quinta-feira, 17 de abril de 2008

ASSIS ARARIPE DEVE SER O NOVO REITOR DA UECE


Assis Araripe (1ºda foto), ao lado de amigos.

O professor Francisco de Assis Araripe, tendo como vice Antônio de Oliveira Gomes Neto, venceu a consuta que formou a lista tríplice para escolha do novo reitor da Universidade Estadual do Ceará. Ele obteve 24,33% dos votos válidos apurados no pleito. Na segunda colocação, com 18,44%, ficou o professor Jackson Sampaio, e na terceira a professora Lena Espínola, com 18,03% dos votos. Ficou portnto formada a lista tríplice que será encaminnhada até o dia 25 de abril para o governador Cid Gomes. Antes, haverá homologação por parte do Conselho Universitário.
A expectativa é que Assis Araripe seja nomeado novo reitor, dentro de critério que Cid Gomes vem adotando de respaldar sempre o mais votado em consultas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Queridos amigos e amigas,

Essa Carta Aberta à Defensora Pública Geral é de minha inteira responsabilidade. Em que pese termos em Francilene uma amiga pessoal, a instituição Defensoria Pública deve estar acima das pessoas. Por isso mesmo, escrevemos as palavras a seguir, arcando com os ônus destas.

Primeiro, narramos os últimos acontementos da TRAGÉDIA chamada DEFENSORIA PÚBLICA NO ESTADO DO CEARÁ:

- Depois de um ano e três meses do novo Governo, a Defensora Pública Geral não conseguiu avanço algum na POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR PÚBLICO.

- Durante esse longo período, não conseguiu abrir canal algum de negociação.

- Diante da mais absoluta ausência de perspectivas, estamos em ESTADO DE GREVE, caminhando para a GREVE.

- O texto da reforma da Constituição Estadual exclui praticamente a Defensoria Pública, esfacelando-a nos dispositivos normativos. A Defensoria Pública Geral deveria ter acompanhado cada passo e cada detalhe dessa reforma, para não deixar a situação chegar no estado atual.

- Infelizmente, a Defensora Pública Geral não contribui com algumas das solicitações do Comando de Greve.

- Para consumar o mais ABSOLUTO DESCASO para com a valorização do Defensor, todos tivemos hoje conhecimento do NOVO PLANO DE CARREIRA PARA A POLÍCIA CIVIL, COM A FIXAÇÃO DE SUBSÍDIO PARA ESTES! Nada mais justo para uma carreira que há muito tempo também vem lutando (inclusive, com greve!) pela sua valorização!

- Uma amiga Delegada de Polícia (não posso revelar o nome) também fez menção ao SUBSÍDIO dos delegados de polícia, afirmando que esse Governo é o MELHOR para a Polícia Civil! Jamais se valorizou tanto a carreira como agora. PARABÉNS AOS DELEGADOS DE POLÍCIA PELA CONQUISTA DO SUBSÍDIO! AFINAL, TRATA-SE DE CARREIRA QUE SEMPRE LUTOU POR SUA NECESSÁRIA VALORIZAÇÃO!

- Também está sendo enviada pelo Judiciário a mensagem com o novo PLANO DE CARREIRA para os servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, com grande vitória para a remuneração destes! PARABÉNS AOS SERVIDORES DA JUSTIÇA!

- As finanças do Estado do Ceará estão excelentes, inclusive com recorde de arrecadação. Apesar disso, NADA HAVIA PROGRAMADO PARA A DEFENSORIA!

- Os Procuradores do Estado receberão um substancial aumento. Daí advém a chateação destes quando afirmamos a realidade, fazendo um comparativo: ganhamos atualmente menos da metade destes.

Esse é o quadro! Essa é a nossa realidade, sem FLOREAR A HISTÓRIA! De resto, temos AS DESCULPAS DE SEMPRE!

Pessoalmente, votamos em Francilene para termos como PRIORIDADE ABSOLUTA da DPGE a VALORIZAÇÃO DIGNA DO DEFENSOR PÚBLICO (LEIA-SE: SUBSÍDIO PARA A CARREIRA DE ACORDO COM A SUA RELEVÂNCIA CONSTITUCIONAL!)

Pessoalmente, não toleramos mais discursos de núcleos, novos projetos, sede... TODA A DEFENSORIA GERAL DEVERIA SE FECHAR EM BUSCA DA VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR (LEIA-SE: REMUNERAÇÃO DIGNA!)

