quarta-feira, 18 de julho de 2007

ANATEL AUTORIZA REAJUSTE DA TELEFONIA FIXA NO CEARÁ

"O preço das chamadas locais vai subir 1,8% para os 700 mil assinantes da Oi Fixo no Ceará. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou ontem às empresas de telefonia a realizarem o reajuste anual relativo a 2007. O aumento das tarifas para chamadas locais da Oi Fixo, antiga Telemar, foi o menor autorizado pela agência para esse tipo de serviço. O índice foi negativo somente para a Embratel, que deverá reduzir em 1,48% suas tarifas.

Os reajustes autorizados pela Anatel para o Brasil vão de 1,8% a 2,2%, dependendo da operadora, nas chamadas locais. O aumento será linear, ou seja, o mesmo percentual será aplicado para o valor dos minutos e para a assinatura mensal.

O aumento no valor da assinatura mensal entra em vigor dois dias depois de as empresas publicarem as novas tarifas em jornais de grande circulação, o que deve ocorrer até este fim de semana. O aumento no valor dos minutos só será cobrado a partir do dia 1º de outubro.

De acordo com nota divulgada no início da noite de ontem pela agência, o aumento foi inferior aos principais índices de inflação. As tarifas de telefonia fixa local são reajustadas por um índice setorial chamado Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que, entre maio do ano passado e maio deste ano apresentou variação de 2,91%. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) variou 3,18%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 3,57%, e o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), índice que até 2006 era usado para o reajuste, 4,38%. A Anatel também reajustou as tarifas cobradas das ligações entre telefones fixos e celulares.

Na Telemar, o reajuste foi de 2,87%, e na Brasil Telecom, de 3,28%. No caso da Telefônica, o aumento é de 3,28%. O valor do crédito de cartões para utilização de telefones públicos terá reajuste de 2,16%."

(Jornal O POVO)

Nenhum comentário: