sexta-feira, 29 de junho de 2007

EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU E O "CORONELISMO ELETRÔNICO"

Em seu Blog, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, volta a abordar a mídia nacional. Dessa vez, o "Coronelismo eletrõnico", como define uma pesquisa científica veiculada no site do Observatório da Imprensa. Confira:

"Os pesquisadores Venício A. de Lima e Cristiano Aguiar Lopes, do Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), realizaram durante 18 meses um detalhado levantamento a respeito do funcionamento de 2.205 rádios comunitárias, legalmente autorizadas.

O relatório revela, entre outras particularidades, que 50,2% dessas emissoras comunitárias, outorgadas entre 1999 e 2004 e que são administradas por instituições e fundações, têm uma profunda vinculação política e religiosa. Entre as 2.205 rádios pesquisadas, foi possível identificar vínculos políticos em 1.106 e religiosos em 120 delas, ou 5,4% do total.

A pesquisa mostra que as rádios comunitárias que deveriam ser um dos mais importantes instrumentos para a efetiva democratização da comunicação no Brasil, se transformaram em instrumento de barganha política, configurando uma prática de "coronelismo eletrônico de novo tipo".

(Do Blog do José Drrceu)

Leia aqui a Pesquisa.

Nenhum comentário: