sábado, 19 de abril de 2008

CASO DO JATINHO - REVISTA ÉPOCA ACUSA CID DE FAVORECIMENTOS


Cid Gomes

E a Época desta semana entrou na rota do caso do uso de jatinho fretado pelo governador Cid Gomes, em vôo pela Europa, durante o Carnaval. A revista fala de "favorecimentos" às empresas de táxi aéreo TAF e Easy. Confira:

"As vésperas do carnaval, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), viajou à Europa. Durante dez dias, ele visitou uma feira de turismo na Espanha, participou de um seminário sobre fruticultura na Alemanha e de outro sobre energia alternativa na Escócia. Seria apenas mais uma viagem oficial, não fosse um daqueles detalhes que os políticos preferem esconder. Cid levou com ele a primeira-dama, Maria Célia, a sogra, Pauline Carol Moura, dois secretários e suas respectivas mulheres. Tudo foi pago com dinheiro público.
Para que o governador e sua turma tivessem um jato executivo à disposição durante a viagem, o Estado gastou R$ 388.500 com o fretamento – incluídas as despesas com a tripulação na Europa e as taxas aeroportuárias. O valor gasto é cerca de quatro vezes mais alto que se o governo tivesse pagado sete passagens na primeira classe de vôos comerciais. Nesse caso, porém, os nomes dos passageiros – inclusive as mulheres dos secretários e a sogra do governador, que não poderiam ter viajado à custa do Estado – teriam de ser publicados no Diário Oficial. A opção pelo jatinho manteve o segredo por mais de dois meses.
A história só foi descoberta na semana passada porque os dois únicos deputados estaduais que fazem oposição ao governo de Cid fizeram um pedido de informações ao governo sobre a viagem. Embora o governo seja obrigado por lei a prestar informações à Assembléia Legislativa, há um mês Cid disse que não devia satisfações. “Não vou me submeter a demagogia barata”, afirmou. “Tem de ter respeito. Ninguém pergunta ao presidente (Lula) quem viaja com ele.” Na semana passada, após dois meses de espera, os dados chegaram aos deputados. “À exceção da primeira-dama, a presença das outras três mulheres configura improbidade administrativa”, afirma o deputado Heitor Férrer (PDT), um dos autores do pedido de explicações. O governo do Ceará não respondeu aos pedidos de ÉPOCA para falar com o governador.

Uma das empresas selecionadas pelo governo pertence a um amigo de infância do governador

Os aviões são um foco de problemas na gestão de Cid Gomes – irmão do ex-ministro e deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Em julho de 2007, foi feita uma licitação para escolher as empresas de táxi-aéreo que prestariam serviços ao governo cearense. Há indícios de que pelo menos duas delas foram favorecidas no processo. Uma é a TAF, dona do jato executivo que levou Cid à Europa no Carnaval. O edital afirma que o avião deve ter sido fabricado a partir de 1994. Por coincidência, é o ano de fabricação do jato da TAF. “O governo fixou 1994 com interesse de que uma empresa do Ceará pudesse participar”, diz Ariston Pessoa Filho, sócio da TAF. “Favorecimento seria se tivesse estabelecido que o avião deveria ter capacidade para nove pessoas. O meu tem essa capacidade.” Outro contrato sob suspeita, de R$ 1,5 milhão, foi firmado com a Easy Air. O edital exigia um jato King Air, fabricado a partir de 2004. Essa exigência é incomum, segundo donos de duas empresas de táxi-aéreo ouvidos por ÉPOCA. Um deles ressaltou que o importante não é a idade da aeronave, e sim as horas de vôo.
O caso da Easy Air é curioso. Ao contrário da TAF, a Easy Air é uma empresa de táxi-aéreo sem avião. Fundada há dois anos, ela é apenas uma intermediária que aluga as aeronaves que servem ao governo do Estado. A Easy Air pertence ao empresário Disraeli Ponte, amigo de infância do governador. No mês passado, Disraeli e a mulher comemoraram com Cid e Maria Célia o aniversário da primeira-dama numa churrascaria de Fortaleza. Desta vez ninguém precisou pegar jatinho.

(Foto: Jarbas Oliveira)

26 comentários:

Anônimo disse...

Soube que a listagem dos passageiros que foi liberada oficialmente pelo Governo do Estado, não corresponde à realidade. Dizem haver outras pessoas nesse fatídico vôo às nossas custas. Que tal o Dep. Heitor Férrer colocar as barbas de molho?
Ricardo Holanda
(rh@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

No Ceará Não Tem Disso Não
Luíz Gonzaga

Tenho visto tanta coisa
Nesse mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense
Não existe explicação
Qualquer pinguinho de chuva
Fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra
E dizer que é distração
Vocês cá da capital
Me adesculpe esta expressão

Refrão:

No Ceará não tem disso não,
Não tem disso não, não tem disso não
No Ceará não tem disso não,
Não tem disso não, não tem disso não
Não, não, não,
No Ceará não tem disso não,
Não, não, não,
No Ceará não tem disso não,

Nem que eu fique aqui dez anos
Eu não me acostumo não
Tudo aqui é diferente
Dos costumes do sertão
Num se pode comprar nada
Sem topar com tubarão
Vou voltar pra minha terra
No primeiro caminhão
Vocês vão me adesculpar
Mas arrepito essa expressão:



Velho Luis Gonzaga, ainda bem que morrreste sem constatar que agora NO CEARÁ TEM DISSO SIM. Tu terias que mudar a letra da tua linda composição para:

NO CEARÁ NÃO TINHA DISSO NÃO.

Anônimo disse...

ADERBAL FALOU...EU JÁ TINHA AVISADO ACERCA DE UM MÊS QUE TINHA UMA IMPRENSA DO SUL INVESTIGANDO O CASO " JATINHO DA ALEGRIA".....TÁ VENDO CID AONDE DEU A SUA PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA!!

Anônimo disse...

Que coisa feia Cid. Vergonha nacional. Chacota. O Ceará está de marcha ré na moralidade pública. Assim, estamos volrando à epoca dos coronéis - agora com apoio do PT, do Pc do B, do PSB e até do PSDB, que bem podia estar na linha de frente desse absurdo. Parabéns ao Heitor. Ao Adahil, nem tanto. Tudo que ele fala tem um dedo do Lúcio - duas caras. Tô aguardando minha turma do PSOL falar sobre isso..Alô Roseno, Alô João Alfredo......

Anônimo disse...

Ô massacre.....Depois do JN, o resto veio no faro.......

Anônimo disse...

Pois é... Cid Gomes cobrou tanto do ex-governador passar a marcha, né? E o que a gente vê agora? Passar marcha só pra ele, a bordo de jatinhos pagos pelo povo cearense. O Ceará que se lixe. E bananas pro povo que paga seus luxos e extravagâncias.

Quanta desfaçatez!!! Ô oligarquia nojenta, essa de Sobral. Aliás, ele pensava que governar o Ceará era o mesmo que governar Sobral. Achou que podia continuar a enfiar o pé na jaca, comprar carros de luxo com o dinheiro público, viajar, e coisas absurdas como as que fazia em Sobral, como interditar o elevador do prédio na hora que ele saía de casa, que ficava esperando por sua majestade até a hora dele chegar pra "despachar", sem correr o risco de esperar como um simples mortal. Mais parece um personagem que a máquina do tempo trouxe da corte de D.João VI...

Agora dizem que ele quer torrar dinheiro público na construção de uma passarela ligando o palácio da Abolição à residência oficial que irá ocupar, com certeza querendo preservar-se do convívio das ruas e da plebe que o elegeu... Dá nojo!!!

Por isso, PARABÉNS a essa duas ilhas de sensatez, coragem e espírito público que são os dois parlamentares que salvam a atual legislatura da Assembléia Legislativa: HEITOR FÉRRER (PDT) E ADAHIL BARRETO (PR).(com maiúsculas mesmo). Não fossem eles, o que seria de nós, ante um governador com essa obsessão irresponsável por luxo e esse alopramento na mão quando lida com recursos públicos!?!? Estaríamos mais perdidos ainda.

Bruno

Anônimo disse...

CID GOMES, uma vez foi falado aqui que o senhor não está acima da lei e nem é a LEI. Respeite o direito garantido pela constituição federal dos agentes políticos do estado do ceará....

Anônimo disse...

ATENÇÃO: ASSEMBLÉIA GERAL DOS DEFENSORES PÚBLICOS NO DIA 25/04 PARA A DELIBERAÇÃO DE GREVE GERAL DA CATEGORIA!!!!!
ATÉ AGORA, NENHUMA PROPOSTA DO GOVERNO ACERCA DOS PLEITOS DOS DEFENSORES PUBLICOS DO CEARÁ.

Anônimo disse...

Esse sim merece respeito e admiração, viva HEITOR FERRER, continue buscando que vc vai encontrar muito mais, os Ferreira Gomes tem muita coisa debaixo do tapete, vamos moralizar, Ferreira Gomes (clã) só vive as custas de governos !
Paulo Santiago

Anônimo disse...

Êliomnar, por favor, veja se voce consegue controlar estes"posts" dos Defensores Públicos! Porque esses caras acham que têm o direito de imiscuir as reinvidicações deles em tudo que é lugar? A conclusão que se chega dessas intrusões é que o governador pode estar certo em não prestigiar uma categoria que usa deste tipo de instrumento para fazer valer demandas.

Anônimo disse...

A professora na sala de aula;

"Meninos, vamos soletrar as palavras em onde tem o nome do nosso querido Governador:
Vamos lá:

A comunidade está enfureCIDa;

A Patricía Gomes está estarreCIDa;

Só falta agora ELE ser um homiCIDa;

Poderá ser um sogriCIDa;

A turmicha de Sobral está aborreCIDa;

A sogra está emputeCIDa;

O Ciro Gomes poderá ser um frateCIDa;

O Ivo Gomes, Doutor em Harvard, poderá, em matando os dois oposicionistas, ser um ambiCIDa;

A fampilia do amiguinho de infância (dono da empresa de aviação sem aviões) está muito agradeCIDa;

Prá limpar tanta sujeita só muito bacteriCIDa;

Se não limpar, só usando pesteCIDa;

Politicamente a viagem no aerossogra foi um ato suiCIDa;

A mulher do Governado, ao chegar à OROPA ficou embeveCIDa;

Pelo esforço de vocês me considero enalteCIDa

Anônimo disse...

Como o governo só liberou a lista de passageiros quando o CID estava fora do país, é possível que tenha sido de propósito para verificar a repercussão. Alguns "jornalistas" estão recomendando que o governador acabe com a polêmica devolvendo o dinheiro correspondente aos passageiros não oficiais e peça desculpas públicas. Não pode ser assim: comete o delito e, se ninguem falar nada fica por isso??? O Ministério Público tem que ajuizar ação por improbidade e a mídia tem que continuar cumprindo o seu papel, denunciar e "avacalhar" mesmo. O Ceará NÃO É A CASA DA SOGRA!!!

Anônimo disse...

Meu irmão, deixe-nos, ao menos, ter o direito de postar nossas reivindicações. Nós somos sacaneados pelo Governo e temos nesse blog uma forma de divulgar nossas dores. Não queira censurar isso não, até porque você não é o proprietário do blog. Se quiser um blog com censura faça um prá você e nos deixe em paz.

Anônimo disse...

Por favor, companheiro da última postagem.Cid ou Ciro jamais fizeram pós-graduação em Harvard.
São dois sobralenses espilicutes.
Ambos foram "alunos visitantes", sem terem se submetido a nenhuma seleção, sem obrigatoriedade de presença, tudo para fazer de conta para os cearenses desinformados ou incautos.Aliás, o Fernando Henrique, que tanto é malhado pelo Ciro, foi o mesmo que conseguiu que ele fosse admitido em Harvard como aluno visitante.

Anônimo disse...

Eliomar, por favor publique essa quadrinha que fiz para nosso Governador Cid Gomes:


O direito de ser "mala"
é certo, ninguém recusa,
mas ser "mala" desse jeito,
de certo o senhor abusa.


Sai prá lá mala sem alçaaaaaaaaaa!!!

Anônimo disse...

Sra. Procuradora Geral de Justiça



Nós, os blogueiros do Blog do Eliomar de Lima, indignados diante dos lamentáveis fatos, narrados pela imprensa local e nacional, além de denunciados pelos DEPUTADOS Adahil Barreto e Heitor Férrer, fatos estes relacionados com a viagem do Governador Cid Gomes à Europa no período carnavalaesco, onde leva 03 pessoas absolutamente estranhas ao staff governamental e ainda denúncias de licitações viciadas feitas pela revista época, arguindo inclusive que uma das empresas é de propriedade de um amigo íntimo do Governador e que referida empresa não tem sequer um avião, sendo mera atravessadora, requeremos de V.Exa., na qualidade de custos legis e de representante máximo do douto Ministério Público do Estado do Ceará, que determine a INSTAURAÇÃO DO COMPETENTE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, citando o Governador e demais pessoas citadas a fim de serem ouvidas, resultando dai uma competente AÇÃO CIVIL PÚBLICA.

Fortaleza, 20 de abril de 2008


PS: Quem concordar com este pedido mande comentário nos seguintes termos: Concordo com o pleito feito à Procuradora Geral de Justiça. Temos que mostrar que a sociedade não se cala de modo algum.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 17:34h, que postou comentátio pedindo a censura para os defensores públicos:

Em primeiro lugar, quero dizer que não sou defensor público. Aliás, nem sequer sou formada em Direito. Mas gostaria de avisar pro anônimo que jamais o Eliomar, um jornalista consciente de seu papel e do papel da imprensa, que tem o sagrado dever de defender a liberdade de expressão, vai exercer censura em seu blog, a não ser aquela que deve cuidar para que baixarias caluniosas ou palavras de baixo calão afrontem os leitores do blog.

Os Defensores Públicos têm todo o direito de usar esse canal para expressar suas insatisfações, vítimas que foram de embuste do então candidato Cid Gomes que, junto com seus apoiadores (Ivo Gomes, Nelson Martins etc), enganaram toda uma categoria com promessas falsas.

A meu ver, eles estão CERTÍSSIMOS. Se todos fizessem assim, talvez os políticos demagogos e enganadores tivessem mais medo de mentir para o eleitor. O que eles fazem não pode ser visto como uma briga por uma causa particular. Isso beneficia toda população, que é sempre enganada por candidatos sem escrúpulos, que fazem promessas em campanha mesmo sabendo que não vão cumprir. E, quando eleitos, dão as costas para aqueles que acreditavam que o que eles falavam era verdade.

Eu não votei em Cid Gomes, pois desconfio sempre do carater de gente que se locupleta no poder e que tem comportamento autoritário, desdenhando da lei e das instituições, por achar que não deve satisfações a ninguém. Enfim, que se autoproclama "Rei do Pedaço" quando chega ao poder, característica forte dos Ferreira Gomes. E eu poderia agora estar na posição cômoda de dizer: benfeito, quem mandou acreditar nele?
Mas não faço isso, e acho que se os Defensores foram ludibriados, têm pleno e legítimo direito de chiar em canais abertos de comunicação e de brigar pela causa deles em qualquer espaço democrático como o desse blog.

Afinal, eles só demonstram reconhecer como sério, de amplo alcance e digno de confiança o blog do grande jornalista Eliomar, que presta assim um excelente serviço à população do Ceará e, como consequência, à democracia.

Portanto, vamos deixar que a função de escolher o que pode ou não ser postado aqui seja exercida pelo dono do blog, que tem plena capacidade de fazê-lo.

Carol

Anônimo disse...

CONCORDO COM O PEDIDO DE ABERTURA DE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO. Muito bem bolado.

Anônimo disse...

CONCORDO COM O PEDIDO DE ABERTURA DE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO. Muito bem bolado.

Anônimo disse...

Eu tasmbém assinaria um pedido assim. Muito bem escrito o pedido.

Anônimo disse...

