sexta-feira, 10 de abril de 2009

CRATO INICIA CAMPANHA PARA RETIRAR PLACAS IRREGULARES. E EM FORTALEZA?

A retirada das placas publicitárias das ruas do município do Crato (Região do Cariri) começou nesta semana e faz parte de uma ampla campanha desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente do Município e Câmara de Dirigentes Lojistas. A ordem é acabar a poluição visual nas ruas centrais. Nos primeiros dias, foram retiradas 20 placas. O presidente da CDL do Crato, Geraldo Pinheiro, informa que o trabalho está sendo feito com a colaboração dos comerciantes. Eles avaliaram que, além de promover o desconforto espacial e visual dos transeuntes, o excesso de placas "enfeia a cidade, tornando-a apenas espaço de promoção de trocas comerciais. O problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole”, afirma.
Já o arquiteto Waldemar Farias Filho acrescenta: “A poluição visual degrada os centros urbanos pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a todos”. Ele adverte, por outro lado, que o indivíduo perde a sua cidadania, enquanto agente participativo da dinâmica da cidade, para se tornar apenas um espectador e consumidor. “O patrimônio histórico do município está sendo sacrificado pelo excesso de publicidade”, adverte.
A retirada das placas é o inicio de uma ampla campanha que terá continuidade com a retirada de materiais que estão sendo comercializados nas calçadas das lojas, fazendo com que os pedestres se arrisquem, tendo que descer as calçadas. Placas irregulares, espaços ocupados irregularmente por bancas, veículos estacionados prejudicando o fluxo de trânsito, além da regulamentação do uso de placas comerciais nas fachadas das lojas foram inseridos no estudo.

(Este Blog com Caderno Regional - DN)

SOBRE O ASSUNTO

O arquiteto e professor José Sales comentou para o Blog essa medida: "Crato é a primeira cidade do Estado do Ceará a tomar estas medidas em favor da requalificação dos espaços públicos. Isto será incluído na Legislação Ubanística e Ambiental Municipal como resultado dos trabalhos de revisão do Plano Diretor que ora se desenvolve naquele Municipio.
Enquanto isto, em Fortaleza, a Capital, há mais de um ano e meio, a prefeita Luizianne Lins (PT) prometeu "de pés juntos" adotar esta diretriz e absolutamente nada aconteceu. Continuamos como dantes em meio a um mar de "out doors" e "back light" gigantes, com as nossas calçadas esburacadas e indevidamente ocupadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

ELIOMAR, DEPOIS DO AVC DA LUIZIANE, ELA NAO SE LEMBRA MAIS DE NENHUMA PROMESSA.....HÁ, A DESCULPA DELA É QUE O IPTU NAO COBRE OS GASTOS COM O IJF, ACONTECE PREFEITA, QUE A SENHORA NÃO ATRAIU NENHUMA EMPRESA PARA FORTALEZA, É UM ABSURDO ISSO, SEM FALAR QUE A SENHORA FOI A PRINCIPAL COLABORADORA DA BEIRA MAR DE FORTALEZA PARA VIRAR NO QUE É HOJE, UM PROSTÍBULO A CÉU ABERTO, COM TRAVESTIS NUS, PROSTITUTAS SEM ROUPA NA BEIRA MAR, DESFILANDO....SÓ QUE NOS , CONSTRIBUINTE, PESSOAS DE BEM, QUEREMOS RESPEITO, NADA CONTRA A OPÇÃO SEXUAL DE NINGUÉM, SÓ QUE ISSO QUE A SENHORA FEZ COM A BEIRA MAR, FOI PÉSSIMO, E OS NÚMEROS MOSTRAM QUE FORTALEZA PERDEU TURISTAS PRA NATAL.....PARABENS FORTALEZA BELA

Thiago de Menezes disse...

A verdade é que temos uma prefeita irresponsável que utiliza o cargo para interesses políticos pessoais.

Com certeza governa sem nenhum gosto pela função, apenas o faz pensando em seus projetos pessoais de poder, e a população que se dane. Uma prova disso é a falta de satisfação ao povo de seu cotidiano político administrativo, sua recorrente ausência e a insistência na política do circo (shows e mais shows) para desviar a atenção do povo das absurdas deficiências de sua mediocre gestão.

Teriamos muita sorte se ela renunciasse logo...

Anônimo disse...

Devemos tomar público que o governo municipal de Crato, através do Dr. Samuel e de Nivaldo soares, é o responsável pela concepção da idéia. Louva-se o encamparmento, na integralidade do pensamento do CDL-Crato, através do dinâmico representante da classe Geraldo Pinheiro. tal postura, montra a parceiria do Público com o privado. Parabéns Dr. Samuel, Nivaldo e Geraldinho