Nas pegadas do julgamento da denúncia do mensalão, no STF, o PT abre, na próxima sexta-feira (31), o seu 3º Congresso Nacional, instância decisória máxima do partido. Terá duração de três dias. E será marcado pelo embate entre dois grupos. O primeiro tem na figura de José Dirceu, o ex-chefão da Casa Civil, seu semblante mais conhecido. O outro tem a cara do ministro Tarso Genro (Justiça). O pano de fundo da disputa é a crise ética que sacudiu o petismo em 2005 e 2006 e ecoa agora no plenário do STF. Curiosamente, ainda que Dirceu seja acomodado no banco dos réus pelo Supremo, o seu Campo Majoritário chegará ao Congresso do PT, de novo, em maioria. Estima-se que terá entre 40% e 45% dos votos dos 931 delegados enviados ao encontro pelos diretórios estaduais do partido.
O grupo de Tarso Genro terá entre 15% e 20% dos votos dos delegados. É pouco, muito pouco para impor ao partido a pretendida renovação. Tenta-se agora fechar alianças pontuais com as demais tendências abrigadas sob o guarda-chuva do PT, que chegam ao Congresso com um cesto de votos pulverizado em participações que oscilam entre 5% e 10% dos delegados. O PT chega ao 3º Congresso de sua trajetória de 27 anos com o esqueleto do mensalão guardado no armário. No início de 2006, no rastro da crise aberta depois que o “aliado” Roberto Jefferson (PTB-RJ) decidira levar a boca ao trombone, o PT decidira, em resolução escrita, submeter todos os seus mensaleiros à comissão de ética do partido. Noves fora Delúbio soares, expulso, Silvio Pereira, desligado a pedido, ninguém foi punido.
Leia mais no Blog do Josias de Souza aqui
segunda-feira, 27 de agosto de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ESTOU EM DÚVIDA SE VAI SER UM CONGRESSO OU A REUNIÃO DE UMA QUADRILHA BEM MAIS ORGANIZADA DO QUE O PCC. OS FIGURÕES DA AGREMIAÇÃO JÁ COMEÇARAM A SER DENUNCIADOS POR FORMAÇÃO DE QUADRILHA, CORRUPÇÃO ATIVA E MAIS UMA PORÇÃO DE ARTIGOS DO CÓDIGO PENAL. NEM ALI BABÁ JUNTOU TANTOS DE UMA VEZ SÓ.
Postar um comentário