Se não estamos enlouquecendo, e se os colegas não tiverem esquecido, nas gestões anteriores da Defensoria Pública Geral, sempre se atribuiu ao DEFENSOR PÚBLICO GERAL DA ÉPOCA O OBSTÁCULO PARA UMA REMUNERAÇÃO DIGNA! PORTANTO, NÃO HÁ DESCULPAS!

Essas palavras me doem na alma (somente Deus sabe como!), porque Francilene é uma amiga, pessoa de coração imenso, de índole irretocável, de BONS PROPÓSITOS INQUESTIONÁVEIS...

Mas não consegue LUTAR por nossa causa maior: A VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR!

Desde o primeiro dia como Defensora Geral deveria ter procurado resolver ESPECIFICAMENTE essa questão. Todas as expectativas estavam depositadas na LUTA POR UMA REMUNERAÇÃO (SUBSÍDIO) DIGNA PARA OS DEFENSORES!

Infelizmente, não conseguiu ter a atenção necessária para essa questão. E se teve, FALHOU DEMAIS... Ao ponto de NÃO TERMOS VÍNCULO ALGUM COM AS FIGURAS CENTRAIS DO GOVERNO DO ESTADO! NEM MESMO UM PROJETO (DE POLÍTICA REMUNERATÓRIA!!!!!!!) VINHA SENDO DISCUTIDO !!!!!!! NÃO HAVIA NADA !!!!!! TODAS AS OUTRAS CARREIRAS VINHAM SE ARTICULANDO !!!!!!!

Por isso mesmo, pedimos à Defensora Pública Geral, a partir desse momento, que se feche no exclusivo objetivo de resolver a QUESTÃO DA VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR, POR MEIO DE UMA POLÍTICA REMUNERATÓRIA DIGNA, CONFORME COMPROMISSO FIRMADO PELO GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ.

E se o discurso continuar sendo de "novos projetos", "criação de núcleos", "nova sede", para conseguir mais "visibilidade" e "apoio da população", e com o passar do tempo a valorização do Defensor, pedimos: RENUNCIE, porque NÃO ACREDITAMOS MAIS NESSA ESTRATÉGIA!

E se o GABINETE não se fechar em regime de PRIORIDADE ABSOLUTA em torno de resolver a questão de nosso SUBSÍDIO, pedimos: RENUNCIE, porque a elegemos para a VALORIZAÇÃO DO DEFENSOR (LEIA-SE: POLÍTICA REMUNERATÓRIA DIGNA!) SER A PREOCUPAÇÃO DA DEFENSORA PÚBLICA GERAL TODOS OS DIAS AO ACORDAR!!!!!!!

AINDA HÁ TEMPO DE MUDAR A ESTRATÉGIA DEFINITIVAMENTE !!!!!!!!

ENTENDEMOS QUE A DEFENSORIA PÚBLICA GERAL DEVERIA INFORMAR SEMANALMENTE AOS DEFENSORES, POR MEIO DE RELATÓRIO, QUAIS AS MEDIDAS E AÇÕES DE PLANEJAMENTO TOMADAS PARA RESOLVER O PROBLEMA DA POLÍTICA REMUNERATÓRIA DOS DEFENSORES !!!!!!!!!

FORTE ABRAÇO A TODOS,

EMERSON

Anônimo disse...

Eita pau, que cabra macho esse tal de Emerson. Deve ser aposentado pois se dependesse da Defensora Geral não teira peito de escrever uma carta assim, eu acho.
De todo modo só tenho a lamentar porque a Defensoria precisa muito de gente que acrewscente e não de gente que se acomoda assim que assume um cargo de direção....

Anônimo disse...

Se essa carta fosse publicada em fim de gestão ainda assim seria de um desgaste tremendo, porém o foi antes dos primeiros seis meses. Que esá havendo na Defensoria Pública? Que revolta tão grande gente... Pelo que entendi os Defensores Públicos votaram na Dra. Francilene única e exclusivamente porque achavam que ela conseguiria o que eles querem em termos remuneratórios. Não pesaram e nem mediram se ela tinha capacidade administrativa ou coisa que o valha. Se foi isso cairam do cavalo e foi bem feito porque não se escolhe um Administrador, um Gestor, somente por um gomo da laranja.Tem de ser examinada toda a fruta e aí se faz a escolha. Que ingênuos foram esses meninos. Acordaram tarde e viram que tinham mijado na rede....