segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

DRAGÃO DO MAR ABRIRÁ PROGRAMA DO CENTENÁRIO DE PATATIVA DO ASSARÉ


O Centro Dragão do Mar abrirá, a partir das 19 horas da próxima quinta-feira, o projeto Patativa em Todos os Pontos - Centenário de Patativa do Assaré. Com um cortejo de maracatus, as homenagens terão início e culminarão com grande festa no dia 5 de março de 2009. Também haverá o lançamento do Projeto Amigos de Patativa, que pretende arrecadar fundos para a restauração da casa do poeta cearense. O evento contará com a presença do secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, do professor BC Neto e representantes da família e do município de Assaré. O projeto é uma promoção do Instituto da Cidade, com patrocínio dos Correios.
No cortejo, também a participação da Quadrilha Folia na Roça, circo, percussão e capoeira. Será entregue ainda o Troféu Iracema - Zenon Barreto à família de Patativa como uma forma de agradecer e deixar registrada a admiração e o respeito que o cearense tem por seu grande poeta.

PATATIVA DO ASSARÉ

Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré era o segundo filho de uma família pobre de agricultores de subsistência. Freqüentou a escola por apenas quatro meses, em 1921. Atuou como versejador em festas e quando comprou uma viola deu-se início à atividade de compositor, cantor e improvisador. Seu primeiro poema publicado no Correio do Ceará se deu em 1926 e seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, trinta anos depois, em 1956, seria lançado. Em 1978 publicou o livro Cante Lá que Eu Canto Cá, e em 1979 iniciou, com Poemas e Canções, a gravação de uma série de discos, entre os quais se destacam Canto Nordestino (1989) e 88 Anos de Poesia (1997).

Nenhum comentário: