quinta-feira, 17 de abril de 2008

MORRE REITOR DA UFC ÍCARO MOREIRA


Vítima de enfarte, morreu nesta tarde de quinta-feira em Fortaleza o reitor da Universidade Federal do Ceará, Ícaro Moreira (55). Ele estava em casa e, após almoço, resolveu dormir um pouco, pois chegara no começo da madrugada de Brasília. Acabou não mais acordando. Ícaro era reitor desde o dia 5 de junho de 2007, quando foi empossado em ato na sede do MEC, em Brasília.
Estivemos com Ícaro ontem pela manhã, antes do seu embarque, e ele nos contava de vários projetos que iria tocar ainda neste ano. Entre eles, 10 grandes obras como a construção do prédio da Odontologia no Campus Avançado da UFC, em Sobral. Sempre sorridente, disse que iria deslanchar, porque o Projeto Reune - de apoio ao ensino superior - havia garantido vários concursos para a Instituição repor vagas de docentes e servidores.
Em Brasília, ele participou de reunião da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes).
Era um grande caráter. Vai deixar saudade.

4 comentários:

Mário Aragão disse...

Caramba, um cara novo. Um cara bom mesmo. Difícil cair a ficha...

:(

Marcos_Ce disse...

Trabalho na Rádio Universitária FM e fiquei absolutamente chocado com o que aconteceu. Era um grande homem e estava fazendo muito pela Universidade e pela rádio. Hoje é um dia muito triste para a comunidade acadêmica e funcionários da UFC.

André Herzog disse...

Prezado Eliomar

Uma perda muito grande.
Perde o Ceará um excelente Professor e Pesquisador. O serviço público um gestor de raras virtudes. Mas perde-se acima de tudo um ser humano ímpar, que certamente travou o bom combate. Sua aclamação pela comunidade acadêmica da UFC na última eleição é um testemunho do amplo reconhecimento merecidamente conquistado. Tive o privilégio de ser seu aluno e testemunhar seu progresso em todas as dimensões.
Meus sentimentos de pesar e solidariedade a sua família.

André Herzog

Unknown disse...

Nota de Pesar do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua

O Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB) manifesta o profundo pesar pelo falecimento de Sua Magnificência, o Reitor Ícaro de Sousa Moreira.

A súbita interrupção da carreira acadêmica brilhante de um pesquisador renomado, de méritos inobjetáveis, que atingia seu pináculo com o Reitorado da Universidade Federal do Ceará, consterna toda a comunidade acadêmica, a qual se vê sensivelmente apoucada.

O querido Professor Ícaro sempre se mostrou aberto ao diálogo e sensível às demandas da Universidade, sempre com deferência extraordinária aos estudantes. Dentre os feitos de seu – infelizmente –breve Reitorado, destacam-se as muitas obras que saltam aos olhos dos que transitam pelos campi de nossa Academia; a elaboração cuidadosa do projeto REUNI – UFC; e a luta a favor da paridade nas eleições para a Reitoria desta Universidade, causa histórica do movimento estudantil.

Do agora saudoso Professor, fica a lembrança de um homem de ilibado caráter e de extremo zelo pela res pública, além da certeza de que foi, dos doze Reitores desta Universidade, um dos que mais contribuíram para que a nossa UFC se mantivesse no patamar de excelência que sempre ocupou nos âmbitos nacional e internacional.

Por derradeiro, manifestamos a eterna gratidão pela atenção que sempre nos foi dispensada.

Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua
Curso de Direito