sexta-feira, 18 de abril de 2008

CPI DOS CARTÕES DESCOBRE DESPESAS IRREGULARES DE GUSHIKEN

"A CPI do Cartão Corporativo começa a abrir os gastos da Presidência. Uma das mais de 1.200 caixas empilhadas na sala-cofre da CPI revela despesas irregulares do ex-ministro Luiz Gushiken, um dos homens fortes do primeiro mandato do governo Lula. Os gastos eram bancados pelo uso de cartões corporativos para saques em dinheiro. Notas fiscais de restaurantes e hotéis em nome do petista mostram o uso de recursos públicos para comprar bebidas alcoólicas e pagar refeições a terceiros, o que é considerado desvio de verbas pela Controladoria Geral da União (CGU).
Gushiken pagava suas despesas com o cartão de crédito pessoal e depois pedia ressarcimento aos cofres da União. O dinheiro era entregue pela ecônoma Maria da Penha Pires, subordinada do petista na antiga Secretaria de Comunicação (Secom).
Papéis em poder da CPI mostram que, para cobrir os gastos, ela usava seu cartão corporativo para fazer sucessivos saques em dinheiro no valor de R$ 1.000, $áximo permitido pelos caixas eletrônicos do Banco do Brasil. Assim, os únicos registros que vinculavam a movimentação financeira ao petista eram depositados no arquivo morto da Casa Civil. Gushiken não retornou os recados deixados pelo GLOBO, assim como seu advogado, Marcos Perez. A Casa Civil informou que não faria comentários. "


(O Globo)


VAMOS NÓS - E como vai a apuração dos gastos com cartões corporativos por aqui? Será que a doutora Elaine Maciel, promotora de Justiça do Estado, à frente do caso, concluiu o trabalho?

Nenhum comentário: