quarta-feira, 27 de junho de 2007

UFA! SENADO APROVA PROJETO DE TASSO SOBRE AS ZPEs. CEARÁ VAI TER A SUA


O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira, projeto que cria no Brasil as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs). Na votação, o plenário acatou na íntegra o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB), que apresentou seu parecer na Comissão de Assuntos Econômicos(CAE). A aprovação da matéria é a última etapa da tramitação legislativa no Congresso Nacional.

O debate sobre ZPEs teve início no final da década de 80. No Ceará, que será contemplado com uma unidade dessas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (São Gonçalo do Amarante), as articulações em torno do tema foram iniciadas pelo então governador Tasso Jereissati. Isso em seu primeiro governo, a partri de 1986.

"É importante destacar a determinação do senador Tasso na luta para sensibilizar seus pares no sentido de que esse projeto não poderia mais esperar", destacou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), que preside a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Ao falar em plenário, Tasso ressaltou a compreensão dos senadores Aloízio Mercadante (PT-SP) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) com quem travou duro embate, ao ponto de bate-boca que acabou no Youtube."Ambos (Aloizio e Arthur) tiveram a compreensão da importância dessa matéria, o que foi fundamental para que chegássemos a essa decisão de hoje", disse o tucano.

ZPEs NO BRASIL

Além do Ceará, serão instaladas ZPes nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Pará, Sergipe, Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

ZPEs DO MUNDO

Atualmente, 104 países adotam o modelo dde ZPE como fator de incentivo ao crescimento econômico.

2 comentários:

Anônimo disse...

PODEM FALAR MAL DO TASSO, TODOS NÓS TEMOS NOSSOS DEFEITOS. MAS NESSE TRABALHO, O TASSO TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL E CRUCIAL PARA A INCLUSÃO DO CEARÁ NAS ZPEs. PARABÉNS TASSO!POR FALAR NISSO, O INÁCIO NÃO FEZ NEM UMA FORCINHA PARA A BANCADA DO PT APOIAR A ZPE PARA O CEARÁ. INCLUSIVE QUEM ERA CONTRA ERA O MERCADANTE. ATENÇÃO INÁCIO ESTAMOS DE OLHO!

Anônimo disse...

Sr.Eliomar, o cara passa não sei quantos anos no Senado, não faz outra coisa a não ser politicar e quando, não mais do que cumprindo sua obrigação, consegue produzir um relatório que é aprovado pelo Senado, então vem essa propaganda toda, coisa que não vejo quando outros parlamentares relatam projetos que são aprovados. Esse blog poderia sugerir o nome "ZPE Tasso Jereissati" para denominar a do Ceará.