quinta-feira, 26 de julho de 2007

NOMEAÇÃO DE JOBIM PARA PASTA DA DEFESA REPERCUTE NA IMPRENSA ESTRANGEIRA

A indicação de Nelson Jobim para o Ministério da Defesa no lugar de Waldir Pires está sendo vista no Brasil como uma "jogada astuta" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo uma reportagem do jornal The New York Times nesta quinta-feira. A mudança foi registrada pelos principais jornais das Américas, Europa e Estados Unidos. "Advogado de profissão, Jobim poderia ajudar (Lula) a navegar em questões legais levantadas pelo acidente (com o Airbus da TAM), e ele vem do PMDB, aliado do PT de Lula", explicou o NYT .

O espanhol El País foi mais adiante e destacou que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal "é considerado um político a meio caminho entre o governo e a oposição".
"A oposição, muito crítica quanto à gestão da crise pelo governo Lula, aplaudiu a troca", disse o diário espanhol. No jornal El Mundo, da Espanha, Waldir Pires foi descrito como um ministro que "não era capaz de encontrar pés nem cabeça em meio ao caos em que se encontra o tráfego aéreo no Brasil". O jornal argentino La Nación disse que Jobim vai encarar a "batata quente" de resolver uma situação "caótica, patética e negligente".

(Portal Terra)

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamento que seja imaginado que a crise aérea passasse exclusivamente pela gestão do Waldir Pires. Se o motivo era esse por que esse presidente não tomou essa decisão logo após o acidente da gol? Teve que acontecer uma trgédia maior para o Lula agir, que Governo incompetente....E na posse, o Lula só disse besteira e não respeitou a dor das vítimas e o sentimento de todos os brasileiros. Falou do medo dele ( e é por que tem o aerolula), da ociosidade do Nelson Jobim, do constrangimento de demitir os amigos, etc... Penso que melhor seria se esse ato feito tardiamente fosse um momento simples e operacional de combate a crise, sem o teor midiático em cena...