sábado, 20 de dezembro de 2008

GOVERNO CID MANDA PARA BLOG ESCLARECIMENTO SOBRE NOTA DA REVISTA VEJA

O governador Cid Gomes (PSB), por meio de sua assessoria de imprensa, enviou a seguinte nota com objetivo de esclarecer nota publicada pela Revista Veja, e aqui veiculada, acerca da compra de livros didáticos e possíveis ilicitudes. Confira:

A Secretaria da Educação do Ceará esclarece que a compra de livros didáticos para atender aos estudantes cearenses foi efetuada dentro de todos os princípios legais. A informação publicada na revista Veja de que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) considerou a operação irregular é inverídica. Toda a operação de compra dos livros foi acompanhada, do início ao fim, pelo TCE a pedido do Governo do Estado. No ano de 2007 foi a primeira vez na história que o Governo comprou livros didáticos para distribuir para estudantes da rede fundamental, assim como faz o Governo Federal.
É necessário destacar também, que a Secretaria da Educação comprou livros não só de uma, mas de diversas editoras. Assim como realiza o Governo Federal, os livros didáticos são avaliados por especialistas em educação e os municípios ficam livres para escolher aqueles que consideram mais adequados para seus alunos.
Ciente de que seria uma operação inédita, o Governo provocou no ano passado o Tribunal de Contas para que avaliasse como seria a melhor forma de realizar a compra. Assim foi feito também na compra de 2008. As duas operações foram consideradas legais pelo Tribunal.
A aquisição de livros didáticos é essencial para a formação dos estudantes.
O Governo do Estado do Ceará aplica hoje o maior programa de alfabetização de crianças de sua história. O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), formatado em parceria com o Unicef, apóia os municípios a elevarem a qualidade do ensino da leitura e escrita nas séries iniciais. Ao todo, 320 mil crianças que cursam o primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental de todos os 184 municípios do Estado já foram e estão sendo atendidas pelo Paic.
A educação de qualidade é tratada como prioridade pelo atual Governo. O compromisso é com a elevação da aprendizagem dos estudantes de todos os níveis, sejam eles das escolas estaduais ou municipais.

Assessoria de Imprens do Governo do Ceará

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem, vamos ver se o esclarecimento reflete a verdade dos fatos.
Agora, o Governador deveria também esclarecer a grosseria de que foi vitima o Professor Fernando.

Ismael Luiz disse...

A REVISTA "VEJA",MAIS UMA VEZ,TENTANDO ATINGIR,INDIRETAMENTE,O DEPUTADO FEDERAL CIRO GOMES,IRMÃO DO GOVERNADOR,ATRAVÉS DE DENÚNCIAS CONTRA A SUA ADMINISTRAÇÃO.TRISTE.

Anônimo disse...

Acho que o caso é mais grave do que a Veja revelou. Revirei o site do DO e depois do TCE e achei a tal resolução sobre os livros.
É um de fato um caso que merece atenção.
O íntegra da resolulçao pode ser lida em: http://www.tce.ce.gov.br/sitetce/arq/Secretaria/resolucao/2008/RES200803732007043026.PDF

Anônimo disse...

Prezado Eliomar,

Muito revoltante ler uma nota dessas, sou cearense e conheço a trajetória da Aprender Editora, uma empresa cearense que desenvolve um projeto de alfabetização pautado na realidade das crianças cearenses, e quem tem dado resultados comprovados aonde vem sendo aplicado. Quem é da Educação sabe que o vinculo que a referida editora tem com o Professor Edgar Linhares, pessoa de ilibada moral e educador admiravél, é de aplicar o metodo de alfabetização elaborado por ele quando em 2001 o mesmo realizou uma assessoria em Sobral, é da ciência de todos que a experiência em Sobral foi exitosa sendo publicada pelo INEP na série BOAS PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO.

Como educadora que sou, me envergonha esse posicionamento de quem ouviu o galo cantar mas, que como a maioria das crianças cearenses, DECODIFICOU MAS NÃO COMPREENDEU A MENSAGEM, e sai proclamando a quatro ventos haver alguma maracutaia nessa compra.

Não tenho interesses politicos nem estou aqui para defender o Cid Gomes, o que eu sei é que o Projeto Lendo Você Fica Sabendo da Aprender Editora proporciona as nossas crianças a oportunidade de serem verdadeiramente alfabetizadas galgando assim um futuro melhor.


E falando ainda mais claramente sei que os livros da Aprender Editora são material de alta qualidade e baixo custo, e isso deve incomodar bastante quem tem interesses financeiros envolvidos, como as grandes editoras com seus livros carissimos adotados sempre adquiridos com o dinheiro do contribuinte e que na verdade não alfabetizam NINGUÉM.

Está na hora de separarmos o joio do trigo e abraçarmos antes de mais nada O PARTIDO DA EDUCAÇÃO.


