domingo, 14 de dezembro de 2008

CHÁVEZ DISPOSTO A CONVERSAR COM OBAMA


Fica esperto, hein?

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse neste domingo que tem "a melhor disposição" para reconstruir as relações com o Governo dos Estados Unidos a partir da posse de Barack Obama. Porém, só fará isso com "um marco de respeito à soberania" do país sul-americano, em entrevista a seu aliado político, ex-vice-presidente e jornalista José Vicente Rangel.
Chávez revelou que "via com interesse" a nomeação de Bill Richardson e Hillary Clinton ao gabinete de Governo de Obama, e assinalou que isso "abre uma perspectiva" para as relações bilaterais. Embora reconheça que ainda não houve nenhuma aproximação com a próxima administração americana, expressou que está "disposto a chegar" inclusive a um "trato direto, pessoal" com Obama. Nesse sentido, asseverou que Caracas e Washington "podem trabalhar para refazer um acordo" de luta conjunta contra o narcotráfico, assim como para o combate do "terrorismo e delinqüência internacional."
O Governo de Chávez anulou em julho de 2005 um convênio com a DEA (Drug Enforcement Agency, o departamento antidrogas americano), alegando que o órgão fazia "espionagem" neste país. Nas últimas semanas, Chávez expressou que espera ver o que fará Obama com assuntos como a prisão de Guantánamo ou o pedido de extradição venezuelano do anticastrista Luis Posada Carriles, acusado de terrorismo por Caracas e Havana.
"Estou disposto a avaliar tudo isto", disse o governante da Venezuela, quinto exportador mundial de petróleo e um dos principais abastecedores dos Estados Unidos, aos quais vende entre 1,1 milhão e 1,5 milhão de barris de petróleo diários."


(Folha Online)

Nenhum comentário: