ainda quer negociar com o Banco Central e com o Ministério da Fazenda maior redução do spread bancário (diferença entre as taxas que os bancos pagam ao captar dinheiro no mercado e o juro que cobram nos empréstimos).
Para o presidente, estratégias como a de ampliar os postos de trabalho por meio de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além do lançamento do programa habitacional que irá distribuir 1 milhão de casas populares para pessoas com renda entre zero e dez salários mínimos, “dinamizam” a economia brasileira."

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: