segunda-feira, 21 de julho de 2008

DEPUTADO QUER FUNDO DE MAIS DE R$ 1 BILHÃO PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO NORDESTE

O deputado federal Ariosto Holanda (PSB-CE), em palestra realizada na manhã de hoje na sede da Embrapa, apresentou um termo de referência que servirá como base para a elaboração de um plano de desenvolvimento tecnológico para a região Nordeste. A idéia é unir governadores, secretários estaduais e instituições de ensino/pesquisa nordestinos em torno de ações como educação a distância, informação tecnológica e ampliação das pesquisas regionais. A meta é reduzir a desigualdade regional no que se refere à produção de conhecimentos e ao desenvolvimento educacional da população.
Para tanto, um fundo de mais de R$ 1 bilhão deverá ser criado com recursos do governo federal, estadual, fundações, bancos e emendas orçamentárias da bancada do Nordeste. Quem deverá decidir como esse dinheiro será gasto é o Conselho de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CDCTN), que será presidido pelo ministro da Ciência & Tecnologia. O conselho terá como participantes representantes do governo e de instituições como BNB, Sebrae, Embrapa, universidades e CEFETs.
Em agosto, a proposta deverá ser apresentada para os secretários estaduais e governadores da região Nordeste. O parlamentar ressaltou que essa é uma idéia que conta com a aprovação ministerial, mas tem de ser abraçada por toda a sociedade para que possa ser levada adiante.

Nenhum comentário: