sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

CERTIDÃO DE NASCIMENTO VIRA PRESENTE DE NATAL

"A Associação dos Notários e Registradores do Estado do Ceará (Anoreg-CE) fará nesta sexta-feira (19), às 18hs, no Sesc (Rua 24 de Maio, 692, Centro) a entrega simbólica das primeiras Certidões de Nascimento retiradas gratuitamente pelos moradores de rua de Fortaleza durante a Campanha de Natal da Anoreg-CE. Nas palavras de Fernanda Gonçalves, secretária da Pastoral do Povo da Rua, é possível se ter uma idéia do impacto causado pela Campanha aos mais excluídos, às pessoas não alfabetizadas que não tem acesso fácil às Instituições Públicas.
“Para o Morador de Rua a Certidão de Nascimento significa nascer de novo. Porque antes, ele era socialmente morto, não tinha identidade, era como se fosse invisível. Sem a certidão de nascimento ele não poderia usufruir dos direitos básicos da cidadania. Com a possibilidade de ter a Certidão isso muda totalmente, o Morador renasce. Só mesmo presenciando para saber a alegria deles no momento em que recebem um nome, uma identidade”. Um dos beneficiados com Campanha, é o senhor Everardo, filho de ciganos e morador da Praça do Ferreira, que com mais de 50 anos, até semana passada nunca havia sido registrado.
O Presidente da Anoreg-CE Jaime Araripe destaca a dimensão social da Campanha, sobretudo aos menos favorecidos. "Sempre no final do ano é comum as pessoas se confraternizarem, distribuírem presentes, darem roupas, alimentos e brinquedos. Contudo, deve-se ressaltar a importância singular de receber a Certidão de Nascimento. Em nossa Campanha, lembramos os Reis Magos. Quisemos mostrar que o melhor presente que se pode dar a alguém é a cidadania”, acentua."

(Site da Associação dos Notários e Registradores do Ceará)

Nenhum comentário: