domingo, 8 de julho de 2007

PESQUISA DIZ QUE MAIORIA DOS BRASILEIROS QUER SISTEMA PARLAMENTARISTA

"Pesquisa de opinião do instituto DataSenado publicada hoje pelo jornal Correio Braziliense mostra que, apesar de o Congresso Nacional viver envolvido em escândalos, a adoção de um regime parlamentarista no Brasil é vista com bons olhos. Do total de 1.094 entrevistados em todo país, 56% é a favor da alteração do sistema de governo e 23% é contra.

O paradoxo da situação é visto com cautela por especialistas. Professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), o cientista político Luiz Werneck Vianna acredita que a informação colhida pela pesquisa do Senado deve receber importância apenas relativa. Parlamentarista e defensor da adoção da tese pelo seu partido o deputado petista Cândido Vacarezza (SP) duvida dos dados do DataSenado. "Defendo o governo de gabinete, mas sei que o povo é contra, quer votar no cidadão", diz.

Autor de uma Proposta de Emenda Constitucional que institui o parlamentarismo no Brasil, o senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL) animou-se com o resultado do levantamento."Se fizermos uma campanha de esclarecimento, aposto que a população votaria a favor", sugere Collor. "

(Site ongresso em oco)

2 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer que a pesquisa encontrou 1.094 pessoas que sabem o que é parlamentarismo? E 613 delas disseram que os deputados e senadores tinham que ter mais poder?
Eu quero é cegar antes de acreditar numa pesquisa dessas...

Anônimo disse...

Quer dizer que encontraram 1094 pessoas que sabiam o que diacho é parlamentarismo?
E 613 delas defendem que os deputados e senadores devem ter ainda mais poder?
Taí que não acredito nessa pesquisa de jeito nenhum.