Liana Guimarães
Professora em Fortaleza

Anônimo disse...

Eliomar,

Muito tocante o comentário da professorinha, muito dramático até, num caso em que não cabe "sentimentalidades". A lei 8666 é clara e impositiva e, como qualquer lei numa sociedade que se preza e se respeita, tem de ser CUMPRIDA. Os motivos estão ressaltados no Art.3 que define:

"Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos."

Viu só? O que tem a ver a reputação do "Professor Edgar Linhares, pessoa de ilibada moral e educador admiravél" com os termos da lei?? Isso não é argumento, ora bolas... A ilegalidade não é o livro dele, mas a forma como foi feita a compra pelo governo, ao arrepio da lei. Ainda mais com o agravante de o professor ser uma pessoa ligada ao governador. Neste caso, deveria haver ainda mais rigidez no processo, pra não caracterizar favorecimento ilegal.

Ah, e não se envergonhe de posicionamentos "contraditórios". Se você desconhece, o que sustenta a democracia é a liberdade de pensamento e de expressão, que ao fazer denuncias garante o bom funcionamento da máquina pública, evitando que seus plantonistas cometam abusos.

Por fim, por que você não assume que defende o governo Cid? As coisas têm lado, e o seu está perfeitamente definido em suas palavras. Não se envergonhe disso.

E deixo aqui a máxima do imperador romano Caio Júlio Cesar, para você DECODIFICAR E ENTENDER por que se cobram ações lícitas do governo:

"À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta".

Carol

Anônimo disse...

Oi Eliomar
Houve um edital publicado para escolha de material
Mais de 10 Editoras apresentaram material
No totoal, 6 editoras foram selecionados, entre elas a Editora Moderna e a Positivo ( grandes editoras em ambito nacional )
Houve dois dias de escolha de material pelos municipios, ou seja, cada municipio teve a liberdade de escolha do material que ia usar.
Eles escolheram.
Me inform Carol, onde pode haver improbidade nesse processo ?
E é importante ressaltar que o professor Edgar é o "pai" do método, porém nem autor do livro e muito menos sócio da editora ele é.
Apenas o método é do prof. Edgar Linhares, que foi desenvolvido por ele. Não a escrita do material, sendo assim os direitos autorais tbm nao o pertencem.
A editora Aprender teve um resultado em cima de editoras consagrradas nacionalmente, e já possui em seu currículo resultados que impressionam, núemro esses existente no livro do INEP.
Bem, acho que a investigação é importante, saudável, porém quando se publica uma nota dessa sem ao menos se ouvir as partes, fica-se a impressão para o grande público de fato existente. É interessante, e eu repito, a averiguação dos fatos, porém nada houve para que se menciona a lei das licitãções, pq tudo foi seguido a risca. Edital publicado, participãção massissa de grandes editoras, seleção, e depois escolhas feitas por 184 municípios, nao pela SEDUC, e sim pelos municípios um a um. Esse fato por si só já demonstra a intenção de lisura do processo, pois todos os municipíos, repito, independente de qual partido politico o prefeito pertença, escolheu o seu material. E a Editora Aprender foi contemplado em municipios de partido de A a Z, sem qualquer envolvimento politico ou de outra forma, até pq seria algo de tamanho escandalosso se houvesse qualquer tipo de atitude dessas.
Fico aqui torcendo para que a verdade apareça, para que os tbm possamos acreditar que santo de casa tbm cura.

Anônimo disse...

ELIOMAR,

QUE VENHA A SABER QUE A COMPRA DE LIVROS DO PAIC NÃO É EXCLUSIVA DA EDITORA APRENDER,PESQUISEI E VI QUE O GOVERNO DO ESTADO TAMBÉM COMPRA LIVROS PARA O MESMO PROGRAMA E TAMBÉM POR INEXIGIBILIDADE DE DUAS OUTRAS EMPRESAS : INSTITUTO ALFA E BETO E EDITORA BASE E SERIA BOM QUE A POPULAÇÃO CEARENSE TIVESSE CONHECIMENTO DE COMO É FEITA A ESCOLHA DESSES LIVROS PELOS MUNICIPIOS CEARENSES.

NÃO VEJO SENTIMENTALIDADES NENHUMA NO QUE A PROFESSORA DE FORTALEZA ESCREVEU, E ATÉ ME INDIGNO AO VER O DESCASO COM QUE O ANÔNIMO CAROL SE REFERE A MESMA COMO " PROFESSORINHA"


A LIBERDADE DE IMPRENSA É TOTALMENTE VÁLIDA E É PARA SER RESPEITADA SEMPRE, MAS NEM SEMPRE O QUE SE LER É VERDADEIRO E IMPARCIAL.

VOU PESQUISAR E TER UMA IDÉIA CORRETA SOBRE ESSE CASO E TODOS OS CEARENSES DEVERAIM FAZER O MESMO.

Pedro Fontenele