O ANÔNIMO que afirmou que "Alguns 'jornalistas' estão recomendando que o governador acabe com a polêmica devolvendo o dinheiro correspondente aos passageiros não oficiais e peça desculpas públicas. Não pode ser assim: comete o delito e, se ninguem falar nada fica por isso??? O Ministério Público tem que ajuizar ação por improbidade e a mídia tem que continuar cumprindo o seu papel, denunciar e "avacalhar" mesmo". Eu fui um dos 'jornalistas'(ou seja, nao jornalista) que disse isso e nao acrescentei, explicitamente, o que o prezado Anônimo sugere. Mas, do que eu disse, dá para se deduzir que eu nao quero por panos mornos sobre o caso. Veja o que afirmei aqui, em outra postagem: "No caso em tela, viva a grande mídia, meu caro Eliomar. E quanto à mídia do Ceará, salve o seu exercício dígno do jornalismo. Aqueles que pedem repressão aos flanelinhas, ao barulho de bares, aos camelôs da rua do Mercado Central e da Beira-Mar, dessa vez botaram a violinha no saco e pediram moderaçao, tudo para proteger os Ferreira Gomes. A forma como se deu a viagem do Governador é um flagrante caso de improbidade, apimentado pela arrogância típica das classes médias e altas de Fortaleza e de Sobral, que se imaginam latifundiárias da fé pública. Ora, há ainda muito a ser investigado pelo bom jornalismo, como os próprios objetivos e resultados da viagem no que diz respeito ao interesse público, às despesas com alimentação, hospedagem, ao deslocamento da comitiva em cada país visitado, às despesas com cartões corporativos, etc, etc. Além de improbidade, o caso coloca em questao a confiança da sociedade em seu governador. Ou ele pede desculpas concretas ou deve pensar em renúncia. Estou exagerando? Talvez, para os padrões das elites cearenses, especialmente fortalezences e sobralenses, de compadrio, de familismo, de servilismo, de relações incestuosas entre os setores públicos e privados, de empáfia e arrogância, de puxa-saquismos, sim. Aqui em Ottawa, um Ministro de Estado que desrespeitou a ordem de um guarda de trânsito para que não ocupasse vaga de estacionamento de carro na sede do Parlamento não destinada a autoridades, viu-se diante desse dilema e teve que se desculpar de forma pública e formal para não renunciar ou ser defenestrado do cargo. A imprensa daqui deu ampla e visível cobertura ao caso. As desculpas concretas nao significam retórica culposa. Significam antecipar-se a qualquer manifestação do Ministério Público e do Poder Legislativo e ressarcir o Estado das despesas, de todas as despesas pagas por nós, pela viagem turística das esposas dos dois Secretários e da sogra do governador. O deputado Heitor Ferrer nao está nada pesaroso pelo resultado de sua açao. Basta ler o que ele disse, sem lamúrias,à Isto É, por você reproduzido acima. Querer abrandar o fato recorrendo à seriedade do governador é querer mudar o foco do problema para tergiversar. Nada de comedimento, nada de amornar, nada de conversa mole. Comedimento sim, mas em favor da apuraçao da verdade, sem espetacularizaçao, o que nao significa sigilo nem silêncio midiático na sua apuraçao. O Estadão sai com Editorial sobre esse turismo governamental espúrio. A mídia do Ceará deve issso aos seus leitores e ouvintes. Deve, também, um mínimo de investigacao jornalística, para incluir, além do mais, a reação da esquerda (PC do B, PT e suas faccoes Socialistas e similares), do vice-governador, da CUT, da Prefeita,da atual direçao do PDT, do Deputado Ciro Gomes,do Ministério Público, do senador Tasso Jereissati, assim como da Senadora Patrícia Saboya e de seu suplente, Flávio Torres, do PDT, além de abrir espaços para as manifestações dos deputados Heitor Ferrer e Adahil Barreto Cavalcante. Veja, Eliomar, eu nunca fiz (e jamais farei) do exercício político um meio para o denuncismo moral oportunista e eleitoreiro. Mas, como no atual esquema de poder do Estado estao os useiros e vezeiros da cruzada udeno-moralista, minha posiçao é de cobrança severa. Com isso nao só pretendo reforçar os objetivos republicanos dos que levantam suas vozes e seus clamores pela apuracao da verdade, como deixar provado que todo aquele que faz do discurso moralista para ganhar eleiçoes e poder na mídia, nao passam de falsos moralistas. Atenciosamente, Pedro Albuquerque, de Ottawa (Canadá)". DESSA FORMA ASSINO O PEDIDO DOS BLOGUEIROS À PGJ, PARA A "INSTAURAÇÃO DO COMPETENTE INQUÉRITO CIVIL PÚBLICO, citando o Governador e demais pessoas citadas a fim de serem ouvidas, resultando dai uma competente AÇÃO CIVIL PÚBLICA". PEDRO ALBUQUERQUE, Ottawa(Canadá).

Anônimo disse...

É de se lamentar que o Ministério Público seja tão omisso, a ponto de um colega blogueiro ter tido a idéia de pressioná-lo, com uma petição fictícia, para que o mesmo cumpra o seu pepel.
Que PAPELÃO hein Socorro França?

Concordo com a petição sim...

Anônimo disse...

Assinaria esse requerimento numa boa, se preciso fosse.

Anônimo disse...

Vamos ousar pessoal. Se o Eliomar topar fazer um post com o requerimento, só poderia comentar quem estivesse de acordo e confirmasse a identidade, por e-mail ou fax ou o que quer que seja... Aí mandariamos de verdade.

Anônimo disse...

Tô dentro da assinatura desse requerimento.

Eu e a patota da gentilândia todinha;;;;;

Anônimo disse...

O requerimento já tá dando certo. O MINISTÉRIO PÚBLICO já acena com a abertura do Inquérito Civil Público. Esse blog é demais da conta. Já não era sem tempo viu Dra. Socorro França?

Em tempo: Eliomar, foste tão SUTIL dando bom dia à procuradora Geral na Edição de hoje da tua coluna.....O homi é mala sem alça e tu és malacaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!