quarta-feira, 23 de julho de 2008

ICÓ ENTRE MUNICiPIOS BRASILEIROS COM UM ÚNICO CANDIDATO A PREFEITO, SEGUNDO TSE

"Desde a última atualização, na noite de ontem (22), o sistema “Estatística TSE Eleições 2008”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que existem 145 municípios brasileiros com apenas um pedido de registro de candidatura para o cargo de prefeito, para o pleito do próximo dia 5 de outubro. São municípios espalhados por 19 estados brasileiros, nas cinco regiões. O sistema de estatísticas continua recebendo informações dos Tribunais Regionais. Por isso, esta situação pode se alterar nos próximos dias. Contudo, se algum município permanecer nessa condição – um único candidato para a chefia do Poder Executivo local no pleito de 5 de outubro, a Lei 9.504/97 (Lei das Eleições) afirma, em seu artigo 3º, que nas eleições municipais em localidades com menos de 200 mil eleitores inscritos, “será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos”.

CEARÁ NA LISTA

Até a noite de ontem, no sistema do TSE, Rio das Ostras (57,6 mil eleitores), no Rio de Janeiro, Icó (mais de 48 mil eleitores), no Ceará, e Cristalina (27,4 mil votantes), em Goiás, eram os municípios brasileiros com maiores colégios eleitorais que ainda apresentavam candidatura única para o cargo de prefeito.

(Site do TSE)

Um comentário:

FABRÍCIO MOREIRA DA COSTA disse...

A Coligação Nossa Gente, formada por dez partidos políticos, que tem como candidato a prefeito Jaime Júnior, do PSDC, em Icó, a bem da verdade, vem esclarecer acerca dos fatos alencados em seu conceituado blog, sobre o lançamento de candidaturas nesta muncipalidade:

1. Não é verdadeira a afirmação que só consta um nome lançado a prefeitura de Icó, no certame vindouro;
2. Ocorre, senhor jornalista, que o partido político PT do B, fez coligação com esta coligação, através de seu presidente e, o vice, juntamente com outros membros, optou pela coligação adversária;
3. Ontem, o juízo eleitoral decidiu que o PT do B deve permenecer com a coligação adversária;
4. Neste ínterim, a Coligação Nossa Gente tem 48h para aditar o pleito de registro, para somente após este, ser divulgado o edital, com o nome do nosso candidato Jaime Júnior a prefeitura de Icó, previsto para sexta-feira.

Icó - Ceará, em 23 de julho de 2008

Fabrício Moreira da Costa
Representante