quarta-feira, 23 de julho de 2008

CANDIDATOS E AS POLÍTICAS EM FAVOR DA CRIANÇA


Os candidatos a prefeito de Fortaleza participaram, nesta manhã de quarta-feira, de um debate sobre direitos da criança. O encontro integrou-se ao ato de lançamento da campanha Criança não é da rua, promovido pela ONG Pequeno Nazareno, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade. Na ocasião, a senadora Patrícia Saboya, que postula pelo PDT a prefeitura, fez duras críticas ao descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e à redução da maioridade penal. Ela defendeu a educação como solução para a situação de risco de crianças e adolescentes. No debate, não compareceram a prefeita Luizianne Lins (PT) e Renato Roseno, este do PSol. Estavam viajando e mandaram representante.

Em sua fala, Moroni Torgan, postulante do DEM, assgurou que a criança será prioridade do seu governo, porque a "prioridade do governo é com a vida do seu povo e dentro da vida do povo, a que mais deve ser preservada é a aquela que ta nascendo no nosso meio.”
O candidato Adahil Barreto (PR) divulgou uma agenda para a questão da criança em situação de rua. As propostas foram:
1 - Aparelhamento dos Conselhos Tutelares;
2 - Creches conveniadas serem assumidas pelo Município;
3 - Escola em Tempo Integral;
4 - Escolas Profissionalizantes aproveitando a vocação de cada bairro;
5 - Implantação de programas para o esporte amador;
6 - Implantação do Agente escolar integrando família, escola e aluno;
7 - Garantir Dotação Orçamentária para incremento de políticas públicas nesse setor;

AO FINAL DO EVENTO, que reuniu um público de quase 300 pessoas, todos os candidatos assinaram o documento Carta Compromisso, quando o político se compromete a defender programas voltados para crianças e adolescentes. Mesmo em disputa, concordaram num ponto: lugar de criança é também na escola.

(Foto - Divulgação)

9 comentários:

Marcos_Ce disse...

Algo de extrema importância é o controle de natalidade. É preciso muita escola e creche pra tanto menino. O que tem de criança solta no meio da rua na periferia é uma coisa triste. Controle de natalidade já!

Anônimo disse...

Parece que só deu Adahil.

Anônimo disse...

pelo andar da carruagem só quem tem proposta é o Adahil.

José Sales disse...

E a Dona Luizianne parece mesmo que vai adotar a "tática do avestruz": não comparecerá a nenhum debate ou embate e volta e meia, quando "a coisa apertar" enfia a cabeça no buraco, que o perigo passa. E buraco para enfiar a cabeça é o que não falta nesta nossa cidade "lunar".

José Sales disse...

Parece que a Dona Luizianne vai restringir sua presença às atividades públicas de sua campanha à aparições eventuais na Tenda Circulandô, aquela que tenta imitar ipsis literis as Tendas Culturais da anterior campanha Lúcio Alcantara ou por participação remota, a partir de Brasilia, onde passa frequentemente a maior parte da semana, "discutindo recursos para Fortaleza", nos Ministérios.

Anônimo disse...

O ADAHIL, dentro de sua extrema coerência,coloca dentro de suas propostas o seguinte:Garantir Dotação Orçamentária para incremento de políticas públicas nesse setor;
Isso é importantíssimo e mostra a seriedade do ADAHIL pois existem candidatos que prometem mundos e fundos e sequer mencionam a dotação orçamentária.

Anônimo disse...

Contra fatos não há argumentos: Fortaleza nunca teve tantas crianças de rua como na atual gestão municipal. Luizianne e Cid, juntos, são descaso em políticas públicas para crianças e adolescentes. Em cada esquina, crianças se arriscam em meio a carros, na tentativa de alguns trocadinhos. Há casos de crianças que sobem nas costas de outras crianças. Lesões em colunas irão aparecer depois... Nem a prefeitura e nem o governo fazem nada.

Anônimo disse...

João Paulo... parece... Mas em matéria de criança, tudo que foi feito de bom foi feito pelas mãos de Patrícia. É só perguntar na periferia. Luizianne trata de abandonar os equipamentos. Triste.

ericodias disse...

uma questão jornalistica, se pela nota, o candidato que mais se destacou, ao apresentar quase um plano de metas e compromissos, foi Adahil Barreto, porque a foto do post não é a dele?

Parece claro que Adahil e Patricia se colocaram com mais desenvoltura sobre o tema. Pela nota, indica-se que moroni só falou obviedades. Seria coerente pensar que a foto tbm destacasse Adahil.