quarta-feira, 27 de junho de 2007

GOVERNO DO CEARÁ VAI PAGAR SEGURO-SAFRA PARA 170 MIL AGRICULTORES A PARTIR DE AGOSTO


Cerca de 170 mil trabalhadores rurais cearenses receberão apoio financeiro do Programa Seguro-Safra, a partir de agosto próximo. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, acrescentando que o programa aliviará a situação desse contingente, que perdeu toda a produção por conta da chamada "seca verde" que provocou uma quebra da safra deste ano na ordem de 41%, de acordo com levantamentos do órgão.

Para cada agricultor cadastrado, o governo estadual vai liberar, de acordo com o secretário, R$ 550,00 divididos em cinco parcelas (R$ 110,00 cada). Todos os beneficiados já foram cadastrados e, conforme Camilo Santana, por causa da "grande perda de plantação", o Ceará acabou ficando com mais de 40% de todos os recursos do Seguro-Safra que o governo federal havia estimado para toda a Região Nordeste. "Foi um recorde de inscrições no Seguro-Ssafraão, mas, pelo menos, isso vai minimizar um quadro que seria bem pior", acentuou Santana.

Deverão receber o Seguro-Safra no Estado os trabalhadores rurais das regiões que anotaram perdas de produção acima de 50%. "Vão ser atendidos aqueles das regiões dos Inhamuns, Centro-Sul, Cariri, Sertão Central e da região de Canindé", informou o secretário. Ele disse que, nesses pontos do Estado, houve perdas superiores a 70% da colheita de produtos como feijão e milho.

Camilo Santana encontra-se em Brasília, onde participa nesta quarta-feira do ato de lançamento do Plano de Safra 2007/2008 da Agricultura Familiar, onde fecha detalhes burocráticos relativos à liberação dos recursos do Seguro-Safra.

Nenhum comentário: